Pin It button on image hover

Batata Doce Assada no Forno com Salmão Fumado, Atum e Milho

Cá estamos nós em mais uma Sexta-feira!!
E que bom que é quando ela chega assim bem rapidinho, verdade?
Espero que com uns rasgos de Verão de S.Martinho (o que não me parece, pelas previsões), para nos permitir dar um passeio em familia e aproveitar da melhor maneira o fim de semana.
Despeço-me então até Segunda-feira (claaaarooo), e deixo-vos com uma receitinha DE-LI-CI-O-SA, acreditem...

Batata doce Q.B.
1 lata de Milho
Tranches de Salmão Fumado
3 latas de Atum bem escorrido
2 colheres de sopa de Salsa picada 
4 Ovos, levemente batidos 
Queijo ralado Q.B. 
Pré-aqueça o forno a 190 ° C. Coloque as batatas numa travessa de ir ao forno, e asse-as por 50-60 minutos, até ficar macia. Retire do forno, e quando estiverem mornas o suficiente para as segurar, corte-as ao meio na horizontal. Retire a polpa da batata mas deixando cerca de 1 cm na casca.
Com a ajuda de um garfo esmague a batata doce e adicione-lhe o milho, o atum, o salmão desfiado e a salsa picada. 
Bata os ovos, e tempere-os de sal e pimenta e junte ao puré envolvendo bem a mistura. Coloque as cascas da batata-doce de novo numa travessa de ir ao forno. Coloque a mistura nas conchas de batata-doce e polvilhe com o queijo por cima.
Leve a assar por 25 minutos, até dourarem e sirva com uma salada ou legumes verdes cozidos ao vapor.


Fiquem bem e tenham todas/os um BOM FIM DE SEMANA!!
BEIJINHOS!

Bolachinhas de Mel da Cinha

Mais uma desculpa para usar o meu dispara biscoitos...
Estas bolachinhas, ou melhor a receita, veio do blogue da querida Cinha "Ritual dos Sabores"e não lhes resisti mal lhes pús os olhos em cima hehehe. E depois o meu novo brinquedo não podia estar muito tempo parado, não vá ele enferrujar, ganhar bolor, hihihi verdade??
Muito fáceis de fazer e deliciosas e o dispara biscoitos já está por mim completamente dominado hihihi.

150 gr de açucar
120 gr de manteiga
225 gr de farinha
1 ovo
Raspa de limão
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de mel

Bata o ovo com o açucar, a manteiga e com o mel, junte a casca de limão e a canela e envolva bem e aos poucos vá juntando a farinha até ficar uma massa moldável. Reserve por uns minutos.
Coloque depois a massa no dispara biscoitos e dispare as bolachinhas para um tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone (foi o que usei).
Levar ao forno por 10m.


Tartes Folhadas de Maçã

Um serão como outro qualquer, em familia, sentados os seis (mais o Jimmy sete hehehe) no sofá enroscadinhos uns nos outros e aproximava-se a passos largos a hora do chá...Nada para acompanhar??
Ora querem lá ver, isso é que não podia ser.
Levantei-me como quem não quer a coisa (disfarçadamente), peguei na massa folhada  e estendia em forma de rectângulos. Lavei bem três maçãs e descaroçei e cortei em tiras bem fininhas. Coloquei-as numa tigela reguei com bastante sumo de limão e açucar mascavado e deixei assim por uns minutos. Cobri a massa com a maçã bem embebida no sumo e açucar e levei ao forno por uns instantes até a massa ficar douradinha. Cobri com nozes . Entretanto a água fervia e a hora do chá tornou-se em mais um momento de FELICIDADE!! Simples mas tão bom...


Ovos Escalfados com Ervilhas

Bom dia meninas!! Que bom tem sido ver os seguidores que tenho já neste meu novinho blogue. Agradecer-vos pelo carinho que aqui deixam, pelas visitas e comentários, nem imaginam como isso me faz tão bem e tão feliz pois o feedback é sempre importante nestas coisas, digam lá o que disserem...
Por tudo isto o meu muito OBRIGADO!

Como receita e sugestão de hoje deixo-vos com um prato simples e bem conhecido por vós. Faço imensas vezes especialmente à noite quando apetece assim uma coisa rápida mas reconfortante.

Ovos
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
Chourição ou tirinhas de bacon
1 embalagem de ervilhas (eu uso sempre das congeladas)
Sal q.b.
Azeite
1 pitada de colorau e pimenta
1 folha de louro
Polpa de tomate q.b.
Vinho branco q.b.

Num tachinho refogar em azeite, o louro, a cebola e o dente de alho tudo bem picadinho e até a cebola ficar translúcida.
Juntar o chourição/bacon e o tomate e deixar fritar um pouco. Corte a cenoura em tirinhas e adicione ao refogado juntamente com um gole de vinho branco. Mexer e, aos poucos, vá acrescentando água suficiente para depois cozerem as ervilhas. Tempere de sal, pimenta e um pouquinho de colorau.
Quando a água ferver deite as ervilhas e tape até ficarem bem macias, cozendo em lume brandinho. Um pouco antes de apagar deite os ovos por cima até ficarem escalfados a gosto (eu pessoalmente gosto deles mal escalfados). Espero que gostem desta sugestão.
Beijinhos!!

Camembert no Forno e Courgettes Recheadas

fonte da receita: "Masterchef"
Umas entradas para uma refeição especial e que souberam tão bem que aqui estou eu a partilhá-las com vocês.
E só vos digo, souberam a pouco....








O Camembert levei assim dentro da caixinha ao forno, somente com umas folhinhas de alecrim e alhos inteiros escaldados previamente em água a ferver que espetei fazendo pequenos orificios. Reguei com vinho tinto.





Esteve no forno 20m a 180º mas vão olhando quando estiver quase no fim não vá queimar-se a caixinha hehehe.

As courgettes foram bem lavadas e cortadas na longitudinal. Com uma colher retirei todo o interior e reservei.
Numa frigideira refoquei uma cebola e dois dentes de alho bem picadinhos. Ralei uma cenoura e adicionei ao refogado, lascas de fiambre e por fim o miolo da courgette.
Rechear a beringela com o conteúdo do refogado e cubra com fatias de queijo mozarella. Levar ao forno a gratinar

Cavalas no Forno com Batatinhas Coradas

Um almoço de Domingo animado e à volta de um belo assado. O escolhido de hoje foi a cavala , um peixe que fica bem delicioso no forno.

Cavalas
Tempero para Peixe
Caldo Natura de Peixe
Batatas q.b.
Sal e pimenta q.b
Tomilho e Alecrim
Vinho Branco
Azeite
2 Cebolas
 2 dentes de Alho
1 Limão grande

Tempere o peixe , com alguma antecedência, com várias especiarias (funcho, gão de mostarda, coentros em pó, louro, pimentão, salsa, tomilho e alecrim). Regue com sumo de limão, cubra com rodelas de cebola e alho picadinho e tempere com um caldo natura de peixe cortado em pedaçinhos, sal e pimenta moida na altura (eu uso um moinho com várias pimentas). Deixe a marinar.
Entretanto corte as batatas em quartos não muito pequenos e leve ao lume a dar uma pequena cozide-la. Retire e escorra-as bem e deite-as num tabuleiro de ir ao forno regando-as com azeite e sumo e raspas de limão.
Leve ao forno os dois tabuleiro (o do peixe em cima e o das batatas em baixo) e em forno pré aquecido a 200º. por 45m.





 Tenham uma boa e feliz semana!Beijinhos!!