Pin It button on image hover

Empadas de Galinha

 
Umas empadas óptimas e a lembrarem-me as empadas caseiras que se comem no meu Alentejo.
Recheio:
Coza 3 peitos de frango com uma cebola onde espetou alguns cravinhos e tempere de sal. Após ficarem cozidos desfie a carne e reserve. Numa frigideira com azeite coloque cebola e alho picadinhos e deixe refogar lentamente. Quando ficar translucida junte um tomate em pedaçinhos e o frango. Refresque com um pouco de vinho branco e deixe apurar.
Numa tigela junte um pouco de caldo da cozedura do frango e adicione, mexendo bem, uma colher de sopa de farinha e deite no refogado. Quando começar a engrossar junte a salsa picada e tempere de pimenta, noz moscada e reveja o sal.
 Massa:
500gr de farinha
200gr de banha de porco
sal q.b.
Água da cozedura do frango q.b.

Numa tigela misture a farinha com a banha, junte uma pitada de sal e, aos poucos, vá adicionando a água da cozedura dos peitos de frango, que deve de estar morna, até ficar uma massa moldável e leve.
Estenda-a com a ajuda de um rolo e corte circulos suficientes para forrar forminhas. Rechear e tornar a cobrir com um circulo de massa. Unir bem as pontas e enfeitar a gosto (em algumas fiz rolinhos fininhos e coloquei por cima em forma de cruz. Vai ao forno por 25m.
 
Ficaram mesmo deliciosas e a massa perfeita.

2 comentários:

  1. Ai Ai Mariana se tem um salgadinho que amo de paixão e a empadinha, adorei sua receita, essa massa com banha de porco fica super macia não fica? Lindas suas empadas, o interior dela está de se comer de joelhos e pedir por mais. Adorei amiga..bjokas

    ResponderEliminar
  2. Que belas empadinhas, Paula! costumo fazer mais queques de carne mas quero muito experimentar esta! Beijinho

    ResponderEliminar