Pin It button on image hover

Hamburguer de Arroz e Legumes com Delícias do Mar.

Aceitei de imediato o desafio da querida Mané do blog "O Bolo da Tia Rosa" quando propôs uma receita de arroz para festejarmos o primeiro aniversário do seu blog.
Aqui está a receita Mané que traz com ela uma história muito simples e foi feita com carinho para festejarmos todas/os. Uma vez mais PARABÉNS pelo aniversário do blog!

Sou uma mãe de 4 filhotes e aqui nesta casa não há espaço para tristezas, monotonias e nem rotinas e o mesmo se passa com a alimentação pois todos os dias tenho de colocar a mesa para seis e tentar ao maximo agradar a todos.
O amor para começar e depois, ingredientes que todos comam e apreciem...
Mas uma coisa é certa, os legumes serão sempre os legumes. Aquele alimento que nunca agrada a todos- Mas nesta versão (hamburguers), e vá lá saber-se porquê todos comem. Um dia coloco cenouras aos pedacinhos, noutros alho Francês, espinafres e assim, tão bem camuflado, todos gostam e é vê-los a deliciarem-se de forma saudável.
E que mãe não se sente feliz com isso?...





1 chávena de arroz cozido
Delícias do Mar picadas
1 Alho francês (parte branca)
1 courgette (sem as sementes)
Salsa Picada
2 dentes de alho
Sal, pimenta, cominhos q.b
Sumo de limão
1 ovo
1 colher de sobremesa de molho de basilico (pesto)
Azeite q.b.

Numa tigela coloque o arroz cozido e os restantes ingredientes picadinhos e envolva com o ovo ligeiramente batido. Tempere de sal, pimenta e aromatize com um pouco de cominhos. Leve ao figorifico por 30m para que todos os ingredientes possam tomar gosto e envolver todos os sabores.
Ligue o forno a 180º.
Forme pequenas bolinhas e achate dando a forma de hamburguers. Coloque numa forma de ir ao forno, previamente untada com azeite, borrife os hamburguers com um pouco de azeite também e leve por 25m. até ficarem tostadinhos.

E agora vou para a festa que a Mané já nos espera e não deve querer que ninguém chegue tarde hehehe.



Espero que gostem da sugestão também,
BEIJINHOS!

Profiteroles...

BOM DIA!!
Hoje, e para terminar como sempre a semana bem docinha, trago-vos os profiteroles que tornei a fazer pois são VICIANTES...



Quem sabe não vos contagie a fazerem também:

2,5dl de água
75g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
175g de farinha
3 a 4 ovos

Deite num tacho a água com a margarina, a casca de limão e o sal. Quando a água ferver, adicione a farinha de uma só vez e retire do lume batendo bem.
Leve novamente ao lume para que seque mas sem parar de mexer e até formar uma bola que se separe das paredes do tacho.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Adicione depois os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Continue a bater até a massa obter brilho.
Com a ajuda de um saco de pasteleiro disponha a massa em montinhos num tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel vegetal.
Levar a cozer em forno quente 10 minutos e depois reduza o calor para médio e deixe a massa secar com a porta do forno entreaberta. A massa estará cozida quando deixando cair um bolinho este faça um som seco.
Recheei e cobri com calda quente de chocolate!!

BEIJINHOS e  BOM FIM DE SEMANA para todas/os!

Lasanha de Courgette e Cogumelos

A lasanha é sempre uma deliciosa sugestão podendo nós rechear com o que mais gostarmos.
Esta  que vos trago hoje foi feita apenas com courgette e uns cogumelos. Mais ligeira mas muuuuuito apetitosa.


Faça um refogado ligeiro com cebola, alho e azeite. Quando estiver douradinho e a cebola transparente junte os cogumelos e refresque com um pouco de vinho branco.
Corte tiras fininhas de courgette cortando no sentido do comprimento e reserve.
Numa travessa de ir ao forno coloque um pouco de bechamel e cubra com uma placa de lasanha. Por cima os cogumelos, tiras de courgette e um pouco de ketchup siga estes passos sucessivamente até acabar o recheio, sendo que a última deve ser de massa.
Finalmente cubra com mais um pouco de bechamel, molho de basílico/pesto, queijo mozarela ralado e leve ao forno a gratinar...



Um miminho vindo da Suíça

BOM DIA!!
Não imaginam a minha alegria quando ontem, recebi a visita do carteiro, com um miminho para mim. Afinal quem não gosta de receber presentes?
Fui seleccionada num passatempo que a querida Telma realizou lá no seu blog e o prémio era uma farinha mas ela não se contentou e ainda me enviou mais uns miminhos como podem ver aqui na foto:

OBRIGADA TELMA !
... um dia destes lá darei gasto à farinha com um belo pãozinho brioche, está prometido e mostrarei depois aqui.
Aproveito também para dizer que ela está com outro grande desafio agora, o de PÁSCOA, espero que aceitem  também respondendo a um questionário lá no seu blog, podem consultar as regras  aqui.
Beijinhos!!

