Pin It button on image hover

Alheira de Mirandela com Feijão Frade e Couve Portuguesa

Boa tarde!!
Hoje venho tão somente desejar-vos um optimo fim de semana e por aqui festeja-se em grande o S. João. Conto ir ver o fogo de artifício e comer uma fartura sim porque dias não são dias e de vez em quando podemos dar-nos a um excesso hehehe.
Não vos trago manjericos e nem sardinha assada ( que detesto) mas deixo-vos com esta comidinha que é também tão nossa e tipica em Trás-os Montes. 
Assim, e em véspera de S.João é a sugestão que deixo hoje. Sabe-me sempre tão bem e é comidinha que não despenso em casa da minha sogra, quando vou a Mirandela.



Alheira "Topitéu" , grelhada e acompanhada de feijão frade cozido com couve portuguesa ripadinha.
Uma delicia!!

Beijinhos e divirtam-se!!

Coroa de Massa Choux Recheado com Mousse de Chocolate Branco e cobertura de Gelatina de Morango/ Passatempo ALSA

A ALSA lançou um desafio muito interessante destinado a autoras/es de Blogues de Culinária:
o  "BLOG CHALLENGE" ...e eu, como devem calcular, não resisti a participar.


Era-nos pedida uma receita que  tivesse até 3 dos seus produtos (marca ALSA) e que confecionássemos uma sobremesa.
Eu escolhi a Mousse de Chocolate Branco e a Gelly -já de Morango.

Para sobremesa inventei esta Coroa de Massa Choux com recheio de Mousse de Chocolate Branco e uma cobertura divertida de morangos e Gelatina de Morango. Espero que o Júri aprove e vocês também pois quero saber a vossa opinião desta sobremesa que inventei de propósito para este passatempo da ALSA.



Receita:

Ingredientes:
5dl de água
1 pitada de sal
200gr de manteiga
300gr de farinha
6 ovos
1 pacote de Mousse de Chocolate Branco ALSA
1 pacote de Gelly-já de Morango
Morangos fatiados
Açúcar em Pó

Comece por fazer a gelatina e a mousse de chocolate branco ALSA conformE diz na embalagem e reserve no frigorífico de forma a gelatina solidificar e a mousse ganhar consistência.
Para fazer a massa de choux leve um tachinho ao lume com a água, a pitada de sal e a manteiga. Quando levantar fervura, adicione de uma só vez, a farinha peneirada. Mexa sem parar até que a massa se despegue do fundo e dos lados do tacho. Retire e deixe arrefecer.
Quando a massa já estiver morna adicione os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição.
Unte uma forma redonda com manteiga e, com a ajuda de um saco pasteleiro tenda  a massa em forma de coroa e de modo a que fique bem unida entre si.
Ligue o forno a 200º e leve a coroa por 35 m até que fique cozida e dourada. Retire e deixe que arrefeça.
Corte depois a coroa ao meio, no sentido longitudinal. Recheie com a mousse de chocolate branco ALSA e morangos laminados. Cubra com a massa de choux e enfeite com gelatina de morango Gelly-já ALSA em formato a gosto (eu escolhi em forma de corações), mais morangos fatiados e finalmente com açúcar em pó.












Beijinhos e bom resto de semana para todas/os !

Rodelas de Courgette com creme de Requeijão

BOM DIA!!
Lá começa mais uma semaninha, verdade? Animadas? Espero que sim...
Acabei também de saber que nasceu mais um blog a semana passada e, como sempre, gosto de lhe dar as boas vindas, desejar-lhe os maiores sucessos e tornar-me seguidora.
Foi o que aconteceu com este "Receitas da Clarinha"que espero visitem e se tornem seguidoras.
Vamos lá então dar-lhe as boas vindas? Conto com voçês...
Quanto á receita de hoje trago-vos uma refeição bem apetitosa e leve, cuja receita tirei de um dos folhetos do Pingo Doce. Espero que gostem também...






125 g Requeijão
50 g de creme culinário de soja ou meio iogurte natural
1 c. de sopa Tominho -limão
1 Dente de Alho
1 c. de café Sal
q.b Pimenta preta de moinho
1 Courgette (200g)
2c. de sopa Farinha de milho integral
1 c. de chá Colorau em pó
q.b Azeite (o suficiente para cobrir o fundo da frigideira)
4 Tomates maduros para salada (400g)
50 g Folhas de Rúcula
Cebolinho q.b, (adicionado por mim)
2 figos em rodelas (não fazia parte da receita original)

Deite o requeijão em bocados no copo da varinha mágica, junte o dente de alho descascado e bem picado, o creme culinário de soja e cerca de 1 colher de sopa de folhas de tomilho-limão. Tempere com pimenta moída na altura. Triture tudo até obter uma pasta e reserve no figorífico.
Lave muito bem a courgette e corte-a em rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura. Num prato fundo, misture a farinha com o colorau e tempre com cerca de 1 colher de café de sal. Cubra o fundo da frigideira antiaderente com pouco de azeite e leve aquecer sobre lume moderado a forte.
Passe as rodelas de courgette de ambos os lados pela mistura de farinha e frite-as no azeite quente até estarem douradas. Á medida que for fritando as rodelas de courgette, retira-as com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Lave o tomate e corte-o em rodelas. Coloque as rodelas de tomate sobre as folhas de rúcula e de cebolinho, por cima disponha rodelas de figos e a courgette e sobre estas coloque uma colherada de creme de requeijão.

Beijinhos e  a todas desejo uma excelente semana!