quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

Bolas de Berlim no Forno

Olá meninas, BOM DIA!
Espero que estejam bem e, para ficarem ainda melhor , adoço-vos a boca com estas bolinhas de berlim feitas no forno e que os miudos adoraram e aqui a mamã também hehehe, ou não fosse eu uma gulosa por bolinhas de berlim ainda mais porque, sendo feitas no forno, sempre se tornam um pouco mais saudáveis mas igualmente deliciosas, isso vos garanto.
A receita foi-me gentilmente dada pela Telma, do blogue "Doces, Salgados & Cia"  a quem quero agradecer pois vai ficar guardada com muito carinho  e será para fazer muitas mais vezes...



























50 gr de fermento de padeiro
3,5dl de leite
700 gr de farinha
1 ovo e 2 gemas
100g de açucar em pó
80g de manteiga
Raspa de meio limão
Essência de Baunilha
Bage Cremin para o recheio
Açúcar em pó q.b. para polvilhar


Dissolva o fermento em dois decilitros de leite morno e adicione-o a 100 gr de farinha. Amasse bem e acrescente-lhes o ovo e as gemas, misturando bem. Deixe levedar num local aquecido, até formar bolhas à superfície. (30m)
Junte-lhe então o açucar em pó, o restante leite amornado com a manteiga, a raspa de limão, a essência de baunilha e a restante farinha.
Amasse bem e deixe a levedar (tapada), até atingir o dobro do volume.



Retire pequenas porções da massa e, com estas, molde pequenas bolinhas. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno a levedar mais um pouco, tapadas com um pano.





Leve ao forno pré-aquecido a 190º a cozer por 15/20 m. ou até ficarem douradinhas.
Retire do forno e, depois de frias, abra-as recheie-as com o creme e polvilhe-as com açúcar em pó a gosto.


Beijinhos e para todas desejo uma óptima Quarta-feira!!

terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012

Crumble de Pescada à minha moda!

Um dia destes tornei a fazer o Crumble de Pescada receita já aqui no blogue mas agora numa nova versão igualmente deliciosa... Experimentem que não vão arrepender-se.





























Filetes de pescada
1 alho francês
1 Courgette
Azeitonas pretas descaroçadas
2 a 3 pães pequenos e duros
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo
Limão
1 pacote de Molho Béchamel
Ketchup q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta moida q.b.

Tempere antecipadamente os filetes com sal, pimenta, gengibre, cardamomo e o sumo de limão.
Na picadora comece por picar o pão, depois o alho francês e a courgette, as azeitonas com o alho e a cebola, tudo separadamente e de forma grosseira.
Numa tigela larga juntar todos os ingredientes picados e envolver com azeite. Temperar de sal.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar um pouco de molho béchamel, os filetes bem escorridos da marinada. Cubra-os um pouco mais de béchamel e uns salpicos de ketchup.
Por fim polvilhe com a mistura de pão por cima.
Levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 30 minutos ou até a cobertura estar douradinha.


Beijokas e espero que gostem da sugestão de hoje!!

segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012

Bolo de Chocolate para o aniversário do João!!


Cá estou de novo agora para vos mostrar o bolinho de aniversário que fiz para o meu Joãozinho. 
Mas primeiro quero agradecer as vossas mensagens, tanto aqui como no facebook, obrigado pelo carinho e pelas felicitações, o João manda-vos um grande beijinho também.
Quem me conhece já sabe que, mesmo fazendo tudo com muito amor e gosto,  não levo o menor jeito e nem paciência para grandes decorações e aqui está um bolinho simples de chocolate com uma decoração igualmente simples.
A receita deste belo bolinho veio do "7 Gramas de Ternura" , eu apenas alterei a cobertura uma vez que era utilizado o chocolate branco e eu usei o queijo fresco Filadéfia com corante artificial para cobrir o bolinho.
Ainda não parti (depois mostro), mas dá para ver que deve ser delicioso e estou desejosa de o provar hehehe.
Obrigada Maria pela receita e pelo blogue lindo que tens e que eu adoro visitar...

