Pin It button on image hover

terça-feira, 29 de Novembro de 2011

Bolachinhas de Laranja com Aveia

Bom dia Meninas!!!
Que tal o vosso fim de semana? Espero que bom.
Já me estranhavam por aqui? Pois claro que não hehehe, ou sim?
Acontece que aproveitei todos os momentos para estar com  a mãezinha mas ela lá abalou, infelizmente mas tinha de ir trabalhar que a vida não é só mimar a filhota hehehe.
Provei os seus cozinhados já que meti férias na cozinha estes dias e soube tão bem hummm.
Mas, como tudo o que é bom....passou depressa...e já estou aqui de novo com saudades dela. Agora só no Natal mas também já não falta muito...
Querem então uma receitinha? Deixo-vos com umas bolachinhas de-li-ci-o-sas? Pelo menos nós aqui adorámos e tenho  a certeza que voçês também vão gostar...

50 gr. de aveia
70 gr. de compota de laranja (usei com laranja cristalizada)
50 gr. de açúcar
2 colheres de sopa de mel
75 ml. natas
30 gr. de farinha

Na liquidificadora juntar a aveia com a compota até ficar em creme. Num tachinho aqueça as natas com o açucar e o mel. Retire assim que ferver e acrescente o creme de compota e aveia, a farinha e mexa bem até tudo ficar bem incorporado e deixe arrefecer. Coloque no figorifico por meia hora.
Ligue o forno a 180 º C. e na bandeja forrada com papel vegetal ou um tapete de silicone coloque pequenos circulos de massa. Leve a assar por 8-10 minutos.

sexta-feira, 25 de Novembro de 2011

Focaccia com Queijo de Cabra e Oregãos


Ai que bom que chegou mais uma sexta-feira meninas.
Hoje, vinda do Alentejo, vem a minha mãe passar uns dias aqui connosco e estou a morrer de saudades dela e os filhotes também.
Quero levá-la a dar uns passeios, a conhecer melhor o Porto e espero que o tempo ajude mas, sobretudo matar estas saudadinhas...
Deixo-vos com uma receitinha que espero vos agrade. Aqui em casa fez sucesso e ficou prometido fazer mais vezes.


250 ml de agua morna
4 colheres de azeite
2 colheres de açucar
2 colheres de sobremesa de sal
450 gr de farinha
1 pacote de levedura seca para pão
Azeitonas q.b descaroçadas (eu usei pretas e verdes com pimentão)
1 queijo fresco de cabra
Oregãos para polvilhar

Colocar na MFP os liquidos e depois o açucar, sal,  a farinha e o fermento e escolher o programa amassar (1h e 30m). Após esse tempo retire e deixe levedar mais um pouco  cobrindo a massa com um pano e sem receber correntes de ar, durante 1 hora.
Forrar a bandeja do forno con papel vegetal e em cima do papel, com a ponta dos dedos, estender a massa dando-lhe uma forma rectangular.
Pincelar a superficie com um pouco de azeite e distribuir por cima o queijo de cabra em rodelas, os oregãos e as azeitonas. Pressione de forma a ficarem bem enterrados na massa.
Aquecer o forno a 50º  e quando estiver quente apagar. Meter lá a  masa  e deixar a levedar por mais meia hora. Tirar o tabuleiro reservando num sitio quente e aquecer de novo o forno mas agora a 180º. Colocar de novo o tabuleiro quando o forno estiver quente e deixar a assar por 20m ou até que  a superfície fique dourada. Sirva a focaccia morninha.




Beijinhos e façam-me um pequeno favorzinho:
Sejam felizes e tenham um EXCELENTE FIM DE SEMANA!

quinta-feira, 24 de Novembro de 2011

Sopa de Cebola Gratinada

Uma sopinha que é tão boa e reconfortante que nem sei descrever o bem que me soube...
Deixo-vos  a receita:


500 g de cebolas
2 colheres de sopa de manteiga
1,5 litros de água
2 dl de vinho branco
Tostas q.b.
Queijo gruyère ralado
Sal
Pimenta.

Cortar as cebolas em rodelas fininhas e levar a alourar ligeiramente com a manteiga, sobre lume brando.
Regue com a água e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver 1 hora.
Disponha as tostas nas forminhas/ou recipientes que possam ir ao forno e à mesa e espalhe por cima metade da porção do queijo em lâminas. Regue com o caldo de cebola e espalhe o restante queijo cortado ralado.
Leve a gratinar ao forno a 200ºC.



