Pin It button on image hover

Bolo de Courgette e Maçã

Neste mundo virtual, quase todos os dias conhecemos pessoas fabulosas e que nos marcam por este ou aquele motivo e, foi devido à doença do meu marido (Linfoma Folicular Indolente), que conheci o blog da querida Victória Parente pois ela, corajosamente passou pelo mesmo que o meu marido ainda passa pois ainda continua em tratamentos.
Graças a Deus Victória lutou e conseguiu vencer o Linfoma. Se tiverem curiosidade em saber mais sobre esta doença visitem o blog da Victória.
Agradeço-lhe eternamente pelo seu blog tão útil a quem, até aquela altura, desconhece a doença pois ali descobrimos mais do que os médico nos diziam ou informavam sempre em linguagem pouco perceptível. E, em horas desesperadas em que precisamos de algo ou alguém que nos transmita o seu saber, nos dê o seu testemunho, transmita força, fé e coragem ela conseguiu isso comigo e com o meu marido.
Por tudo isto OBRIGADA Victória e, em forma de homenagem, te ofereço este singelo bolinho.
Beijos amiga e que continues assim sempre cheia de força, saudável, com esse sorriso e olhar lindo e com uma eterna FELICIDADE !!







Aceitem voçês também este bolo para acompanhar, quem sabe, uma bela chávena do vosso chá preferido. Aceitam??

3 ovos
200 gr de manteiga 
1 courgette pequena
1 maçã
200 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
220 gr de açúcar 
Raspa de 1 limão

Pré-aqueça o forno a 180º c. Untar a forma (usei rectangular) com manteiga e polvilhar com farinha.
Bata a manteiga com o açucar, junte depois os ovos batidos ligeiramente. Misture depois a farinha, o fermento em pó e o açúcar. Rale a courgette e a maçã, descascadas, grosseiramente e a raspa de limão. Adicione a farinha e o fermento e mexa até conseguir uma massa bem homogénea. Deite na forma e leve ao forno por 45/50 m.

Retire e quando arrefecer deite a seguinte calda por cima:

Sumo de limão envolvido em açucar em pó e corante de cor a gosto.

 Não ficou muito bonito de aspecto visual mas garanto-vos que é uma delicia....



Beijinhos e BOM FIM DE SEMANA!!

Tarte de Limão

Boa Tarde a todas/os.
Hoje mais uma receita muito gulosa.
Não sei se a nossa querida Hélia, gosta de limão, de tartes mas a receita de hoje, é-lhe totalmente dedicada (como forma de agradecimento e ela sabe porquê hehehe).
Espero que gostem também, é um verdadeiro manjar dos deuses...


Massa:
150gr de farinha (mais um pouco para polvilhar)
25 gr de açúcar
125 gr de margarina vegetal em cubos
1 colher de sopa de água

Recheio:
150 ml de natas
100 gr de açucar em pó
4 ovos
2 colheres de sopa de leite condensado
Casca ralada de 3 limões
175 ml de sumo de limão
Açucar em pó para polvilhar


Coloque a farinha e o açúcar numa taça, junte a margarina e trabalhe-a  com os dedos até obter uma mistura esfarelada. Junte a água. Misture até obter uma massa homogénea  e moldável.
Envolva em película aderente e leve ao figorífico por 30m.
Tenda a massa numa superfície enfarinhada e estenda-a de modo a que caiba numa forma de quiche ou tarteira. Pique  a massa com um garfo e leve-a ao figorífico por mais 30m.
Coloque papel de alumínio sobre  a massa na forma e cubra com feijões secos. Deixe cozer no forno pré-aquecido a 190º durante 15m. Passado esse tempo retire o alumínio e os feijões e coza a massa por mais 15 m.

Entretanto faça o recheio:
Misture bem as natas com o leite condensado, o açúcar, os ovos, a raspa e o sumo de limão. Coloque a mistura dentro da tarte, com cuidado para não verter. Coza por 20m. ou até que o recheio assente. Deixe arrefecer, retire da forma e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.



Beijinhos  e espero que gostem!!

Bolas de Berlim no Forno

Olá meninas, BOM DIA!
Espero que estejam bem e, para ficarem ainda melhor , adoço-vos a boca com estas bolinhas de berlim feitas no forno e que os miudos adoraram e aqui a mamã também hehehe, ou não fosse eu uma gulosa por bolinhas de berlim ainda mais porque, sendo feitas no forno, sempre se tornam um pouco mais saudáveis mas igualmente deliciosas, isso vos garanto.
A receita foi-me gentilmente dada pela Telma, do blogue "Doces, Salgados & Cia"  a quem quero agradecer pois vai ficar guardada com muito carinho.   Adaptei ligeiramente e será para fazer muitas mais vezes.



























50 gr de fermento de padeiro
3,5dl de leite
600 gr de farinha
1 ovo e 2 gemas
100g de açucar em pó
80g de manteiga
Raspa de meio limão
Essência de Baunilha
Bage Cremin para o recheio
Açúcar em pó q.b. para polvilhar


Dissolva o fermento em dois decilitros de leite morno e adicione-o a 100 gr de farinha. Amasse bem e acrescente-lhes o ovo e as gemas, misturando bem. Deixe levedar num local aquecido, até formar bolhas à superfície. (30m)
Junte-lhe então o açucar em pó, o restante leite amornado com a manteiga, a raspa de limão, a essência de baunilha e a restante farinha.
Amasse bem e deixe a levedar (tapada), até atingir o dobro do volume.