Crepes Suzette

Ao aceitar o desafio da querida Bárbara do blog "Arco Íris Na Cozinha", não sabia qual a receita que me tocaria executar e partilhar.
O desafio consistia em confeccionar uma receita surpresa, enviada por ela para o nosso email,  receita essa que teria depois de ser por nós confeccionada e publicada no blog.



Ao abrir o email deparei então com a receita escolhida por ela para eu fazer, e vejam só o que me calhou: 
"Crepes Suzette"

Pois eles aqui estão Bárbara, deliciosos e acabadinhos de fazer...



  
1 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
100 grs de farinha
100 grs de margarina
125 ml de água
125 ml de leite
3 ovos

Para o molho:

100 grs de açúcar
2 laranjas
2 dl de sumo de laranja
4 cl de brandy (eu não usei)
1 dl de sumo de limão
80 grs de margarina

Crepes:
Misture a farinha, o leite, a água, o sal e o açú­car e bata até obter uma massa fina e homogénea.
Junte os ovos e continue a bater até que se incorporem totalmente. Deixe a massa repou­sar, tapada com um pano, pelo menos durante 1 hora, em lugar fresco.

Ponha uma frigideira sobre lume médio e deite 2 colheres de margarina derretida, espalhando-a bem por toda a superfície.
Com uma colher grande, deite um pouco de massa na frigideira e espalhe-a bem, in­clinando o recipiente. Vire o crepe quando estiver dourado. Conserve-os ao calor, à medida que os for fazendo.

Para o molho:
Numa frigideira larga e plana, deite o açucar e deixe que derreta até ganhar um leve tom de caramelo, deite sobre ele os sumos de laranja e de limão coados, e as raspas de laranja. Mexa e deixe que o molho diminua e ganhe uma textura semelhante à de um xarope.
Com o lume no mínimo, junte a manteiga e, mal derreta coloque 4 a 8 crepes do­brados em quatro no molho. Dê-lhes algumas voltas e vá regando com a calda.  Sirva de imediato.

Opcional: Retire o recipiente do lume e flameje-os com o brandy ou outra (Curaçon,o Marc de Champagne. (Esta regra eu não segui).

Espero que gostem!

 Beijinhos e TENHAM UMA OPTIMA QUARTA-FEIRA!!

Iogurtes de Leite Condensado e Café

Confesso que no Inverno a iogurteira entra em estado de hibernação pois não apetecem tanto os iogurtes (vá-se lá saber porquê). Mas a verdade é que, ao contrário do Verão em que todos os comem, agora só eu os aprecio e vou comendo. 
Mas, com o calor que tem feito, e como nem parece que estamos em pleno inverno, ao lanche já vão sabendo muito bem...
A receita destes iogurtes deliciosos, veio do blog da Catarina o "Vai uma Fatia?"


Na receita dela os iogurtes levavam uma lata inteira de leite condensado eu, mesmo sendo gulosa hehehe, optei por adicionar só metade da lata. 
Ficaram uma delicia e super cremosos como podem ver...


1 iogurte grego

1 l de leite gordo
1/2 lata de leite condensado
1 colher (sopa) rasa de café em pó

Aquecer o leite com o café mas sem deixar que ferva e reservar.
Misturar muito bem o leite condensado com o iogurte mexendo com fouet, aos poucos ir juntando o leite com café.
Verter a mistura nos copinhos, levar à iogurteira entre 8 a 10 horas e depois ao frigorifico.


Beijinhos, e tenham todas/os uma optima Terça-Feira!!

Ninho de Batata com Grelos Bacon e Ovo

Ora muito bom dia a todas!
Mais um fim de semana que passou e aqui fica mais uma receita que espero, seja do vosso agrado...
Puré de batata q.b. (dependerá para quantas pessoas vai ser servido)
1 molho de grelos
2 dentes alho
Ovos q.b
 Bacon em pedaços


Faça o puré e reserve.
Levar ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e o alho esmagado, juntar os grelos bem lavados, escorridos e cortadinhos. Deixar que amoleçam por alguns minutos.
Em travessas pequenas de ir ao forno, construa pequenos ninhos com o puré cobrindo o fundo e os lados. Dentro de cada ninho, deite os grelos salteados e por cima um ovo.
Entretanto numa frigideira leve a saltear um pouco de bacon em pedacinhos. Cubra o puré com os pedaços de bacon e leve ao forno até os ovos cozinharem. (eu descudei-me ao telefone e ficou um pouco de tempo a mais hehehe).
Uma receita que apreciei imenso apesar de simples.


Fonte da Receita AQUI
Beijinhos e tenham uma optima semana!