Bolo:

1 tablete de chocolate de culinária Nestlé
200g manteiga
200g de açucar
200g de farinha
6 ovos
50g de amêndoa moida
1 c. chá fermento
Manteiga para untar

Cobertura:

1 embalagem de queijo fresco Filadéfia
150 gr de manteiga
100 gr de açúcar
Corante artificial (eu usei amarelo a cor preferida do Joãozinho)

Ligue o forno a 180º. Barre uma forma redonda com manteiga e polvilhe de farinha.
Parta o chocolate em pedaços e deite-o numa tigela, junte a manteiga e coloque a tigela em banho maria até que o chocolate derreta. Retire mexendo bem e deixe arrefecer.
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açucar até obter um creme fofo, junte o chocolate derretido e mexa. Junte a farinha, o fermento e a amêndoa. Mexa bem.  Finalmente junte as claras em castelo e misture muito bem. Deite na forma e leve ao forno 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido, retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e reserve.
Corte no sentido longitudinal e recheie com creme de chocolate da Nestlé.
Para a cobertura: bata o queijo com a manteiga amolecida e o açucar e umas gotinhas de corante artificial. Barre o bolo com este creme e leve ao figorifico.




Beijinhos e boa semana para todas!!

Aniversário do meu Joãozinho!!

Faz hoje três anos, dava há luz mais um menino maravilhoso. Mais um filho homem para se juntar aos três que já tinhamos e foi uma alegria, uma festa, um milagre pois para mim ser mãe é isso mesmo....um milagre e uma benção de Deus.
Quando falo em milagre ainda lhe aumento mais este substantivo, pois o João nasceu na mesma altura em que, ao meu marido era diagnosticado e descoberto o Linfoma e, se foram os filhos que nos deram mais força, ânimo para lutar e fazer seguir com a vida...foi especialmente o João que, por ser tão pequenino nos deu ainda mais motivos de luta, de garra e de força de viver.



Todos os dias agradeço a  Deus esta graça de ser mãe e só Ele sabe como este chamamento (de ser mãe) está sempre em mim.
Não fosse a idade e a vida e acreditem que ainda teria mais um filho. São eles que nos preenchem e dão sentido à nossa vida e é também a mais forte razão e prova de um amor forte e do tamanho do mundo que vivo com o meu marido F. hà 22 anos....
Mas hoje o dia é do meu menino Joãozinho e para ele desejo tudo o que uma mãe de melhor pode desejar:
SAÚDE, FELICIDADE, AMOR!!

Beijinhos meu anjo, estás a ficar um homenzinho lindo!!

sábado, 25 de Fevereiro de 2012

Crumble de Chocolate Branco com Manga e Framboesas!

Um crumble diferente mas delicioso e dedicado aos mais gulosos. 
A receita vem do "Fica, vai ter sobremesa" ao qual eu não resisti, um beijinho à Mirella e agradecer-lhe a partilha da receita.
Apenas fiz uma ligeira alteração à receita original, pois juntei-lhe um punhado de framboesas que tinha no figorífico...


Crumble : 

50g de farinha de trigo peneirada
50g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar
50g de amêndoa moída
Uma pitada de flor de sal (eu usei sal normal)

Recheio:

3 ou 4 mangas maduras 
2 limões pequenos
Framboesas qb.
40 gr de açúcar 
180 gr de chocolate branco
150 ml de natas
Uma pitada de cravo em pó

Primeiro prepare o crumble misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos, delicadamente. Não é para virar uma massa, e sim uma mistura granulada. Leve ao frigorífico por uma hora.
Forre uma forma de ir ao forno com papel vegetal, espalhe bem o crumble e leve ao forno pré-aquecido, 170°C por cerca de 12 minutos. Reserve.

Para o recheio, descasque e pique as mangas em cubos. Retire a casca de um dos limões e pique bem miudinho. Esprema os limões e reserve o sumo. Coloque os pedaços de manga numa frigideira grande antiaderente, em fogo alto, e regue com o sumo de limão. Acrescente depois, o açúcar e metade das cascas de limão picadinhas. Cozinhe por cerca de 4 minutos. mexendo sempre e delicadamente para não desmanchar as mangas. Desligue o lume e junte as framboesas mexendo ao de leve. Despeje numa forma.

Pique o chocolate branco em pedacinhos. Ferva as natas juntamente com a pitada de cravo em pó e o restante das cascas de limão. 
Desligue o lume e despeje este creme sobre o chocolate picado, aos poucos, mexendo sem parar até que o chocolate esteja completamente derretido e incorporado. Reparta este creme sobre as mangas, coloque o crumble reservado por cima e leve ao frigorífico.



Espero que gostem desta sugestão bem gulosa, 
beijinhos e bom resto de FIM DE SEMANA!

quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012

Bolo/Pão de Framboesas e Coco

  Olá amigas, BOA TARDE!

