Pin It button on image hover

Bolo de Banana com Cardamomo e Cobertura de Caramelo

 

Olá a todas e espero que se encontrem bem, felizes e sobretudo com saúde.
Hoje trago-vos um bolinho simplesmente divinal e muito guloso.
Espero que aceitem esta sugestão e o façam...

4 ovos
200 gr. de manteiga
200 gr. de açúcar
250 gr. de farinha
2 c. chá de fermento em pó
1 dl de leite
1c chá de cardamomo em pó
2 ou 3 bananas maduras (a quantidade de bananas depende do tamanho da forma)
Doce de caramelo q.b. (receita em baixo)
Canela em pó para polvilhar
1 pitada de sal

Bater as claras em castelo firme e reservar.Bater a manteiga que deve estar amolecida com o açucar (eu usei amarelo), bater até a massa ficar leve e esbranquiçada. À parte, diluir as gemas no leite e juntar ao creme anterior, batendo sempre.
De seguida, peneirar, conjuntamente, a farinha, o fermento e o sal e juntá-los ao preparado anterior junto com a colher de chá de cardamomo, mexer até obter uma massa homogénea.
Adicionar as claras batidas em castelo, envolvendo cuidadosamente.
Barrar o tabuleiro de ir ao forno (eu usei rectangular) com caramelo e forrar com as bananas cortadas em rodelas. Salpicar com canela e cobrir com a massa, cubra novamente com banana.
Levar ao forno (180ºC), previamente aquecido. Quando estiver cozido, retirar do forno e desenformar logo para o caramelo não secar. Cobrir o bolo, antes de servir com mais um pouco de caramelo.













 
 
 
 
Receita para o caramelo:
Ponha o açucar e a água num tacho como se fosse para fazer o caramelo normal para pudins e deixe ganhar um tom acastanhado (mas não queimado), nessa altura retire do lume e junte sem parar de mexer, um pacote de natas, envolva bem até ficar uma mistura cremosa. Depois pode guardar o restante que não usar no bolo, no figorifico num frasco bem fechado e que vai poder servir para rechear bolos, juntar aos iogurtes ou até para comer com os gelados, sendo uma deliciosa cobertura...
DE-LI-CI-O-SO!!!!



6 comentários:

  1. Mariana minha flor, o seu novo cantinho está uma doçura! Querida, remexi aqui para todos os lados e não conseguir ver onde diz seguir este site. Depois veja se configuraçoes estão corretas.Voltarei depois para tentar novamente. Tentei tb seguir O MEU AVENTAL E TB ACONTECEU O MESMO.
    Uma doce e abençoada semana!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Mariana minha flor, o seu novo cantinho está uma doçura! Querida, remexi aqui para todos os lados e não conseguir ver onde diz seguir este site. Depois veja se configuraçoes estão corretas.Voltarei depois para tentar novamente. Tentei tb seguir O MEU AVENTAL E TB ACONTECEU O MESMO.
    Uma doce e abençoada semana!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Mariana este bolo está muitissimo bem elaborado e para mim muito especial porque gosto de bolos que levem banana. Quanto a este maravilhoso caramelo, está simplesmente divino!
    O nome que deste a este blog está
    Perfeito!!!

    ResponderEliminar
  4. boa noite, podia-me dizer que quantidade de agua e açucar utilizou para fazer a cobertura de caramelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá BOM DIA!
      Para fazer o caramelo eu não tenho medidas exactas faço a olho pois já são muitos anos a fazer caramelo liquido a única diferença é juntar depois as natas. Se quer medidas exactas encontrará muitas receitas, tenho a certeza disso é só pesquisar....Obrigada.

      Eliminar