Pin It button on image hover

sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011

Um Feliz Ano Novo Para Todas/os

Olá a todas/os quantos me visitam, quero agradecer o carinho, as mensagens, os votos de Boas Festas, os postais, as prendinhas pelo correio e não só, adorei tudo e uma vez mais do fundo do coração o meu muito OBRIGADO!!

O meu Natal correu optimamente junto da familia e dos que me são mais proximos, a mesa foi farta e cheia de coisas boas sobretudo de calor, amor e união e esses eram os melhores presentes que podia ter.
O ano está a chegar ao fim e outro se avizinha e só temos de agradecer por estarmos aqui para mais um ano que apesar de dificil vamos ter de superar sempre com optimismo e fé.
Sobretudo agradeço a Deus por ter dado um ano tranquilo ao meu marido sem grandes sustos. A doença vai estando controlada e, depois disso, como posso eu pedir mais alguma coisa senão que venha outro, senão melhor, pelo menos igual.
Os meus filhos estão encaminhados embora o futuro lhes reserve muitas duvidas e reticências devido ao estado caotico do País.
Mas, como eu digo sempre, o importante é terem saude e o resto lá virá, vivendo um dia de cada vez e a acreditar num futuro melhor para todos nós....
Eu também não podia acabar da melhor maneira depois de meses de refelexões, pesquisas e muito trabalho concluí o meu portefólio e fui presente a Juri na Quarta-feira conseguindo assim o que tanto queria a equivalencia ao 12º ano e completando assim o secundário.
Para mim parar é morrer e tenho sempre de estar ocupada e por isso conto com mais projectos no sentido de evoluir e crescer enquanto pessoa. Quero sobretudo ser motivo de orgulho e exemplo para os meus filhos mas também enquanto pessoa isso é importante pois alimenta-nos a alma e aumenta o ego. Ao sentirmo-nos amadas, respeitadas, apoiadas e orgulhosas de nós mesmas essa é sem dúvida mais uma bela  " Receita para a Felicidade".
Para terminar desejo-vos um BOM ANO cheio de coisas boas tanto a nivel financeiro como pessoal e que todos os vossos sonhos se concretizem mas sobretudo desejo-vos muita saude e que aqui continuemos mais um ano de alegres e saudáveis partilhas que alimentam a amizade que, embora virtual, é igualmente importante e de salutar.
É caso para dizer, e porque já vou a alongar-me demais,  Até para o ano, e que continuem a ser sempre visita habitual aqui no "Receitas para a Felicidade", onde vos espero sempre com muita ansiedade e carinho.

Beijinhos desta amiga...

Mariana

quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011

Bolachinhas de Natal, passatempo e um Até já!!
























Pois é amigas, estou de viagem até ao Alentejo com a minha familia, mas não sem antes me despedir e de deixar aqui, embora de forma virtual, um miminho para todas vós e com os meus desejos sinceros de que todas/os tenham um FELIZ e SANTO NATAL.

Com elas aproveito também para participar no passatempo da Laranjinha do "Cinco quartos de Laranja" e que tem por nome "Coisas doces para saborear até ao dia de Reis" e com o patrocínio da RAR.
Aqui ficam então as minhas Bolachinhas de Natal:

250 gr de farinha
110 gr de manteiga
130 gr de açúcar RAR
2 gemas de ovo
Raspa de um limão

Misturar bem a manteiga amolecida com o açúcar até formar um creme. Adicionar as gemas uma a uma, sem parar de mexer assim como a raspa do limão. Adicionem a farinha aos poucos até obter uma massa lisa e macia, amassar ligeiramente. Deixem repousar 10 a 15 minutos.
Estender a massa sobre uma superfície enfarinhada e cortar os biscoitos com os moldes que preferir.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 ° C por 10 ou 15 minutos, até que estejam levemente dourados. Deixar arrefecer e enfeitar com açucar em pó. Algumas recheei com geleia de morango.



Espero que cada uma "pegue" a sua e consigam sentir o carinho e a amizade com que as fiz para vos presentear.