Dicas:
-Se gostarem do caldo mais consistente, polvilhem as cebolas com uma colher de farinha. Deixe cozer e só depois reguem então com a água e o vinho.
-Os queijos gruyère e emmental são os mais indicados para esta sopa, no entanto podem substituí-los por qualquer outro queijo fundido.
-Pode também substituir a água por caldo de carne ou legumes.


Espero que gostem da sugestão de hoje, beijinhos!!

quarta-feira, 23 de Novembro de 2011

Bolo de Maçã com Canela e Mel

Este bolo serviu para o meu Martim levar para a Catequese e poder ser vendido na feirinha que se realizou na igreja de forma a ajudar nas suas Obras.
Fiz um mais pequenino para comermos cá em casa e ficou delicioso. Deixo então aqui a sugestão:


3 ou 4 maçãs cortadas aos bocadinhos
200gr de açúcar amarelo
1 colher de sopa bem cheia de mel
Sumo de um limão
Canela a gosto
4 ovos
1/2 chavena de oleo
3 chavenas de farinha
1 colher de chá de fermento
Nozes a gosto

Corte as maçãs em pequenos pedaços e regue com sumo de limão, a canela e envolva com o açucar e o mel. Deixe a macerar por algum tempo.
Entretanto bata os ovos, junte o óleo e, com a colher de pau envolva a mistura na maçã e depois, aos poucos junte a farinha e as nozes. Levar ao forno.

Espero que gostem, BEIJINHOS!

terça-feira, 22 de Novembro de 2011

Arroz con leche medieval (com mel)

Se há coisa que eu gosto de fazer e que me dá um enorme prazer é mimar toda a familia cá em casa. Sendo 6, todos temos gostos diferentes e uns gostam de umas coisas outros de outras mas não é isso que me impede de fazer e os mimar dentro do possivel, especialmente com um docinho. Além de adoçar a boca adoça-lhes o coração e só por isso já vale a pena mesmo que haja dias que, para agradar a todos haja mais do que uma sobremesa e trabalho a dobrar...
O marido tem uma predilecção por arroz doce e eu aprendi com ele a gostar também e hoje é uma das nossas sobremesas favoritas. Quando vi no blogue da Patrícia esta versão e onde podem consultar a receita, não lhe resisti e confesso que adorámos e o pouquinho que sobrou para o outro dia estava ainda melhor hummm, obrigada por partilhares Patricia.



segunda-feira, 21 de Novembro de 2011

Os Meus Primeiros Queijinhos Frescos!

BOM DIA Meninas!!! Já se aperceberam das novidades, verdade?? Pois é agora o "Receitas para a Felicidade", está também no facebook. Espero-vos lá também ok?

A receita de hoje vem numa onda de influências hehehe, primeiro vinda da Conceição depois seguiu-se a querida Gisela que ainda mais me encorajou quando vi o seu queijo maravilhoso,  vai daí meti também eu mãos à obra (mas cheia de receio de me sair mal) e lá fiz os meus primeiros queijinhos frescos na sexta-feira.
Confesso que na primeira tentativa o leite foi para o lixo ficou liquido e o erro foi na temperatura do leite (penso eu) mas repeti pois não sou mulher de desistir à primeira. E aí sim tive sucesso e lá tivemos ao pequeno almoço de ontem um belo queijinho fresco.

Após aquecer o leite com o leite em pó juntei o coalho e deixei repousar aqui por 2 horas


E aqui está o meu queijinho 2 dias depois...
Beijinhos para todas e tenham uma FELIZ SEMANA!!

sexta-feira, 18 de Novembro de 2011

Bolo de Trigo Tufado com Mel, Canela e Pepitas de Chocolate

Mais uma sexta-feira que chegou e deixo-vos com um bolinho optimo para acompanhar um chá. Espero que gostem da sugestão, tanto quanto nós aqui em casa gostámos....Aqui fica a receita:

100 g de farinha de arroz
150 g de farinha com fermento

100 g de trigo tufado
1 colher de sopa de mel 
2 ovos
80 g de manteiga
100 g de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
4 colheres de sopa de leite
50 g de chocolate (pepitas)


 Mexa a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Adicione os ovos, a canela, as farinhas alternando com o leite, mel e finalmente o trigo tufado e as pepitas de chocolate.  Forre uma forma rectangular com papel vegetal e unte com manteiga e despeje a massa. Levar ao forno a 170 graus por 40/45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, corte em pequenas fatias.

