Pin It button on image hover

Batatinhas Gratinadas com Bacon e Camembert

BOM DIA a todas. 
A minha sugestão de hoje, vai servir igualmente, para participar no desafio proposto pela querida Bárbara do blogue  Arco-Íris na Cozinha .
Quando experimentei esta receita foi gratificante ver o quanto adoraram, principalmente por ser muito simples e fácil de fazer o que nos dias de hoje, é o que mais precisamos em termos de cozinha: esta ser pratica, simples, barata mas ao  mesmo tempo muito apetitosa. Deixou a minha família feliz e acho que vai ser um prato para repetir muitas vezes tanto aqui em família como com os amigos. 
Por isso achei que merecia aqui partilhá-la e com ela participar no desafio da Bárbara o  "Cozinhar, Celebrar e Partilhar"!





2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 embalagem de bacon fumado cortado em tiras
Batatas novas q.b
1 queijo camembert
1 pacote de natas
Vinho Branco
1 ramo de alecrim
Sal e pimenta q.b

Lave bem a batata com a casca e corte-a em rodelas nem muito grossas nem muito finas e leve a cozer numa panela com água, sal e o ramo de alecrim.
Após a água a ferver, deixe cozinhar mais 5 minutos. Apague, escorra-as e reserve.
Numa frigideira com um pouco de azeite leve o bacon a dourar.
Corte as cebolas em quartos e em  rodelas finas e leve a refogar com um pouco de azeite. Quando estiver lourinha junte os alhos laminados e um pouco de vinho branco para refrescar. Deixe que evapore e apague.
Adicione o bacon às cebolas e misture bem para integrar.
Corte o queijo em fatias finas, (eu deixei com a crosta).


Numa travessa de ir ao forno, coloque rodelas de batatas de modo a tapar todo o fundo. De seguida, adicione uma camada de cebola e bacon, tempere de pimenta e de seguida nova camada de batatas, termine com a cebola e o bacon. Regue com as natas e cubra com as fatias de queijo.
Levar ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de meia hora.
Acompanhar com salada a gosto.
















Bom fim de semana a todas e espero que gostem da minha sugestão,
beijinhos!!

Sopa de Beldroegas à moda do meu Alentejo

Olá a todas BOM DIA!!
Hoje, como sugestão, trago-vos uma sopinha que me traz deliciosas lembranças da minha meninice quando a comia em casa da minha madrinha, em Estremoz.
No principio, confesso que lhe franzia o nariz mas depois aprendi a gostar e hoje trago-a aqui até ao meu blog.

1 Molho de Beldroegas
1 Pão Alentejano
2 batatas
1 tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
sal e azeite q.b
ovos q.b
1 queijo de Cabra (eu usei Palhais)

Comece por lavar bem as beldroegas e retirar depois as folhas, reserve.
Leve um tacho ao lume com o azeite e as cebolas cortadas finamente em quartos. Quando alourar e ficar translucida junte os alhos picados e mexa mais um pouco. De seguida junte os raminhos e folhas de beldroegas e deixe que amoleçam, mexendo de vez em quando. Adicione depois a batata cortada em cubinhos e o tomate cortado em pedaços e sem sementes. Por fim junte água o suficiente para os pratos que quer servir.Tape e deixe a sopa apurar, depois de rectificada de sal. Cinco minutos antes de apagar deite na água os ovos a escalfar.
Corte fatias de pão alentejano e coloque-as no prato de servir. Cubra o pão com a sopa e enfeite com rodelas de queijo cabra. Servir bem quentinha..

Beijinhos e espero que gostem da minha sugestão de hoje!

Bolo Zebra com Cobertura de Caramelo

BOM DIA!! E desde já vos desejo uma óptima semana.
Hoje como sugestão trago-vos o famoso Bolo Zebra, a que juntei uma deliciosa cobertura de caramelo, receita já aqui publicada anteriormente no meu blog.


6 ovos
300gr de açúcar
125ml de água
125ml de óleo
350 gr de farinha 
1 colher (café) de bicarbonato de sódio 
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 a 5 colheres (sopa) de chocolate em pó 


Comecem por separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo. Juntar metade do açúcar e bater as claras um pouco mais.
Mexer as gemas com a água, na batedeira, até espumar. Juntar o restante açúcar e o óleo e bater um pouco mais.
Combinar a farinha com o bicarbonato e o fermento e adicionar à mistura anterior.
Envolver aos pouco e de forma deliciada as claras em castelo.Separar a massa em duas porções iguais e a uma delas misturar o chocolate em pó.
Numa forma, forrada com papel vegetal e untada, colocar uma colher de massa clara no centro e por cima uma colher de massa de chocolate e assim sucessivamente até acabar a massa. Leve ao forno, 180ºC, por 45 m. ou até o palito sair seco. Deixe arrefecer e coloque a cobertura de caramelo.



Beijinhos e espero que gostem da sugestão!