Pin It button on image hover

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Queques de Frutos Vermelhos e Passas

A receita destes queques veio do blog da Luisinha o "Strawberries" visitem se não conhecem, ainda é bebé mas está cheio de coisinhas boas...
Tinha uns frutos vermelhos que comprei à Dina do blog "Flor de Tavira" e algumas passas e achei uma optima ideia usar quando vi os da Luisa e assim fiz é caso para dizer que foi ver e fazer hehehe.
Ficaram lindos e deliciosos!!



 Ingredientes:

3 ovos, separe as claras das gemas
3 chávenas de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de chá de leite
1 colher de chá de fermento em pó
 Mistura de frutos Vermelhos (arandos, groselhas, etc )e passas .



Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga, junte as gemas e continue a bater, até obter uma mistura esbranquiçada, junte o leite e a farinha (peneirada com o fermento) aos poucos, por fim misture as claras batidas em castelo e os frutos vermelhos e passas.
Leve a cozer em forno quente em forma untada com manteiga. (eu liguei a 180º por 20m.)




TENHAM UM BOM FIM DE SEMANA!!
 BEIJINHOS PARA TODAS E EM ESPECIAL PARA TODAS AS QUE SÃO MÃES!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chia Fresca

Finalmente chegou a minha encomenda feita à simpática Dina do Blog "Flor de Tavira", visitem e vejam quantas coisas boas ela tem lá para vender e a preços muito acessíveis.
As Sementes Chia descobri-as por acaso num outro blog e fui logo pesquisar sobre elas e fiquei de boca aberta com as suas propriedades, daí a tê-las encomendado foi um instantinho..

Sementes Chia:

A semente de chia (Salvia hispanica L.) é um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo!
Oriunda do México, da família das mentas, trata-se de uma pequena semente de forma oval, de cor castanho claro, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de só mais recentemente se ouvir falar desta semente.
Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tenha conhecimento até à data. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite gordo.
A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a resistência contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias. O óleo de chia é rico em antioxidantes naturais, impedindo a oxidação das gorduras, razão pela qual os ácidos gordos ómega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.
A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça ou sementes de linho, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolissacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. A digestão é feita de forma mais lenta, ajudando também a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando situações de diabetes.
Estas sementes fizeram parte da dieta dos Astecas e Maias. As rações dos guerreiros Astecas eram compostas por apenas 2 colheres de sopa destas mesmas sementes, o suficiente para 24 horas de sobrevivência.
Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.
Hoje em dia, são já vários os estudos científicos que ajudam esta semente a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais.
Pode juntar as suas sementes de chia nos cereais, iogurtes ou saladas; comer algumas como simples snack ou moer e adicionar na farinha para fazer pão.

Razões para consumir chia:

São nutritivas
Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

São energizantes
Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.

Reduzem a vontade de petiscar
Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.

São de fácil digestão
Ao contrário das sementes de linho, não há necessidade de serem cozinhadas antes de serem ingeridas.
O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.

São versáteis e fáceis de usar
Poderá comer as sementes directamente, de forma simples, ou adicioná-las à sua bebida favorita, cereais ou saladas.

Basta adicionar à sua dieta diária, 2 colheres de sopa destas sementes para obter aproximadamente 7g de fibras, 4g de proteínas, 205mg de cálcio e 5g de ácidos gordos ómega 3!



Artigo retirado em pesquisa no google


“Chia Fresca”, uma bebida popular no México e na América central.




Junte 2 colheres de sopa de sementes a 250ml de água e agite. Irá obter um líquido ligeiramente gelatinoso. Adicione sumo de lima ou limão umas folhas de hortelã e delicie-se!

Beijinhos!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tarte de Iogurte e Frutas

Quando vi esta deliciosa tarte no blog da Sarinha tratei logo de meter mãos à massa e garanto que é mesmo uma maravilha, fresca e bem boa para esta época e o melhor é que podem variar nas frutas, eu no entanto usei só o kiwi e os morangos.