Beijinhos e até para a semana, fiquem bem e vivam uns dias de ...
PAZ, AMOR E MUITA FELICIDADE!!!


Sonhos de Natal

Olá amigas, espero que todas estejam felizes, de avental posto e  com a vossa cozinha bem perfumada e cheia de coisas boas para o Natal.
Hoje deixo-vos com uns sonhos. Mais uma iguaria que não pode faltar na nossa mesa de Natal.


4 ovos
1 chávena de água
1 chávena  de farinha com fermento
1 pitadinha de Sal
1 colher de sopa de manteiga
Açúcar e Canela em pó para polvilhar

Levar ao lume um tacho com a água, a manteiga e o sal e deixe ferver. Em seguida, adicione a farinha de uma só vez, mexendo rapidamente com uma colher de pau até esta se desprender bem das paredes do tacho. Retire do lume e deixe que a massa arrefeça. Um a um vá adicionando os ovos, envolvendo bem. Depois de bem amassada, faça uma bola e deixe repousar.
Aqueça bastante óleo e, quando estiver a ferver, baixe para lume médio/brando e frite, deitando colheradas de massa.
Quando estiverem bem douradinhos de todos os lados, retire e deixe arrefecer sobre papel absorvente e sirva polvilhados com açúcar e canela.






















Espero que gostem, beijinhos e tenham uma feliz Quarta-feira!!

terça-feira, 20 de Dezembro de 2011

Bacalhau Assado no Forno com Batatinhas a Murro

E o Natal está mesmo à porta, verdade?
Não imaginam a correria que por aqui vai pois à que tratar dos presentes tratar das malas pois vou até ao Alentejo, enfim a azáfama de sempre sendo nós uma familia de seis hehehe..
Como sugestão para hoje, deixo-vos com um prato que se come e sabe sempre bem ainda mais nesta altura, embora seja um sucesso todo o ano.
A receita nada tem de saber: Tiras de Pimentos, Cebolas em rodelas, Azeite e alho para regar o Bacalhau e as Batatinhas para Assar Ahh e a estas ainda se tem que dar um murro hehehe!!



BEIJINHOS!!

segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011

Doce de Abóbora Chila (Gila)


Todos os anos por esta altura faço o doce de Chila ou Gila  como alguns dizem também. É um doce muito apreciado cá em casa e que é comido não só como compota ou doce mas também o coloco em 
 algumas tartes e recheios em bolos natalicios. Dai ser hoje a minha sugestão:
Espero que gostem e além disso nada tem de dificil.




1 abóbora chila
Igual peso em açúcar (da abóbora já cozida e escorrida)
1 casca de limão
1 pau de canela
Sal q.b.
250 ml de água


Partir a abóbora atirando-a ao chão e, com as mãos, separe a abóbora em vários pedaços.
Retire as sementes e os filamentos mais amarelos.  Lave bem os pedaços de abóbora  até esta deixar de deitar espuma. Coloque os pedaços de abóbora num recipiente com bastante água e com a casca virada para cima. Deixe a abóbora de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, coloque uma panela grande com água a ferver e tempere com sal.
Junte a abóbora e deixe cozer durante 40 minutos até ficar bem tenrinha e começar a separar-se da casca. Depois de cozida, retire e deixe arrefecer um pouco.
Com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico, nunca metálica, raspe a abóbora para dentro de uma tigela. Coloque  num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos. (Depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será igual). Num tacho, leve ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão. Mexa e deixe ferver até atingir o ponto pérola.
Passado cerca de 8 minutos passe com a colher na calda, se começar a cair em gotas, está no ponto. Junte a abóbora de chila e sem parar de mexer, vá separando os fios.
Quando passar com uma colher no fundo do tacho e fizer uma estrada, está pronto. Apague o lume e, quando arrefecer guarde em frascos próprios.


