Pin It button on image hover

Queijadinhas de Requeijão

Bem típicas do meu Alentejo e uma delicia queridas amigas. Aqui fica a sugestão:


Para o recheio:
1  requeijão
2 ovos inteiros
2 gemas;
200gr de açúcar
25 g de manteiga
1 colher bem cheia (sopa) de farinha

Para a massa:
125 g de farinha
1 ovo
meia colher (sopa) de manteiga
meia colher (sopa) de banha
(se preferir compre massa quebrada que também fica bem e além disso dá menos trabalho)


Prepara-se a massa trabalhando os ingredientes acima indicados e amasse bem com cerca de 0,5 dl de água tépida temperada com um pouco de sal. Depois bate-se muito bem a massa e deixa-se a repousar.
Com a ajuda de um garfo desfaça bem o requeijão e, mexendo muito bem juntam-se-lhe os restantes ingredientes batendo tudo muito bem e de forma a ficar com uma textura cremosa.
Estenda  a massa de forma a que fique bem fina.
Desta massa cortam-se rodelas e forram-se  forminhas de queques untadas com manteiga e e polvilhadas com farinha (eu usei das de silicone). Enchem-se com o  recheio de requeijão e ovos e levam-se a cozer em forno moderadamente quente até alourarem (20 a 25 m) .

Especial DIA DE S. VALENTIM

Como todos sabem hoje é dia de S. Valentim e, como já vi, vários se não todos os blogs, lhe dão destaque neste dia. Eu confesso que não ligo muito a isso, é mais um dia do comercio poder fazer algum dinheiro e isso realmente temos de dizer, com a crise que anda aí fazem eles muito bem de se aproveitarem (de quem pode e quer, claro está). Mas pronto faço sempre algo mais caprichadinho e especial ou muitas vezes vamos comer fora. Este ano ficamos em casa e rodeados pelos nossos filhotes (eles são a maior prova e demonstração do nosso amor).
Casados à 22 anos e com 4 filhos, arranjamos ainda hoje, tempo para namorar, não num dia do ano mas em todos.. Arranjamos sempre um tempinho para nós: andamos de mãos dadas, não me incomodo com os beijos ou abraços que eu ou ele façamos em público, quem não gostar que não olhe.
Hoje a vida, a sociedade mudou imenso, mudaram-se até as formas de amar é-se menos sensível mais frio tudo é desculpa ou razão para uma discussão, são os problemas financeiros é os filhos...a própria vida e o stress em que andamos nestas correrias no dia a dia. Daí assistimos depois ao crescimento de separações e divórcios em casais...
Mais que nunca temos de remodelar isto e começar ainda na nossa geração. Demonstrar aos outros que o amor deve ser vivido com sensibilidade, delicadeza desfrutado com gestos de carinho, meiguice, palavras doces e sempre ou dentro do possivel, com boa disposição e, se nos respeitarmos temos tudo para viver uniões felizes, namoros eternos, paixões sempre a renovar-se como um vulcão que ora anda adormecido (mas está lá) ora acorda e é ver-se todo aquele vigor, força e grandeza....

Obrigado amor F. por todos estes anos e já sabes logo tou aqui à espera para mais um jantarzinho especial e depois namorar mais um cadinho rsrsrsrs.

Uma sobremesa para logo:

Tarte de queijo e Curd de Limão e Gengibre

Pique 200gr de bolachas tipo Maria e adicione 70 gr de manteiga derretida, uma bem e faça uma pasta. Cubra uma travessa ou tarteira com essa massa. Numa tigela bata o queijo creme com o leite condensado e sumo de 2 limões. Deite por cima da bolacha.
Por fim faça o Curd de Limão e Gengibre:


A receita retirei daqui do blog "As Minhas Receitas"

6 ovos, 6 limões
1 pedacinho de raíz de gengibre (do tamanho do polegar)
400g de açúcar
120g de manteiga

Num tacho junte a raspa da casca dos limões, assim como o seu sumo. Descasque o gengibre e rale-o. Junte-o também ao tacho e acrescente o açúcar e a manteiga. Leve ao lume até a manteiga estar derretida e a açúcar dissolvido.
Bata bem os ovos e junte-os à mistura anterior. Sem parar de mexer, leve ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer.Guarde o curd em frascos previamente lavados e esterilizados. O curd deverá ser guardado no frigorífico e consumido no prazo de um mês.

Eu utilizei logo para cubrir esta tarte e ficou com um bellissimo aspecto mas só logo vou comer claro está. Enfeitei com uns corações de massa de amêndoa e voilá, espero que o meu maridão vá gostar rsrsrsrs.

Fiquem com um vídeo que me deixa sempre ARREPIADA...LOVE`S DIVINE - SEAL

BOM DIA DE S. VALENTIM PARA TODAS!!!