Hoje trago-vos uma receita que fiz num dia especial e, que reparei ainda não a ter aqui no meu blog "Receitas para a Felicidade", por isso fui buscá-la ao meu outro blogue e que voçês ainda devem lembrar hehehe, o já extinto, mas não apagado "Na Cozinha da Mariana" .
E ele aqui está, reciclado pois acho que merece estar aqui e ser destacado.
Espero que gostem ou o recordem...

A receita veio destes dois blogues, daqui do da Luisinha e que se tinha inspirado também ela no da Babette .
Gosto de ambos e é onde muitas e muitas vezes me inspiro. Tanto lhe podemos chamar de pão doce ou bolo, isso ficará ao vosso critério.
Eu apenas lhe fiz algumas ligeiras modificações:

200gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal
3 ovos
150 gr de açúcar
1 colher de café de flower power
1 copo de buttermilk (num copo pequeno de leite deite o sumo de um limão pequeno e aguarde dez minutos)
4 colheres de sopa de água morna
90 gr de coco ralado
90 gr de margarina derretida
Framboesas frescas q.b.

Numa tigela colocar o coco, o flower power e misturar com a água morna .
Misture, noutro recipiente, a farinha, o fermento e o sal. Com a batedeira bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Adicionar depois o buttermilk alternando com a farinha e envolver. Por fim, juntar a mistura de coco e a margarina misturando bem. Deite uma pequena camada de massa na forma (rectangular)e deite por cima as framboesas e cubra novamente com o resto da massa. Decore com mais framboesas enterrando-as na massa levemente. Levar a forno pré-aquecido a 180ºC numa forma rectangular já untada e polvilhada com farinha por 35 a 40 minutos.






Beijinhos e espero que tenham gostado! 

quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012

Barrinhas de Cereais com Doce de Framboesas e Passas

Bom dia a todas!
Hoje trago-vos uma receita saudável e que pode servir como "snack" a meio da manhã ou da tarde e são umas barrinhas irresistiveis.
Aproveito para, com esta receita,
  celebrar o primeiro aniversário do Suvelle Cuisine  .

Era pedida uma receita saudável e aqui está ela, espero que a Su goste...


80 gr de açúcar mascavado
125 gr de farinha de trigo
Meia colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
90 gr de aveia em flocos
1 colher de sopa de mistura de sementes de sésamo e linhaça
100 gr de manteiga amolecida
1 frasco de doce de framboesas Light
Passas q.b.

 Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma quadrada de preferência.
Numa tigela, misture o açúcar , a farinha, a aveia, as sementes de sésamo e a linhaça,o bicarbonato de sódio e o sal.
Acrescente a manteiga e vá mexendo até os ingredientes ficarem bem unidos mas maleáveis.
Ponha metade desta massa na forma pressionando para que fiquem bem coladinho ao fundo da forma. Cubra com a geleia de framboesa e as passas, menos nas pontas senão vai sair pelas bordas.
Ponha a restante massa bem espalmada sobre a geleia, apertando ligeiramente.
Leve ao forno por 35 a 40 minutos. Quando arrefecerem corte-as no formato desejado. (como não esperei o suficiente partiram-se um pouco hehehe).
Ficaram mesmo deliciosas!


Beijinhos, fiquem bem e tenham um ÓPTIMO DIA!!

terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012

Mousse de Abacate com Mel, Coco e Canela

Muito BOM DIA!!!
Hoje trago-vos uma mousse que me surpreendeu de tão deliciosa que ficou e posso dizer-vos que soube a pouco heehehe. Querem  a receita? Aqui está ela e toca a irem fazer pois é bem simples...

Com cuidado, cortem o abacate ao meio, rejeitem o caroço e retirem a sua polpa, conservando a casca intacta.
Na picadora deitem a polpa do abacate e adoçem com o mel a vosso gosto.Triturem até conseguirem um creme espesso.
Torne a deitar o creme na casca, polvilhem com coco ralado e levem ao figorifico.
No momento de servir, polvilhem com canela em pó.
Uma delicia hummmm!!


Beijinhos e um Optimo dia para todas/os!!

segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012

Lacinhos no Forno com Frutos do Mar e Salmão Fumado

BOM DIA!!
Começa mais uma semana e continuamos sem chuva, o que já se mostra preocupante....
Aqui no Porto os dias começam frios mas depois, aquece dando vontade de ir passear até ao mar e apanhar um rico sol. 
À noite arrefece outra vez e nada como uma comidinha de forno como esta massa que vos trago hoje que, mesmo sendo tão simples de executar, é uma das minhas preferidas.



