Retire pequenas porções da massa e, com estas, molde pequenas bolinhas. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno a levedar mais um pouco, tapadas com um pano.





Leve ao forno pré-aquecido a 190º a cozer por 15/20 m. ou até ficarem douradinhas.
Retire do forno e, depois de frias, abra-as recheie-as com o creme e polvilhe-as com açúcar em pó a gosto.


Beijinhos e para todas desejo uma óptima Quarta-feira!!

Crumble de Pescada à minha moda!

Um dia destes tornei a fazer o Crumble de Pescada receita já aqui no blogue mas agora numa nova versão igualmente deliciosa... Experimentem que não vão arrepender-se.





























Filetes de pescada
1 alho francês
1 Courgette
Azeitonas pretas descaroçadas
2 a 3 pães pequenos e duros
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo
Limão
1 pacote de Molho Béchamel
Ketchup q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta moida q.b.

Tempere antecipadamente os filetes com sal, pimenta, gengibre, cardamomo e o sumo de limão.
Na picadora comece por picar o pão, depois o alho francês e a courgette, as azeitonas com o alho e a cebola, tudo separadamente e de forma grosseira.
Numa tigela larga juntar todos os ingredientes picados e envolver com azeite. Temperar de sal.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar um pouco de molho béchamel, os filetes bem escorridos da marinada. Cubra-os um pouco mais de béchamel e uns salpicos de ketchup.
Por fim polvilhe com a mistura de pão por cima.
Levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 30 minutos ou até a cobertura estar douradinha.


Beijokas e espero que gostem da sugestão de hoje!!

Bolo de Chocolate para o aniversário do João!!


Cá estou de novo agora para vos mostrar o bolinho de aniversário que fiz para o meu Joãozinho. 
Mas primeiro quero agradecer as vossas mensagens, tanto aqui como no facebook, obrigado pelo carinho e pelas felicitações, o João manda-vos um grande beijinho também.
Quem me conhece já sabe que, mesmo fazendo tudo com muito amor e gosto,  não levo o menor jeito e nem paciência para grandes decorações e aqui está um bolinho simples de chocolate com uma decoração igualmente simples.
A receita deste belo bolinho veio do "7 Gramas de Ternura" , eu apenas alterei a cobertura uma vez que era utilizado o chocolate branco e eu usei o queijo fresco Filadéfia com corante artificial para cobrir o bolinho.
Ainda não parti (depois mostro), mas dá para ver que deve ser delicioso e estou desejosa de o provar hehehe.
Obrigada Maria pela receita e pelo blogue lindo que tens e que eu adoro visitar...

Bolo:

1 tablete de chocolate de culinária Nestlé
200g manteiga
200g de açucar
200g de farinha
6 ovos
50g de amêndoa moida
1 c. chá fermento
Manteiga para untar

Cobertura:

1 embalagem de queijo fresco Filadéfia
150 gr de manteiga
100 gr de açúcar
Corante artificial (eu usei amarelo a cor preferida do Joãozinho)

Ligue o forno a 180º. Barre uma forma redonda com manteiga e polvilhe de farinha.
Parta o chocolate em pedaços e deite-o numa tigela, junte a manteiga e coloque a tigela em banho maria até que o chocolate derreta. Retire mexendo bem e deixe arrefecer.
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açucar até obter um creme fofo, junte o chocolate derretido e mexa. Junte a farinha, o fermento e a amêndoa. Mexa bem.  Finalmente junte as claras em castelo e misture muito bem. Deite na forma e leve ao forno 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido, retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e reserve.
Corte no sentido longitudinal e recheie com creme de chocolate da Nestlé.
Para a cobertura: bata o queijo com a manteiga amolecida e o açucar e umas gotinhas de corante artificial. Barre o bolo com este creme e leve ao figorifico.




Beijinhos e boa semana para todas!!

Aniversário do meu Joãozinho!!

Faz hoje três anos, dava há luz mais um menino maravilhoso. Mais um filho homem para se juntar aos três que já tinhamos e foi uma alegria, uma festa, um milagre pois para mim ser mãe é isso mesmo....um milagre e uma benção de Deus.
Quando falo em milagre ainda lhe aumento mais este substantivo, pois o João nasceu na mesma altura em que, ao meu marido era diagnosticado e descoberto o Linfoma e, se foram os filhos que nos deram mais força, ânimo para lutar e fazer seguir com a vida...foi especialmente o João que, por ser tão pequenino nos deu ainda mais motivos de luta, de garra e de força de viver.



Todos os dias agradeço a  Deus esta graça de ser mãe e só Ele sabe como este chamamento (de ser mãe) está sempre em mim.
Não fosse a idade e a vida e acreditem que ainda teria mais um filho. São eles que nos preenchem e dão sentido à nossa vida e é também a mais forte razão e prova de um amor forte e do tamanho do mundo que vivo com o meu marido F. hà 22 anos....
Mas hoje o dia é do meu menino Joãozinho e para ele desejo tudo o que uma mãe de melhor pode desejar:
SAÚDE, FELICIDADE, AMOR!!

Beijinhos meu anjo, estás a ficar um homenzinho lindo!!