 Fonte da receita: "Sabor Intenso"
Beijinhos e tenham uma optima semana!!

sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011

Cupcakes de Laranja com Cobertura de Queijo Fresco e Chocolate Branco

É com estes deliciosos e fofos cupcakes que participo no passatempo que a Manuela do blog Delícias e Companhia, em colaboração com a RAR, está a promover.



115 gr de manteiga
130 gr de açucar branco RAR
2 ovos e 1 gema (guarde a clara para a cobertura)
1 colher de extrato de baunilha
1 Laranja descascada e bem pelada (retirar todas as peles brancas )
Raspa de Laranja
150g de farinha
1 colher de café de fermento Royal
40ml de leite

Pre aquecer o forno a 180º. .
Bater a manteiga com o açucar até obter uma mistura bem cremosa. Incorporar os ovos e a gema um a um e com cuidado. Peneirar a farinha com o fermento e juntar a pouco e pouco à mistura de ovos assim como o extrato de baunilha misturado com o leite a raspa e a laranja triturada e batemos bem até ficar uma mistura bem homogénea.
Repartir a mistura pelas forminhas mas sem encher totalmente (cerca de 2/3)
Levar ao forno por 20m ou até que o palito saia seco.
Enfeitar a gosto.

Cobertura:
Eu usei uma mistura de queijo fresco triturado, bati 2 claras em castelo a que juntei açucar em pó Rar e  o colorante para dar um tom rosa, envolver tudo muito bem e cobrir os cupcakes. Chocolate branco ralado para cobrir.



Paticipem também visitando o blogue da Manuela
BEIJINHOS E TENHAM UM EXCELENTE FIM DE SEMANA!!

Frango com Ananás Caramelizado com Molho de Mostarda e Mel


Peitos de frango q.b.
Sumo de limão q.b.
Meia chávena de chá de sumo de ananás
1 c. sopa mal cheia de farinha maizena
1 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de mostarda
Rodelas de ananás
1 chávena de chá de caldo de galinha
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Pão ralado q.b.
Arroz branco cozido

Numa tigela misturem a farinha maizena, a mostarda, o mel, o sumo de ananás e temperem de sal e pimenta. Reservar.
Temperar os peitos de frango com sal e sumo de limão e passe-os depois pelo pão ralado. Aqueçer o azeite numa frigideira  e corar os peitos de ambos os lados. Retirem e reservem.
Colocar as rodelas de ananás no azeite e alourar. Voltem a colocar o frango, deitem por cima o caldo de galinha, tape e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos até a carne ficar tenrinha.
Passado o tempo, retire a carne e as rodelas de ananás da frigideira e coloque no prato de servir. Adicione o caldo na frigideira e deixe ferver, mexendo sempre. Rectifique os temperos e coloque por cima do frango. Servir com arroz branco e salada.

quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

Lombos de Pescada No Forno com Salmão e Queijo e um Prémio

Bem meninas, não imaginam a minha satisfação quando recebi ontem a carta da Nestlé a dizer que era uma das contempladas com um Cheque de Oferta. Tudo porque concorri ao passatempo: "Se és Barra em Chocolate, derrete-me" e dizendo que a minha receita tinha sido uma das mais criativas e originais. Olha que bom vai ser gastar este dinheirinho em coisas boas hummm.
Obrigada Nestlé pelo prémio!!






Quanto à sugestão de hoje, deixo-vos com uma pescada deliciosa e que soube tão bem que resolvi uma vez mais partilhar aqui.

Lombos de Pescada
Alho Picado
Tempero para Peixe (eu usei uma mistura de funcho, louro, pimentão e mostarda)
Sumo de 1 limão
1 pacote de natas/ou um pouco de Bechamel
1 Cebola ás rodelas fininhas
Pão Ralado
2 colheres de Ketchup
Fatias de queijo q.b.
Tiras de Salmão Fumado
Sal
Azeite

Tempere os lombos com a mistura de especiarias, sal, alho picado e o sumo de limão e deixe a marinar umas horas. Ao fim desse tempo coloque-os numa travessa de ir ao forno sobre a cebola e cubra-os com ketchup, o salmão, as fatias de queijo e por fim o pão ralado.Á volta do peixe coloque as natas ou o bechamel e leve ao forno a gratinar.
Servir de imediato com arroz branco.




quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011

Crumble de Avelãs com Mirtilos

Assumo que adoro esta sobremesa. Não há nada a fazer e depois, é também do mais simples e fácil de executar. Juntar uma fruta a gosto e voílá temos um delicioso crumble. Hoje deixo este como sugestão:


200g de mirtilos (usei frescos)
Raspas e sumo de limão
3 colheres de açúcar amarelo
1 colher de amido de milho

Crumble
80 gr  de farinha de trigo
50 gr de manteiga sem sal em pedaços e em temperatura ambiente
40/50 gr. de Avelãs trituradas (em farinha)
2 colheres de sopa açúcar

Pré-aqueçer o forno a 200°C.
Em tigelas de ir ao forno deite e divida os mirtilos, envolvidos com a raspa e sumo de 1limão e o amido de milho.
Numa tigela misture a farinha com a manteiga , usando as pontas dos dedos e unindo os ingredientes até obter uma farofa grossa. Junte a farinha de avelãs e o açúcar e misture bem. Espalhe sobre os mirtilos e leve ao forno por 30 minutos ou até a cobertura ficar bem douradinha e crocante.


terça-feira, 13 de Dezembro de 2011

Lombo de Porco Assado com Maçãs

Mais uma refeição apetitosa, aconchegante e com ar festivo que aqui deixo como sugestão...

1 lombo de porco
6 dentes de alho
1 cebola grande
1 colher de sopa de maionese
1 limão
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta moida
Alecrim fresco
Folhas de salva
1 romã
4/5 maçãs golden pequenas
Batatas para assar q.b.


Picar as ervas aromáticas e envolvê-las em azeite, reserve algumas para enfeitar.
Com a faca, faça cortes no lombo e insira nelas o alho fatiado. Tempere com  sal, um pouco de maionese, limão e esfregar bem em toda a superfície. Em seguida, passe também o azeite com as ervas pelo lombo todo.
Pré-aqueça o forno a 190º C.
Numa travessa de ir ao forno, disponha no fundo, a cebola ás rodelas, 1 ramo de alecrim e de funcho, por cima o lombo de porco assim como a marinada.  Coloque pedaços de manteiga e regue com um pouco de vinho branco.
Leve ao forno por 1 hora ou até achar estar bem assadinho (eu gosto bem coradinho como podem ver hehehe). 20m antes de apagar junte as maçãs.
Antes de servir enfeitar com bagos de romã e acompanhar com batatinhas assadas.

segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011

Azevias e Coscorões com Mel

Mais um dia bem passado na cozinha, rodeada de farinha, açucar, canela, mel e a casa perfumada de Natal...



Em receita que vence já não mexo e esta é a minha para a massa das azevias:

250 g de farinha Nacional
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite,
Sal, q.b.
0,5 dl de água
2 c. sopa de aguardente
Sumo e raspa de 1 laranja grande

Peneire  a farinha e coloque-a sobre a bancada. Faça um buraco no meio e aos poucos vá adicionando os restantes ingredientes. Amassar muito bem e quando ganhar a textura desejada estender com o rolo da massa.

Recheio de Batata doce:

Cozer a batata doce (3/4 conforme o tamanho) com casca. Depois desfazer bem até ficar em puré e adicionar 3 gemas e a amêndoa ralada. Entretanto levar ao lume o açucar (a gosto)e um pouco de água até ganhar ponto.
Quando passarem 8m +ou - adicionar o puré e deixar engrossar, mexendo sempre para não pegar.
No fim polvilhar com canela e raspa de laranja.



Depois da massa pronta toca a rechear, a cortar e a fritar. Passe por açucar e canela e já está.


Para os Coscorões usei  a mesma massa mas sem recheio. Cortei pequenas tiras de massa, fritei  e passei por mel ainda quentes.
Espero que tenham gostado, e agora toca  a fazer que não há desculpas para faltarem as azevias e os coscorões na mesa de Natal.
BEIJINHOS E BOA SEMANA!!

sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011

Aniversário de Casamento!