Cozer uma massa ao vosso gosto (eu usei lacinhos), fazer um belo refogado com tomate, cebola e alho. 
Juntar ao tomate os frutos do Mar e deitar numa travessa de ir ao forno, cobrir com a massinha escolhida. Sobre a massa deitar um pacote de natas e polvilhar com queijo mozarella. Levar ao forno a gratinar.
Vêem? Nada mais simples pois não..
(Acompanhei ainda com salmão fumado que o meu marido adora.)

Beijinhos e tenham uma boa semana!! 

sábado, 18 de Fevereiro de 2012

Foguetes de Amarante

 Olá Boa Tarde!!
Hoje trago-vos um doce conventual que são os que eu mais aprecio.
Vi esta receita num livro da Bimby sobre doces conventuais (e não foi o facto de não ter Bimby que me impediu de os fazer na mesma) e como tinha umas folhas de obreia para gastar e que tinha comprado na casa JANUÁRIO, aqui no Porto, logo me pús a fazer estes deliciosos foguetes.



Juntar às folhas de Obreia ovos moles dá-se o casamento doce e perfeito...




250 gr de açúcar
8 gemas e 1 ovo
125 gr de amêndoa moída
1 Folha de Obreia


Leve ao lume o açúcar com um pouco de água e deixe ferver até fazer ponto de espadana. Junte as amêndoas peladas e raladas (eu usei farinha de amêndoa) e deixe cozer até engrossar. 
Retire do lume e, depois de frio, adicione os ovos. Mexa muito bem e leve novamente a lume brando, mexendo sempre, para cozer os ovos.
Corte as folhas de obreia em quadrados com 6 cm e, com um pano molhado em água fria, humedeça-os individualmente. À medida que o vai fazendo, coloque o recheio com o preparado anterior, bem frio, enrolando em forma de charuto. Sirva-os polvilhados com açúcar em pó.



Não estão perfeitos mas são uma verdadeira delícia.....
BEIJINHOS E BOM RESTO DE FIM DE SEMANA!!

sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012

Tagliatelle de Laranja com Molho de Ricota

Boa tarde a todas, e desde já um Óptimo Carnaval.
Esta é uma época, a que eu pessoalmente não ligo muito, mas respeito quem gosta e faça por se divertir....
A vida também não anda propriamente para graças ou para ter motivos para grandes festejos mas, esqueçamos por uns dias os tempos difíceis porque passa o país, e finjamos que isto não passa tudo de uma grande partida, hehehe. 

Hoje, trago-vos uma receita com a qual participo no desafio da Laranjinha do Cinco Quartos de Laranja que comemora seis anos de existência.
Parabéns a este grande blog e à pessoa que está por detrás dele....

Era pedida uma receita que levasse laranja e aqui está a minha participação:




300 g de farinha
2 ovos
3 laranjas
100 g de ricota
40 g de manteiga (usei Becel)
1 colher de sopa de leite
1 pitada de sal
Pimenta q.b.
Salsa picada q.b.

Lave bem as laranjas e rale duas delas. Da terceira, em vez de ralar, retire tirinhas de casca e escalde-as durante 2 minutos em água a ferver.
Esprema duas laranjas e coe o sumo.
Coloque a farinha sobre a bancada, polvilhe com o sal e no meio coloque os ovos.
Polvilhe com a casca ralada de laranja e começar a amassar bem todos os ingredientes com a ponta dos dedos.
Em seguida, adicione o sumo de laranja (uma colher de sopa de cada vez, de modo a que a quantidade de líquido não exceda o necessário para dar à massa a consistência certa).
Continue a amassar até que ela se torne lisa e elástica.
Faça uma bola e deixe descansar por meia hora, tapada.



Em seguida, divida a massa em pedaços e estenda-a na máquina, de forma a criar placas finas.
Corte depois na largura que desejar.
Coloque a ferver, uma panela com água e temperada de sal, e coza a massa por 1 minuto.














Para o molho:

 

Mexa a ricota e envolva-a com o leite e o sumo de uma laranja, coado por um passador.
Derreter a manteiga com os fios de laranja até que ela absorva bem o sabor.
Misture a ricota e mexa por alguns minutos. Temperar de sal, pimenta e salsa picadinha.
Despeje 1 colher de sopa de água da cozedura da massa para soltar o molho e cubra com ele a massa.