fonte da receita aqui:

quinta-feira, 17 de Novembro de 2011

Gratinado de Couve-flor com Bacon e Requeijão

Adoro couve-flor mas, para lhe dar mais graça e sabor, há que inventar um pouco e com o que há à mão.
Foi dessa forma que nasceu este delicioso gratinado...
1 couve- flor
1 embalagem de Molho Béchamel
Bacon aos cubos
1 cebola
1 lata de Milho
Espinafres (eu usei congelados)
Azeite
Sal q.b.
Noz-moscada
Queijo Mozzarella
1 Requeijão

Colocar com alguma antecedência a couve em água fria com vinagre e um pouco de bicarbonato para que ela fique bem limpa. Lave-a de novo, debaixo da torneira, e coloque-a inteira numa panela. Cobrir a couve com água e temperar com um pouco de sal. Deixe cozer por 10/12 m. Retire e escorra-a bem e reserve.
Numa frigideira, refogar uma cebola em quartos bem finos e, mal fique transparente, junte o bacon e deixe refogar um pouco. Junte uns raminhos de espinafres e envolva bem. Mal estejam amolecidos apague o lume.
Num recipiente de ir ao forno coloque a couve-flor inteira. Colocar entre cada raminho da couve-flor o refogado de bacon e espinafres e regar com a gordura (pouca) e também o requeijão. Por cima colocar o bechamel, o milho e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno a gratinar.
Uma delicia!!



 Tenham uma BOA QUINTA-FEIRA!!
Beijinhos!!

quarta-feira, 16 de Novembro de 2011

Pãezinhos PARKER HOUSE

Chegou a minha vez de fazer este delicoso pão e não me arrependi nadinha...

250 ml de  leite
Sumo de 1 limão
60g de margarina
1 colher de sopa de leite em pó
2 ovos
2 colheres de chá de sal
560 gr de farinha
2 colheres de açúcar
1 pacote de fermento de padeiro

Colocar na cuba da MFP, os ingredientes por aquela ordem acima descrita.
Escolher o programa amassar 1h e 30m
Quando terminar, retire a massa e fazer pequenos moldes de pão. Deixe crescer até dobrar de volume. Forme bolinhas com o mesmo peso. Com uma tesoura faça pequenos cortes e pincele com leite (em alguns coloquei sementes de sésamo).
Leve ao forno pré-aquecido a 170ª por 15 minutos.





Com uma bela compota de laranja soube-me tão bem hummm
a receita da compota está aqui

terça-feira, 15 de Novembro de 2011

Rolo de Carne com Aveia

Um rolinho de carne que deixo aqui como sugestão de hoje e que ficou, não delicioso, mas sim super delicioso....


Carne moída q.b. (eu usei mistura de porco e vitela)
Sal e pimenta a gosto
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
1 cenoura bem picadinha
1 ovo levemente batido
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Vinho Branco q.b.
1 colher de sopa de flocos de aveia
Pão ralado q.b.

Cobertura:
Um pouco de  Ketchup (o suficiente para cobrir o rolo)
1colhere de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de mostarda

Pré-aqueçer o forno a 200º. Picar a cebola com o alho e a cenoura. Misture depois junto com os restantes ingredientes  e deixe a marinar regando com um pouco de vinho branco. Coloque a carne, em forma de rolo, numa assadeira
Misture bem o ketchup com o açucar mascavado e a mostarda e com esse creme cubra todo o rolo.
Levar ao forno por 1 hora ou até acharem que está ao vosso gosto. Servi com uma mistura de batata doce e batata normal, assadas também no forno e uma salada.

segunda-feira, 14 de Novembro de 2011

Mantecados de Amêndoa

A história dos mantecados é já antiga. Era eu miuda, e pela altura do Natal íamos sempre a Badajoz que é a cerca de uma hora de Portalegre ( cidade onde vivia), só para comprarmos as iguarias de "nuestros hermanos" e que deliciavam a minha mãe que vinha sempre carregadinha de lá, mas também toda a familia.
Mas eu tinha uma coisa que apreciava especialmente que eram os sortidos de mantecados. Havia de canela, amêndoa, coco, baunilha, chocolate, enfim..
Quando os vi um dia destes no blog Asopaipas vieram-me de novo à memoria e deu-me uma vontade enorme de os fazer, comer e ainda por cima feitos por mim. Merecia a pena, verdade?
Devo dizer que há quem os adore e os deteste já que são feitos com a banha de porco o que os torna hipercaloricos mas eu adorei cada dentada...desfazem-se literalmente na boca e foi dificil comer só um...