250 gramas de Açúcar (eu só coloquei 200gr)
100 gramas de Farinha
50 gramas de Margarina
3 Iogurtes de Aroma de Morango (usei gregos de morango)
2 Ovos
Morangos Cortados aos Pedaços
Kiwi aos Pedaços
Manteiga para Untar, Farinha para Polvilhar

Bata bem todos os ingredientes à excepção das frutas frescas. Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe com farinha.
Junte as frutas frescas à massa que preparou para a tarte e envolva com a colher de pau.
Deite a massa na tarteira e leve ao forno entre 30 a 40 minutos.
No entanto, convém ir vigiando, fazendo o teste do palito.
Desenforme depois de fria e sirva fresca.

DELICIOSAMENTE FRESCA



BEIJINHOS E UMA OPTI MA QUARTA-FEIRA!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Wraps recheados

Esta receita de wraps tirei do blog da querida Vânia o "Cinco Sentidos na Cozinha".


Ingredientes necessários:

300 Gr de Farinha de Trigo
60 Gr de Manteiga
1 Colher (chá) de Sal
150 gr de água

Num recipiente coloque a farinha, abra um buraco a meio e adicione a manteiga aos pedacinhos, e vá misturando com a farinha, salpique a massa com a colher de sal, vá amassando e juntando a água pouco a pouco, se necessário juntar um pouco mais de farinha até a massa desprender das mãos.Faça uma bola, tape com um pano e deixe a massa descansar por 30 minutos.
Enfarinhe uma superfície lisa e um rolo da massa, estique a massa fininha e corte-a em formato redondo.
Leve ao lume numa frigideira anti-aderente e vá virando até formar bolinhas e ver que estão cozinhados o suficiente. Retire deixe arrefecer e recheie a gosto.
Eu fiz dois molhos de maionese com salsa picada, alho e num coloquei atum, noutro frutos do mar e levei ambos á picadora:











Fazem umas refeições mais ligeiras e não menos deliciosas, espero que tenham gostado e comprovem que é bem fácil e rápido de fazer.
Beijinhos!! 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caril de frango em leite de coco

Deixo aqui hoje mais um pratinho que eu adoro e espero que vos agrade.

Ingredientes:

Tirinhas de peito de frango
Caril em Pó q.b.
Massa de alho
1 limão
Louro
Azeite
Vinagre
1 cebola
1 pau de canela
1 lata de leite de coco
1 maçã (golden de preferência)
Arroz Basmati
Coentros
Rúcula

Preparação:
Tempere as tiras de peito de frango com  o caril e a massa de alho envolvendo bem. Adicione o louro e deixe  a marinar por algum tempo. Num tacho aqueça o azeite e adicione a carne deixando alourar de ambos os lados, vá mexendo e junte a cebola bem picadinha e o pau de canela, reduza o lume, tape e deixe cozinhar lentamente em lume baixo. Mexa de vez em quando e vá juntando salpicos de água. Junte o leite de coco e a maçã cortada em quadradinhos. Deixe cozinhar mais um pouco até a carne estar macia e tenra. Tempere de sal, junte coentros picados, regue com sumo de limão e sirva acompanhado com arroz basmati e salada de rúcula.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Borrego Estufado

Esta é uma daquelas carnes que não me convencem pois não consigo, por mais que tente, gostar dela. Mas já o meu marido não posso dizer o mesmo, A-DO-RA .
No fim de semana resolvi fazer-lhe  a vontade  e estufei somente para ele mas de acompanhamento só quis uma salada (era para compensar e equilibrar as calorias hehehe). Só posso dizer que se deliciou e foi um gosto vê-lo comer com tanta vontade e gulodice.