Beijinhos e tenham um excelente FIM DE SEMANA! (divirtam-se)

quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012

Empadão de Alheira com Lombarda

Olá, boa tarde a todas. Aqui estou eu com mais uma sugestão e que superou as minhas expectativas de tão bom que estava, de tão bem que me soube...


2 chávenas de arroz 
4 chávenas de caldo de legumes (a ferver)
2 alheiras Tópitéu

Couve Lombarda bem lavada e ripada
3/4 ovos 
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 fio de azeite
Sal qb 
 

Pré-aquecer o forno nos 200º. 
Untar um recipiente de forno com manteiga. 
Num tacho, faça um ligeiro refogado com a cebola picada e o alho. Quando alourar junte a couve lombarda  ripadinha e bem lavada e escorrida. Mexa e adicione o arroz também bem lavado e escorrido. Deite sobre eles o caldo de legumes (o dobro do arroz).

Saltear  numa frigideira e num pouco de azeite 1 dente de alho picadinho. Abrir a pele da alheira, através de um corte a todo o comprimento, e retirar o recheio para a frigideira e desfazendo com a ajuda de um garfo.Deixe que amoleça e frite um pouco e retire. 
Numa travessa de ir ao forno façar uma camada com metade do arroz com lombarda. 
Espalhar o recheio da alheira por cima e cobrir com uma nova camada de arroz. 
Deite os ovos inteiros por cima do arroz e levar ao forno até ficar dourado, cerca de 20 minutos. 





Alheiras Topitéu








Beijinhos e espero que gostem!!

quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012

Filetes de Pescada com Molho Camembert

Boa Tarde a todas/os.
Hoje como sugestão deixo-vos este peixinho delicioso cuja receita tirei do site da Pescanova.
Adorei  sobretudo o molho e espero que gostem também...




























1 embalagem de Filetes Pescada PESCANOVA
2 c. de sopa de manteiga
sumo de 1 limão
sal e pimenta q.b.
250 g de queijo Camembert
2 ovos
1,5 dl de natas


Tempere os filetes com sal, pimenta e sumo de limão e deixe-os repousar 15 minutos. Coloque-os num tabuleiro e pincele-os com a manteiga derretida. Leve ao forno pré-aquecido e deixe cozinhar 12 minutos.
Entretanto, prepare o molho de Camembert, cortando o queijo em pedaços que vão a derreter em banho-maria, mexendo ligeiramente. Quando o queijo estiver derretido, junte as natas e as gemas e mexa bem.
Bata as claras em castelo firme e incorpore-as delicadamente no molho. Retire do lume. Coloque os filetes num prato e cubra-os com o molho de Camembert.
Acompanhei com arroz de ervilhas e cenoura.


terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012

Doce Paixão

Porquê este nome? Pois porque sim hehehe, e porque o amor é e deve ser vivido, dessa forma, não só hoje mas todos os dias...


Este doce surgiu pela vontade de agradar aos meus 5 homens cá da casa, os meus amores, a minha paixão que são o meu marido e os meus 4 filhos.
Vem hoje bem  a propósito e só vos digo que é explosivo hehehe mas o amor não deve ser assim também?? E depois dias não são dias e hoje podemos entregar-nos a um desvario, verdade??...

Aqui fica a receita:

1 lata de leite condensado
1 folha de gelatina neutra
4 ovos
1 tablete de chocolate branco
2 colheres de sopa de manteiga
1 gelatina de morango

Numa panela de pressão coloque a lata de leite condensado a cozer por uma hora. Retire (deve ficar de cor acastanhada), junte a folha de gelatina neutra (previamente demolhada e depois de escorrida derreter numa colher de sopa de água no microondas), as 4 gemas e mexa bem ou com a ajuda da batedeira.
Bata as claras em castelo e junte delicadamente à mistura. Reserve.
Em banho-maria derreta o chocolate branco (deve ser de boa qualidade) com a manteiga. Reserve.
Faça a gelatina de morango conforme a embalagem descreve e leve ao frigorífico a solidificar.
Numa taça ou tacinhas pequenas deite um pouco do creme de chocolate branco e deixe que solidifique um pouco no frigorífico. Depois deite por cima um pouco do creme de leite condensado e assim sucessivamente. Enfeite com corações de gelatina (usei um cortador de bolachas).
Guarde no frigorífico até à hora de servir.





