Pois é, hoje comemoramos 22 anos maravilhosos de casamento, de cumplicidade, de respeito, de paixão, de dor, sofrimento, alegrias, sucessos, conquistas, sorrisos, 4 filhos, uma vida, um amor....O NOSSO.
Para comemorar fiz um jantar bem do nosso agrado que troquei por um convite que me fez para jantarmos fora e acreditem que soube muito bem, mesmo fazendo-o todos os dias podemos sempre tornar este dia diferente, especial...
Deixo-vos com a sobremesa e mais não digo, nem tenho que contar, mas posso desvendar que faz parte da....
RECEITA PARA A FELICIDADE!


 Cuajada de Canela e After Eight

250 g de queijo em creme Filadélfia
Um pacote de  cuajada
500 ml de leite
1 pau de canela
4/5 colheres de açúcar
Chocolates After Eight
Canela em pó

Bolachas de Canela

Aqueça o leite com o pau de canela (mas reserve um pouco para desfazer a cuajada). Quando estiver quente, adicione o restante leite com a cuajada, o açúcar e o queijo Filadélfia. Mexa bem de forma a ficar tudo bem desfeito e deixe ficar até engrossar, retire o pau de canela.
Numa forma (usei rectangular) deite um pouco do creme cubra com bolachas, novamente creme e assim sucessivamente até ambos acabarem (eu fiz cerca de 5 camadas) sendo que  a ultima é de creme. Deixe arrefecer e cubra com o chocolate e leve ao figorifico pelo menos 3 horas antes de servir.

BEIJINHOS E TENHAM UM ÓPTIMO FIM DE SEMANA!

quinta-feira, 8 de Dezembro de 2011

Aletria à minha Moda

Ontem fiz a minha aletria, doce que o meu marido muito aprecia.
Já os miúdos, apesar de gulosos, nem tanto pois para eles massa é com sal e nunca com açúcar hehehe.



300gr. de aletria
1/2 litro de leite

1 pacote de natas(200 ml)
1 casca de limão
1 pau de canela
300 gr. de açúcar

2 colheres de mel
6 gemas
2/3 flores de laranjeira (colhi da minha que tenho na varanda)
50 gr de amêndoas trituradas grosseiramente

2 colheres de farinha maizena
Canela em pó para decorar



Leve ao lume um tacho com  água e umas pedrinhas de sal. Assim que ferver, junte a aletria partida. Deixe cozer uns 3/4 m. e escorra-a bem. Passe por água fria e reserve.
Numa tigela misture o leite, as natas,  a farinha maizena, as gemas ,a casca de limão, o pau de canela, as flores de laranjeira, o açúcar, o mel e as amêndoas trituradas. Misture bem e leve ao lume, mexendo sempre.
Quando estiver quente, junte a aletria e deixe continuar a cozer, mexendo até engrossar um pouco.

Beijinhos e espero que gostem!!

quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011

Arroz de Abóbora e Poejos com Pescada Assada no Forno

Quando vi esta receita de arroz no blogue da querida Laranjinha não lhe consegui resistir.
Fiz algumas (poucas) alterações e foi um sucesso. Fica um arroz muito cremoso e com uma cor deliciosa e convidativa....

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1dl de azeite
300g de arroz
Abóbora cozida (eu usei 300gr de puré)
Salsa e poejos frescos
Sal e pimenta
Caldo de legumes q.b
Lombos de Pescada Assados no forno

 Refogar a cebola e o alho no azeite.  Adicionar depois o arroz e deixar fritar um pouco. Acrescentar aos poucos o caldo de legumes e deixar cozinhar. Triturar a abóbora cozida com os poejos e a salsa. Adicionar esta mistura ao arroz enquanto vai acrescentando mais caldo até o arroz ficar cozido. Temperar com sal e pimenta.
Acompanhei com uns lombos de pescada assados no forno e só vos digo que foi uma refeição super apetitosa.