Borrego em pedaços
sal
pimenta
colorau
5 dentes de alho
5 dl de vinho branco
Azeite q.b.
1 cebola
1 ramo de salsa e alecrim

Preparação:
Corte o borrego em pedaços e coloque-o num recipiente fundo. Tempere com sal, pimenta, colorau, e os dentes de alho, descascados e picados. Regue com o vinho branco e deixe marinar de um dia para o outro.
Descasque e pique finamente a cebola e leve a alourar num tacho com o azeite e o ramo de salsa e alecrim atados. Quando a cebola começar a alourar introduza os pedaços de borrego bem escorridos. Deixe a carne alourar de todos os lados, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho da marinada e se for necessário vá adicionando água quente a pouco e pouco para que o guisado não seque demasiado.
Sirva com salada e batatinhas cozidas.


Uma boa Quarta-feira, BEIJINHOS!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Risotto Carnaroli com QueijoFeta, Cogumelos e Presunto

Mais um risotto espectacular e muito saboroso. Na semana passada encontrava-se á venda no Lidl umas embalagens de risoto de vários tipos e sabores, escolhi o de queijo feta e adicionei-lhe presunto e cogumelos.
Todos gostaram e é realmente muito apetitoso. Fica a sugestão:

 Faça um refogado e após estar bem apurado junte  tirinhas de presunto e cogumelos à escolha.
Depois é só fazer o risotto como diz na embalagem.
 Beijinhos e tenham uma optima Terça-feira!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Iogurte com frutos Vermelhos e Bagas Goji e Iogurte com Orange Curd

Mais uns iogurtes da minha iogurteira, cremosos e uma verdadeira delicia.
Este electrodoméstico coitadinho agora não pára e desde o pai aos miudos, todos os querem o que me leva a ter de fazê-los 2 vezes por semana.
Estes fiz metade  de frutos vermelhos e os outros com cobertura de orange curd.
Bem fresquinhos fazem as vezes de uma qualquer sobremesa e para além disSo mais saudável
Aqui fica a receita RETIRADA DAQUI e fotos:

Iogurte de Limão e Canela com Orange Curd


•1l de leite gordo
•80 a 100g de açúcar amarelo
•2 c. (sopa) de leite em pó
•1 iogurte natural (usei grego)
•Casca de limão
•1 pau de canela
•Orange Curd 
Calda leve de frutos vermelhos (groselhas, amoras e morangos) e adicionei também algumas bagas goji.
Ferver o leite com a casca de limão e o pauzinho de canela: Retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno. Numa tigela misturar bem o leite, o açúcar e o leite em pó. Adicione em seguida o iogurte e misture bem.
Deitar o líquido nos copinhos até 3/4 (deixando espaço em cima para o orange curd) e levar à iogurteira cerca de 10h. Depois desse tempo colocar no frigorífico no mínimo 4h. Encher o copo com o creme de laranja e servir.
Nos de Frutos Vermelhos fiz a mesma receita mas colocando no fim do copo os frutos vermelhos em calda de açucar e cobri com o leite.


Beijinhos e uma optima sexta-feira para todas com cheirinho  a fim de semana bem quente UFFF!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bolo de Alfarroba e Café

Depois de ter encomendado umas coisinhas à Flor de Tavira (aproveito para vos fazer o convite a visitarem o site dela) entre elas  flor de sal, um chá de ervas, confetis e bagas de frutos vermelhos, que lá chegou também a minha Farinha de Alfarroba que, confesso, nunca tinha usado antes.
Depois de muito pesquisar aqui e ali decidi-me por improvisar um pouco e saiu este magnifico bolo. Os mais novinhos não gostaram (pensando que era bolo de chocolate atiraram-se a ele mas assim que o provaram bgrrrrr hehehe), mas os restantes membros deliciaram-se e eu incluida. Aqui fica a receita e as fotos, espero que gostem também:

5 ovos
200g de açucar amarelo
200g de farinha
100g de farinha de alfarroba
Sumo de 1 laranja
150g de margarina
1 cálice de licor de café
Nozes q.b. trituradas

Bate-se a manteiga com o açucar. Juntam-se as gemas e bate-se novamente.Aos poucos juntam-se, alternadamente, as farinhas e o sumo. Depois o licor de café e as nozes picadinhas e no fim as claras em castelo. Levar ao forno por 40m em forno médio.
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Couscous com Legumes Salteados

 Mais uma vez aqui deixo uma refeição simples e saudável e que todos aqui em casa apreciam.

