Pin It button on image hover

Focaccia com Queijo de Cabra e Oregãos


Ai que bom que chegou mais uma sexta-feira meninas.
Hoje, vinda do Alentejo, vem a minha mãe passar uns dias aqui connosco e estou a morrer de saudades dela e os filhotes também.
Quero levá-la a dar uns passeios, a conhecer melhor o Porto e espero que o tempo ajude mas, sobretudo matar estas saudadinhas...
Deixo-vos com uma receitinha que espero vos agrade. Aqui em casa fez sucesso e ficou prometido fazer mais vezes.


250 ml de agua morna
4 colheres de azeite
2 colheres de açucar
2 colheres de sobremesa de sal
450 gr de farinha
1 pacote de levedura seca para pão
Azeitonas q.b descaroçadas (eu usei pretas e verdes com pimentão)
1 queijo fresco de cabra
Oregãos para polvilhar

Colocar na MFP os liquidos e depois o açucar, sal,  a farinha e o fermento e escolher o programa amassar (1h e 30m). Após esse tempo retire e deixe levedar mais um pouco  cobrindo a massa com um pano e sem receber correntes de ar, durante 1 hora.
Forrar a bandeja do forno con papel vegetal e em cima do papel, com a ponta dos dedos, estender a massa dando-lhe uma forma rectangular.
Pincelar a superficie com um pouco de azeite e distribuir por cima o queijo de cabra em rodelas, os oregãos e as azeitonas. Pressione de forma a ficarem bem enterrados na massa.
Aquecer o forno a 50º  e quando estiver quente apagar. Meter lá a  masa  e deixar a levedar por mais meia hora. Tirar o tabuleiro reservando num sitio quente e aquecer de novo o forno mas agora a 180º. Colocar de novo o tabuleiro quando o forno estiver quente e deixar a assar por 20m ou até que  a superfície fique dourada. Sirva a focaccia morninha.




Beijinhos e façam-me um pequeno favorzinho:
Sejam felizes e tenham um EXCELENTE FIM DE SEMANA!

Sopa de Cebola Gratinada

Uma sopinha que é tão boa e reconfortante que nem sei descrever o bem que me soube...
Deixo-vos  a receita:


500 g de cebolas
2 colheres de sopa de manteiga
1,5 litros de água
2 dl de vinho branco
Tostas q.b.
Queijo gruyère ralado
Sal
Pimenta.

Cortar as cebolas em rodelas fininhas e levar a alourar ligeiramente com a manteiga, sobre lume brando.
Regue com a água e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver 1 hora.
Disponha as tostas nas forminhas/ou recipientes que possam ir ao forno e à mesa e espalhe por cima metade da porção do queijo em lâminas. Regue com o caldo de cebola e espalhe o restante queijo cortado ralado.
Leve a gratinar ao forno a 200ºC.



Dicas:
-Se gostarem do caldo mais consistente, polvilhem as cebolas com uma colher de farinha. Deixe cozer e só depois reguem então com a água e o vinho.
-Os queijos gruyère e emmental são os mais indicados para esta sopa, no entanto podem substituí-los por qualquer outro queijo fundido.
-Pode também substituir a água por caldo de carne ou legumes.


Espero que gostem da sugestão de hoje, beijinhos!!

Bolo de Maçã com Canela e Mel

Este bolo serviu para o meu Martim levar para a Catequese e poder ser vendido na feirinha que se realizou na igreja de forma a ajudar nas suas Obras.
Fiz um mais pequenino para comermos cá em casa e ficou delicioso. Deixo então aqui a sugestão:


3 ou 4 maçãs cortadas aos bocadinhos
200gr de açúcar amarelo
1 colher de sopa bem cheia de mel
Sumo de um limão
Canela a gosto
4 ovos
1/2 chavena de oleo
3 chavenas de farinha
1 colher de chá de fermento
Nozes a gosto

Corte as maçãs em pequenos pedaços e regue com sumo de limão, a canela e envolva com o açucar e o mel. Deixe a macerar por algum tempo.
Entretanto bata os ovos, junte o óleo e, com a colher de pau envolva a mistura na maçã e depois, aos poucos junte a farinha e as nozes. Levar ao forno.

Espero que gostem, BEIJINHOS!

Arroz con leche medieval (com mel)

Se há coisa que eu gosto de fazer e que me dá um enorme prazer é mimar toda a familia cá em casa. Sendo 6, todos temos gostos diferentes e uns gostam de umas coisas outros de outras mas não é isso que me impede de fazer e os mimar dentro do possivel, especialmente com um docinho. Além de adoçar a boca adoça-lhes o coração e só por isso já vale a pena mesmo que haja dias que, para agradar a todos haja mais do que uma sobremesa e trabalho a dobrar...
O marido tem uma predilecção por arroz doce e eu aprendi com ele a gostar também e hoje é uma das nossas sobremesas favoritas. Quando vi no blogue da Patrícia esta versão e onde podem consultar a receita, não lhe resisti e confesso que adorámos e o pouquinho que sobrou para o outro dia estava ainda melhor hummm, obrigada por partilhares Patricia.



Os Meus Primeiros Queijinhos Frescos!

BOM DIA Meninas!!! Já se aperceberam das novidades, verdade?? Pois é agora o "Receitas para a Felicidade", está também no facebook. Espero-vos lá também ok?

A receita de hoje vem numa onda de influências hehehe, primeiro vinda da Conceição depois seguiu-se a querida Gisela que ainda mais me encorajou quando vi o seu queijo maravilhoso,  vai daí meti também eu mãos à obra (mas cheia de receio de me sair mal) e lá fiz os meus primeiros queijinhos frescos na sexta-feira.
Confesso que na primeira tentativa o leite foi para o lixo ficou liquido e o erro foi na temperatura do leite (penso eu) mas repeti pois não sou mulher de desistir à primeira. E aí sim tive sucesso e lá tivemos ao pequeno almoço de ontem um belo queijinho fresco.

Após aquecer o leite com o leite em pó juntei o coalho e deixei repousar aqui por 2 horas


E aqui está o meu queijinho 2 dias depois...
Beijinhos para todas e tenham uma FELIZ SEMANA!!