Obrigada à Laranjinha pela partilha e inspiração...


terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

Panettone de Frutos Secos

Começo hoje as minhas receitas de Natal em jeito de ensaio para a consoada...Nada melhor para começar do que um Panettone DELICIOSO!!




1 ovo e 1 gema
leite q.b.
80g de açúcar
Sal
80g de manteiga amolecida
1 colher de café de essência de baunilha.
350g de farinha
2 colheres de café de fermento em pó
8o gr de frutos secos a gosto

Num copo medidor, bata o ovo e encha de leite até completar 230ml.
Deite a mistura na cuba da MFP (máquina de fazer pão)e junte a baunilha, o açúcar, o sal, a manteiga amolecida e finalmente a farinha com o fermento por cima.
Escolha o programa "Massas" 1.30m e quase no fim do tempo junte as passas.
Enquanto isso ligue o forno a 50º.
Findo o tempo coloque a massa num molde de silicone. Entretanto desligue o forno coloque lá dentro a forma e deixe a massa crescer e repousar por uma hora.
Ligue novamente o forno agora a 180º e asse por 30 m. mais ou menos.
Desenforme quando arrefecer completamente e decore com açucar em pó.

segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011

Trufas de Coco com Amêndoa

Bom Dia amigas/os. Que tal o fim de semana?
Por aqui já faz bastante frio e choveu também o que serviu de desculpa para ficar em casa a  relaxar um pouco enquanto o marido e os filhotes foram até Mirandela onde temos alguns terrenos e a azeitona esperava ansiosa para ser apanhada. Sim estamos em tempo da apanha da azeitona, tarefa dificil e um pouco pesada para o marido mas com a ajuda dos filhotes mais velhos lá se consegiu e já devem imaginar o bom que é não comprar durante todo ano uma garrafinha de azeite...


























Bem mas mudando de assunto hoje trago-vos uma delicia e que se faz num instantinho. Umas trufas de coco com amêndoa...


100 gr de manteiga
200 gr de leite condensado
200 gr de coco ralado
35 amêndoas torradas q.b.
Coco para decorar e/ou pepitas de chocolate

Derreter a manteiga (ou margarina), e colocá-lo numa tigela..  Adicione o leite condensado e o coco, misturando bem para homogeneizar a mistura.
Coloque a tigela no figorifico por uma hora ou manter durante a noite para facilitar a moldagem.



Pegue uma pequena quantidade da mistura, molde nas suas mãos e coloque uma amêndoa no centro, empurrando e molde novamente para formar uma bola redonda. 
Passe por coco ou chocolate ralado. 
Manter as trufas no figorifico até à hora de servir, retirando apenas 10m antes para obter a temperatura ambiente. 
Beijinhos e desejo-vos uma FELIZ SEMANA!

sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011

Doce de Ruibarbo com Framboesas e Gengibre


Bom Dia meninas/meninos.
Foi numa ida ás compras ao Corte Inglês, que no supermercado encontrei o agora famoso Ruibarbo. Não me fiz de rogada e embora um pouco caro (quase 10 euros meia dúzia de talos) lá os trouxe pois andava desejosa de experimentar o doce. Adorei a experiência e fica delicioso, valendo assim cada eurinho gasto hehehe.
Aqui fica a receita que eu fiz:

6 a 7 talos de ruibarbo
100gr de framboesas
250 gr de açúcar
Sumo de limão.
1 colher de chá de gengibre em pó
120 ml de água

 Lavar bem os talos do ruibarbo, esfiape e retire as pontas. Corte depois em rodelas, não muito finas. Num tachinho coloque então o ruibarbo com o açucar, as amoras e a água e deixe ferver em lume brando mexendo de vez em quando. Após 20 minutos adicione o sumo do limão e o gengibre, continue a mexer até que ganhe o ponto desejado. Retire e coloque em frascos esterilizados.



Beijinhos e tenham um feliz fim de semana!!