Couscous com legumes...




Coza os couscous conforme diz na embalagem. Numa frigideira alta salteie legumes á sua escolha e quando estiverem bem apurados junte os couscous e despegue-o bem com a ajuda de um garfo.
Já bem envolto nos legumes apague o lume e sirva de imediato.
Beijinhos!!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pão Doce Simples

Este maravilhoso pãozinho fui buscar ao blog da Talita ou melhor, fui buscar a receita ao blog  "Chocorango"
é bem simples de fazer e sai um pãozinho fofo e optimo para untar com manteiga ou geleias, em laches ou pequeno-almoço, deixo-vos a receita que retirei de lá e a sugestão:

Ingredientes:

2 ovos
300ml de buttermilk (300ml de leite morno misturado com 2 colheres de sopa de sumo de limão)
1/2 chávena de óleo
3/4 da chavena de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
500g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento seco instantâneo

Preparação:
1. Na batedeira ou MFP, coloque os ingredientes nesta ordem: ovos, buttermilk morno, óleo, açúcar, sal, farinha e o fermento. Bata por 10 minutos para formar uma massa lisa mas pegajosa. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou buttermilk morno. Coloque a massa num saco plástico, feche bem e deixe crescer  por 2 horas.

2. Depois desse tempo, leve a massa para uma superfície enfarinhada e retire-lhe o ar, sovando levemente. Se a massa estiver muito mole e a pegar-se ás mãos, acrescente um pouco mais de farinha, mas não em demasia senão o pão ficará duro. Modele o pão ou pães e coloque-os numa forma grande untada, se preferir, faça alguns cortes diagonais com uma faca bem afiada. Deixe crescer mais um pouco por 40 minutos.
3. Pré-aqueça o forno a 180˚C. e coza o pão por aproximadamente 1 hora ou até que esteja dourado. Deixe esfriar completamente sobre uma grade e sirva ainda quentinho o resto guarde num recipiente hermeticamente fechado.







BOM APETITE E DESEJOS SINCEROS QUE TENHAM UMA GRANDE SEMANA!!

domingo, 3 de abril de 2011

Bifes de Atum com Cebolada de Tomate


 Uma refeição deliciosa feita pelo marido que hoje quis provar os seus dotes culinários e , diga-se de passagem, portou-se muito bem como podem comprovar. A ementa constava de uns bifinhos de atum e para os cobrir uma cebolada com polpa de tomate.
Serviu com umas batatinhas cozidas.










Para sobremesa uns morangos com chantilly que é tempo deles.










BEIJINHOS E BOM APETITE!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Divulgar um blog e receitinha de Biscoitos de Natas

Olá a todas quantas me visitam diariamente. Hoje venho divulgar um blog e uma receita que retirei de lá.
O blog chama-se Mistura de Sabores e é da querida Sandra, visitem e tornem-se seguidoras, verão que não se arrependerão, é uma simpatia de pessoa e muito generosa, eu não me arrependi nadinha e, prova disso, até trouxe de lá esta receita de biscoitos que são uma delicia. Obrigado Sandra pela receita, todos gostaram...

Ora aqui ficam os ingredientes:
(eu só fiz metade da receita e já me arrependi pois já quase não resta nenhum hehehe)

1 k de farinha de trigo
400 g de açúcar
1 pacote de manteiga (temperatura ambiente)
1 pacote de natas
3 ovos
2 colheres de sobremesa de fermento royal


Preparação:
Bate-se o açúcar com os ovos e a manteiga. Quando estiver um creme fofo, adicona-se as natas. Depois vai-se misturando a farinha e o fermento com uma pá de madeira.
Por fim, amassa-se um pouco com as mãos para ligar a massa.
Faz-se biscoitos pequeninos (eu fiz de diversos tamanhos e feitios) e leva-se ao forno até ficarem douradinhos.  (receita copiada do blog da Sandra).
Beijinhos para todas!!!