350 gramas de farinha de pão
175 gramas de banha (eu utilizei metade de manteiga e metade de banha)
175 gramas de açúcar em pó
1 colher de sobremesa de canela
125 gramas de amêndoas torradas


 A primeira coisa a fazer é torrar a farinha e, para isso vamos ligar o forno nos 120º mais ou menos, e espalhar a farinha sobre um tabuleiro. Deixar assim durante uma hora a secar e ganhar um tom acastanhado mas muito ligeiro.Ir mexendo ocasionalmente de modo a ficar uniforme.
Assim que passar o tempo do forno Deixe arrefecer completamente.
Toste também as amendoas colocando o forno a 140º por cerca de 15-20 minutos. Deixe esfriar e pique-a grosseiramente.
Numa tigela,  misturar todos os ingredientes, a farinha, a amêndoa torrada, o açúcar em pó, a banha em temperatura ambiente (no meu caso também a manteiga) e por fim a canela.
A massa é dificil de trabalhar uma vez que racha facilmente mas tentem moldar pequenos bolinhos.
Uma vez formados os mantecados coloque-os num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e leva a assar  a 180 graus por 20-30 minutos. Deixar esfriar completamente antes de servir e polvilhar com açucar em pó.

sexta-feira, 11 de Novembro de 2011

Batata Doce Assada no Forno com Salmão Fumado, Atum e Milho

Cá estamos nós em mais uma Sexta-feira!!
E que bom que é quando ela chega assim bem rapidinho, verdade?
Espero que com uns rasgos de Verão de S.Martinho (o que não me parece, pelas previsões), para nos permitir dar um passeio em familia e aproveitar da melhor maneira o fim de semana.
Despeço-me então até Segunda-feira (claaaarooo), e deixo-vos com uma receitinha DE-LI-CI-O-SA, acreditem...

Batata doce Q.B.
1 lata de Milho
Tranches de Salmão Fumado
3 latas de Atum bem escorrido
2 colheres de sopa de Salsa picada 
4 Ovos, levemente batidos 
Queijo ralado Q.B. 
Pré-aqueça o forno a 190 ° C. Coloque as batatas numa travessa de ir ao forno, e asse-as por 50-60 minutos, até ficar macia. Retire do forno, e quando estiverem mornas o suficiente para as segurar, corte-as ao meio na horizontal. Retire a polpa da batata mas deixando cerca de 1 cm na casca.
Com a ajuda de um garfo esmague a batata doce e adicione-lhe o milho, o atum, o salmão desfiado e a salsa picada. 
Bata os ovos, e tempere-os de sal e pimenta e junte ao puré envolvendo bem a mistura. Coloque as cascas da batata-doce de novo numa travessa de ir ao forno. Coloque a mistura nas conchas de batata-doce e polvilhe com o queijo por cima.
Leve a assar por 25 minutos, até dourarem e sirva com uma salada ou legumes verdes cozidos ao vapor.


Fiquem bem e tenham todas/os um BOM FIM DE SEMANA!!
BEIJINHOS!

quarta-feira, 9 de Novembro de 2011

Bolachinhas de Mel da Cinha

Mais uma desculpa para usar o meu dispara biscoitos...
Estas bolachinhas, ou melhor a receita, veio do blogue da querida Cinha "Ritual dos Sabores"e não lhes resisti mal lhes pús os olhos em cima hehehe. E depois o meu novo brinquedo não podia estar muito tempo parado, não vá ele enferrujar, ganhar bolor, hihihi verdade??
Muito fáceis de fazer e deliciosas e o dispara biscoitos já está por mim completamente dominado hihihi.

150 gr de açucar
120 gr de manteiga
225 gr de farinha
1 ovo
Raspa de limão
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de mel

Bata o ovo com o açucar, a manteiga e com o mel, junte a casca de limão e a canela e envolva bem e aos poucos vá juntando a farinha até ficar uma massa moldável. Reserve por uns minutos.
Coloque depois a massa no dispara biscoitos e dispare as bolachinhas para um tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone (foi o que usei).
Levar ao forno por 10m.


