Pin It button on image hover

Papas de Aveia com Coco e Mirtilos

BOM DIA!
Hoje comemora-se o dia das crianças e nada melhor para deixar como sugestão do que algo que a elas está muito ligado: umas papinhas deliciosas, que acham?
À aveia juntei o coco e os mirtilos, reguei com compota e leite de coco e aqui estão elas:
























Leve ao lume a quantidade de leite que quiser (vai depender de quantos se vão servir destas belas papinhas). Quando ferver junte a aveia em flocos, açúcar a gosto, coco ralado e um punhado de mirtilos. Assim que engrossar retire e reserve.
Num tachinho com um pouquinho de água junte mais um punhado de mirtilos. Assim que ferver e estes rebentarem criando uma compota, apague.
Deite as papas onde vai servir, regue com um pouco de leite de coco, a compota e se quiser sirva também com amêndoas laminadas.
Uma verdadeira delicia tanto a um pequeno almoço, como para degustar ao lanche.



Receita baseada e inspirada daqui

Focaccia com Cebola Caramelizada, Tomate e Queijo Cabra

Bom dia queridas amigas, seguidores e/ou visitantes.
Hoje, tenho como sugestão para partilhar, mais uma fofa e apetitosa focaccia.
Sempre que ao jantar quero algo leve para depois de uma sopinha (coisa que aqui nunca falta), opto ou por uma quiche, umas bruschettas ou a focaccia, alternando apenas nos ingredientes.
Desta vez usei o tomate seco e a cebola caramelizada e mais uma vez não desiludio ninguém e foi devorada até ao ultimo pedaço.




1 pacote de fermento seco
1 chávena de água morna
1 colher de chá de mel
2 1/2 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal (dividido)
1/2 chávena mais 1 colher de sopa de Azeite (dividido)
1 cebola grande cortada em rodelas finas
Tomates secos q.b.
Alecrim fresco
1 Queijo de Cabra (usei Palhais)
 1/3 chávena de queijo parmesão ralado

Na cuba da MFP (máquina de fazer pão), deite o fermento, a água morna e o mel. Deixe descansar até que surjam bolhas na superficie, cerca de 10 minutos.
Junte a farinha, 1/4 de chávena de azeite e 1 colher de chá de sal.. Escolha o programa amassar (15 m.). Retire e coloque a massa numa tigela levemente untada com azeite, cubra com um pano ou pelicula transparente e deixe descansar em local aquecido até a massa dobrar de tamanho, cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 220º.
Retirar a massa da tigela e colocá-la numa assadeira. Pressionar a massa com os dedos molhados em azeite fazendo buracos em toda a massa. Regue-a com 2 colheres de azeite e deixe descansar até que a massa dobre de volume, cerca de 20 minutos.
Aqueça o restante azeite numa frigideira em lume médio. Adicione as rodelas de cebola, tape e deixe cozinhar até a cebola ficar dourada, mexendo ocasionalmente, cerca de 20 minutos.
Cubra a massa com as cebolas caramelizadas, rodelas de queijo cabra, o alecrim, queijo parmesão e sal. Regue com mais um pouco de azeite.
Leve ao forno por cerca de 10-15 minutos e acrescente, após esse tempo, os tomates.
Leve de novo ao forno e continue a assar até que a focaccia esteja douradamais 5 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grade.


Bolinhos de Bacalhau e Courgette com Arroz de Tomate

Boa tarde a todas. Que tal o vosso fim de semana?
Por aqui passeou-se e fomos até ao mar pois o tempo esteve optimo. Ainda pensei em ir ás festas do Senhor de Matosinhos, (festas que decorrem entre 11 de Maio e 3 de Junho) mas ontem não se punha lá um pé e muito menos se encontrava estacionamentos para o carro o que me levou a desistir.
Hoje como sugestão trago-vos algo bem tipico mas em que fiz uma alteração, ou melhor, adicionei algo diferente: a courgette.
Aqui ficam então a receita destes bolinhos de Bacalhau que ficaram macios e deliciosos:



1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
3 batatas e 1 courgette (cozidas e reduzidas a puré)
500 gr de bacalhau cozido e desfiado
2 dentes de alho
1 ovo e 1 gema
Sal e pimenta a gosto
1 ramo de Salsa

Numa frigideira refogar a cebola picada com o azeite. Numa tigela deite a batata e a courgete cozidas e reduzidas a puré, o bacalhau cozido,e esfiapado, as gemas, os dentes de alho bem picadinhos, o sal, a pimenta, a cebola e a salsa picada. Formar bolinhas com a ajuda de duas colheres e fritar em óleo limpo e bem quente. Acompanhei com arroz de tomate.


Espero que gostem da sugestão e a todas, desejo uma optima semana,
beijinhos!!