Beijinhos doces e..portem-se mal hehehe!!

segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012

Rolinhos de Canela e de Compota de Laranja/ Orange and Cinammon Rolls

Bom dia e Boa semana para todas é o que vos desejo...
Hoje trago-vos, e para começar bem a semana, mais uma experiência que resultou bem e que todos gostaram e nem sequer deixaram que arrefecesse por completo para os devorarem.
Impossível comer só um pois são tão bons hummmm.... Fica então aqui a minha sugestão de hoje:


200 gr de farinha de trigo Branca de Neve com fermento (para bolos)
50 gr de açúcar
1 pitada de sal
50 gr de margarina
80 ml de leite
2 Ovos
5 gr de fermento seco para pão
20g de água morna

Recheio:
Açúcar amarelo q.b.
Canela em pó q.b.
Uma pitada de noz moscada
Margarina amolecida para espalhar na massa (cerca de 1 colher de sopa)
Compota de Laranja

Misture o açúcar com a canela e a noz moscada.Reserve.
Coloque na máquina de fazer pão, a água morna com o fermento para que dissolva ligeiramente, depois os ovos batidos com o leite, a farinha, o açúcar, o sal e a margarina. Escolha o programa "Pasta para Massa" (15m.).  Findo o tempo retire e coloque a massa numa tigela e cubra com película transparente e deixe fermentar até que dobre de volume.
Depois de fermentada, coloque a massa numa mesa enfarinhada e estique-a. Espalhe margarina amolecida na superfície da massa, espalhe o recheio em cima da margarina.Eu fiz metade da massa com a mistura de canela e outra metade com a compota de laranja.
Enrole a massa sem forçar e corte em tiras nem muito finas nem muito grossas. Coloque os rolinhos numa forma untada com margarina e forrada com papel vegetal. Pincele a superfície com ovo batido (eu esqueci-me e não pincelei) e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 20 minutos +ou-.


Beijinhos e, aproveito para uma vez mais, agradecer as vossas visitas e comentários.
BOA SEMANA!!

sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012

Pão de Ló com Maçã

BOM DIA!
Hoje esta vossa amiga, e em jeito de despedida de fim de semana, traz-vos um bolo delicioso e espero que vos contagie e o façam pois não vão arrepender-se...ADOREI!!!


3 ovos inteiros
2 gemas
150 gr de açúcar
120 gr farinha c/ fermento (Branca de Neve FLOR)
4 Maçãs 
Raspa e sumo de limão
Canela em pó q.b.

Comecem por aquecer o forno a 180º C.
Bater dentro de uma tigela alta, os ovos inteiros, as gemas e o açúcar, até obter um creme fofo e espumoso.
Peneirar a farinha e envolver levemente na mistura anterior.
Descascar e cortar em pedaços,  a maçã,  regar com o sumo e a raspa de limão e a canela em pó. Coloque-a no fundo de uma forma redonda e sem buraco. Verter a massa por cima da fruta e leve ao frigorífico por uma hora a repousar.
Após esse tempo leve finalmente ao forno (até o palito sair seco). 
Enfeitar com açúcar em pó e tirinhas de casca de maçã.






Beijinhos e tenham um DOCE FIM DE SEMANA!!

quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012

Risoto Campestre

Tal como não me canso de massas também não me canso de um belo risoto e aqui está mais um que me encheu as medidas...






180 gr de Cogumelos frescos 
Caldo de legumes q.b.
2 dentes de alhos picados
1 cebola picada
50 gr de manteiga
250 gr de risoto: 250 g
Tomates cereja q.b.
Folhinhas de Espinafres q.b.
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de vinho branco: q.b. 


Laminar os cogumelos frescos.
Fazer um refogado com a manteiga, a cebola e o alho.
Juntar primeiro o arroz e alourar, depois o vinho branco e os cogumelos. Quando o vinho evaporar, cobrir de novo o arroz com caldo de legumes, previamente fervido.
À medida que o caldo vá evaporando junte nova quantidade para cobrir e repetir mais 1 vez.
Quando estiver cozido, mas ainda com caldo, ligar com manteiga, os tomates cereja e as folhas de espinafres. Adicionar o parmesão ralado e temperar a gosto.
Se necessário adicionar mais caldo ou água. O risoto deve ficar a cair da colher. Polvilhar com mais queijo e servir de imediato.
Espero e desejo, que tenham uma FELIZ QUINTA-FEIRA, 
beijinhos!