Tartes Folhadas de Maçã

Um serão como outro qualquer, em familia, sentados os seis (mais o Jimmy sete hehehe) no sofá enroscadinhos uns nos outros e aproximava-se a passos largos a hora do chá...Nada para acompanhar??
Ora querem lá ver, isso é que não podia ser.
Levantei-me como quem não quer a coisa (disfarçadamente), peguei na massa folhada  e estendia em forma de rectângulos. Lavei bem três maçãs e descaroçei e cortei em tiras bem fininhas. Coloquei-as numa tigela reguei com bastante sumo de limão e açucar mascavado e deixei assim por uns minutos. Cobri a massa com a maçã bem embebida no sumo e açucar e levei ao forno por uns instantes até a massa ficar douradinha. Cobri com nozes . Entretanto a água fervia e a hora do chá tornou-se em mais um momento de FELICIDADE!! Simples mas tão bom...


terça-feira, 8 de Novembro de 2011

Ovos Escalfados com Ervilhas

Bom dia meninas!! Que bom tem sido ver os seguidores que tenho já neste meu novinho blogue. Agradecer-vos pelo carinho que aqui deixam, pelas visitas e comentários, nem imaginam como isso me faz tão bem e tão feliz pois o feedback é sempre importante nestas coisas, digam lá o que disserem...
Por tudo isto o meu muito OBRIGADO!

Como receita e sugestão de hoje deixo-vos com um prato simples e bem conhecido por vós. Faço imensas vezes especialmente à noite quando apetece assim uma coisa rápida mas reconfortante.

Ovos
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
Chourição ou tirinhas de bacon
1 embalagem de ervilhas (eu uso sempre das congeladas)
Sal q.b.
Azeite
1 pitada de colorau e pimenta
1 folha de louro
Polpa de tomate q.b.
Vinho branco q.b.

Num tachinho refogar em azeite, o louro, a cebola e o dente de alho tudo bem picadinho e até a cebola ficar translúcida.
Juntar o chourição/bacon e o tomate e deixar fritar um pouco. Corte a cenoura em tirinhas e adicione ao refogado juntamente com um gole de vinho branco. Mexer e, aos poucos, vá acrescentando água suficiente para depois cozerem as ervilhas. Tempere de sal, pimenta e um pouquinho de colorau.
Quando a água ferver deite as ervilhas e tape até ficarem bem macias, cozendo em lume brandinho. Um pouco antes de apagar deite os ovos por cima até ficarem escalfados a gosto (eu pessoalmente gosto deles mal escalfados). Espero que gostem desta sugestão.
Beijinhos!!

segunda-feira, 7 de Novembro de 2011

Camembert no Forno e Courgettes Recheadas

fonte da receita: "Masterchef"
Umas entradas para uma refeição especial e que souberam tão bem que aqui estou eu a partilhá-las com vocês.
E só vos digo, souberam a pouco....








O Camembert levei assim dentro da caixinha ao forno, somente com umas folhinhas de alecrim e alhos inteiros escaldados previamente em água a ferver que espetei fazendo pequenos orificios. Reguei com vinho tinto.





Esteve no forno 20m a 180º mas vão olhando quando estiver quase no fim não vá queimar-se a caixinha hehehe.

As courgettes foram bem lavadas e cortadas na longitudinal. Com uma colher retirei todo o interior e reservei.
Numa frigideira refoquei uma cebola e dois dentes de alho bem picadinhos. Ralei uma cenoura e adicionei ao refogado, lascas de fiambre e por fim o miolo da courgette.
Rechear a beringela com o conteúdo do refogado e cubra com fatias de queijo mozarella. Levar ao forno a gratinar

Cavalas no Forno com Batatinhas Coradas

Um almoço de Domingo animado e à volta de um belo assado. O escolhido de hoje foi a cavala , um peixe que fica bem delicioso no forno.

Cavalas
Tempero para Peixe
Caldo Natura de Peixe
Batatas q.b.
Sal e pimenta q.b
Tomilho e Alecrim
Vinho Branco
Azeite
2 Cebolas
 2 dentes de Alho
1 Limão grande

Tempere o peixe , com alguma antecedência, com várias especiarias (funcho, gão de mostarda, coentros em pó, louro, pimentão, salsa, tomilho e alecrim). Regue com sumo de limão, cubra com rodelas de cebola e alho picadinho e tempere com um caldo natura de peixe cortado em pedaçinhos, sal e pimenta moida na altura (eu uso um moinho com várias pimentas). Deixe a marinar.
Entretanto corte as batatas em quartos não muito pequenos e leve ao lume a dar uma pequena cozide-la. Retire e escorra-as bem e deite-as num tabuleiro de ir ao forno regando-as com azeite e sumo e raspas de limão.
Leve ao forno os dois tabuleiro (o do peixe em cima e o das batatas em baixo) e em forno pré aquecido a 200º. por 45m.





 Tenham uma boa e feliz semana!Beijinhos!!