Pin It button on image hover

Pesto de Espinafres e Nozes e divulgação de um Sorteio

Tentada pela querida Susana que partilhou esta receita no seu blogue fiz, também eu, este Pesto de-li-ci-o-so e que todos apreciaram e posso dizer, que devido ao facto de ter feito uma grande quantidade, já o utilizei em diversas receitas e que depois mostrarei aqui. Mas, assim simples com umas tostinhas,  hummmm do melhor...Obrigada Susaninha pela partilha...

 100 g de queijo Parmesão 
100 g de folhas de espinafres frescos 
6 dentes de alho
50 g de miolo de noz
80 g de azeite extra virgem
1/2 c. de chá de sal

Triturar bem todos os ingredientes e servir com tostinhas. 
Pode-se guardar também num frasco esterilizado e coberto com azeite no frigorífico por algum tempo.

Aproveito também para divulgar o sorteio que está a decorrer no blogue da Telma, o Doces Salgados & Cia. convido-vos a irem lá e participarem também. Podem ver e consultar as regras aqui.

Beijinhos e aproveitem ao máximo o fim de semana!!

Pão de Banana com Mirtilos e Coco/ Banana Bread by Noble Pig

Ora cá estou eu amiguinhas, triste mas não conformada e ainda à espera que o PC "acorde do coma" e me devolva as suas/minhas memorias, imagens e documentos preciosos, que eu ali guardava...
Queria aproveitar uma vez mais para vos agradecer as mensagens e emails de apoio o que só me deu mais forças para não desistir nem desanimar.
A prova disso é estar de volta com uma receita fantástica tirada de um site que visito regularmente o NoblePig. A Cathy considera-o o melhor e eu.....hummmm também.
Fofo e muito apetitoso devora-se rapidamente e o pior mesmo é conseguirem esperar que ele arrefeça para lhe darem uma trinca....































250 gr de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 / 2 colher de chá de bicarbonato de sódio
100 gr de manteiga, à temperatura ambiente
150 gr de açúcar
2 ovos
4 bananas maduras
80 ml de buttermilk (leite com sumo de 1 limão)
Um punhado de nozes
100 gr de coco ralado
100 gr de mirtilos

Numa tigela peneire e misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e uma pitada de sal fino. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura branca e fofa. Adicione aos poucos e um de cada vez, os ovos,  até estar totalmente incorporados. Lentamente, adicionar os ingredientes secos à mistura alternando com o buttermilk. Começar e terminar com os ingredientes secos. Por fim junte as bananas esmagadas com um garfo, o coco, as nozes e os mirtilos. Unte uma forma (eu usei rectangular) com manteiga e forre com papel vegetal. Deite na forma  a massa e por cima um pouco mais de mirtilos. Leve ao forno a 180º por 50 minutos (mas vai depender do vosso forno).  Nada como fazerem o teste do palito.







Beijinhos doces com amizade!!

Massa no Forno com Atum e Salmão Fumado e uma Pausa Forçada

Bom dia meninas!!!
Antes de ir ás coisas tristes e menos boas quero começar com a minha sugestão de hoje: mais uma bela forma de comer massa.
Quando quero algo apetitoso mas simples vem-me logo à ideia uma massa, depois é só juntar-lhe aquilo que tiver à mão...
Para esta fiz assim:
Cozi a massa al dente e que tinha no momento, escorria-a e coloquei-a numa travessa de ir ao forno. Adicionem depois o que tiverem no frigorífico: eu coloquei azeitonas pretas descaroçadas, atum e salmão desfiado. Piquei um alho e um ramo de salsa e coloquei por cima e de seguida cobri com bechamel e croutons.
Depois é só levar ao forno a gratinar e ficam com uma simples mas deliciosa refeição.




Bem e agora despeço-me com as noticias menos boas pois, infelizmente e contra a minha vontade, vou ter de fazer uma pausa forçada aqui na minha cozinha.
Não sei se por horas ou se por dias  enfim, isso vai depender do arranjo do meu PC (que confesso pressinto que o perdi)...Já imaginava que isto um dia podia acontecer mas nada fiz para me prevenir (tonta que fui) pois só guardava as fotos no meu PC onde as tinha (mais de uma centena) e acontece que é das fotos e das receitas que dependem os nossos blogues e por isso não faria sentido vir aqui só colocar a receita e sem nada ter para mostrar. Estou apreensiva quanto ao arranjo pois o pc nem sequer dá para abrir... acho que não há nada a fazer perdi mesmo tudo por isso, confesso que vou ter de começar do zero o que me desanima um pouco. A memória da minha máquina também tinha sido limpa pois já acumulava muita coisa o que por azar tinha sido feito à poucos dias o que me impossibilita de as recuperar também, enfim azares atrás de azares...
Esta receita que coloco hoje, tinha-a aqui, no PC do meu filhote Martim (no MAGALHÃES) e, de onde vos escrevo hoje, mas apenas por mero acaso mas pelo menos deu para me despedir com uma receitinha mas não gosto de mentir e agora, não tenho mesmo mais nada o que me deixa muito triste pois acreditem que tinham muitas e deliciosas partilhas para vos mostrar...
Beijinhos e não se esqueçam:
Posso estar ausente daqui mas estou no Facebook e nos vossos cantinhos sempre que puder por isso não se vêem livres de mim assim tão facilmente.
Espero a compreensão e que não se esqueçam desta amiga.....

Gratinado de Beringelas com Gambas

BOM DIA!!! E desde já vos desejo uma óptima semana.
Espero que tenham aproveitado da melhor maneira o vosso fim de semana. O meu foi passado a passear com a familia e, aproveitando os saldos, fiz também umas belas comprinhas.
Hoje como sugestão deixo-vos com um delicioso gratinado de beringelas e a que juntei umas gambas. O resultado?? Uma bela refeição é o que vos  digo....



Comece por lavar bem 2 beringelas com a casca. Corte-as em rodelas e salpique-as com bastante sal tape e reserve.
Coza 500gr de gambas com um pouco de sal e reserve um pouco da água. Entretanto faça o bechamel:
 
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
400ml de leite
100ml de água onde cozeu as gambas
Sal , pimenta e noz moscada q.b.

Leve ao lume um tachinho com a manteiga. Mal esta derreta junte a farinha e mexa energicamente até formar uma bola. Aos poucos deite os liquidos (leite e a água onde cozeram as gambas). Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Tempere com noz moscada, sal e pimenta .
Passe a beringela novamente por água para retirar todo o sal e escorra-a bem sobre papel absorvente.
 Aqueça o óleo numa frigideira e frite nele as beringelas até que fiquem douradinhas de ambos os lados.

 Coloque-as a absorver a gordura, sobre papel absorvente de cozinha e forre um tabuleiro de ir ao forno com as beringlas, espalhe por cima as gambas e cubra com o bechamel.
Polvilhe com queijo e leve ao forno a gratinar até ficar bem douradinho.
 



Beijinhos e BOA SEMANA para todas/os!!