Pin It button on image hover

Palitos Crocantes de Courgette no Forno


Bom dia!
Hoje como sugestão, trago-vos uma entrada bem saudável e deliciosa, espero que gostem...

Fonte da receita daqui


2/3 courgettes (vai depender da quantidade de pessoas) cortadas em 4 na longitudinal
1 clara de ovo 
Pão ralado q.b temperado com salsa bem picadinha e alho em pó 
2 colheres de sopa de queijo parmesão 
sal e pimenta para temperar

 
Pré-aquecer o forno a 200°. 

Numa tigela pequena, bata as claras e tempere-as com sal e pimenta. Mergulhe os palitos de courgette nesta mistura. Deite o  pão ralado, o queijo, a salsa picada e o alho em pó num saco fechado, envolva bem. Unte uma forma com azeite e reserve. 

Deite as tiras de courgette já escorridas, para dentro do saco e agite de modo a ficarem bem panadas. Coloque-as na travessa de ir ao forno numa única camada e leve a assar  por cerca de 20-25 minutos, ou até dourarem o suficiente. Servi com molho de ketchup.
Beijinho!

Biscoitos de Abacate e Lima e sonhar com o "Paraíso"...


"When she was just a girl
She expected the world
But it flew away from her reach
So she ran away in her sleep
And dreamed of para-para-paradise
Para-para-paradise
Para-para-paradise
Every time she closed her eyes..."
...

Eu era uma jovem sonhadora, esperava o melhor do mundo, viver em harmonia, amor e felicidade mas a vida nem sempre assim o era então fechava os olhos e sonhava com um mundo perfeito...o Paraíso...


Pela primeira vez aceitei este desafio feito pela querida Vera do blog Hoje para jantar. Este mês é também ela a anfitriã do " Convidei para jantar..." desafio este que foi criado pela Ana do blog Anasbageri .
 Este mês o tema lançado pela Vera foi Ídolos Musicais e eu tenho, como devem calcular, muitos ídolos mas um assim dos mais recentes é o Chris Martin vocalista dos britânicos Coldplay que convidei para jantar e depois, como um britânico nunca se nega, bebemos um chá com estes deliciosos biscoitos... 

  

Meio abacate 
1/2 chávena de manteiga
3 colheres sopa de queijo tipo Filadélfia
4 colheres de sopa de leite condensado (pode substituir por 1 chávena de açúcar em pó)
2 c. de sopa de sumo de lima 
Raspa q.b. de lima
2 chávenas de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó

Triture o abacate e junte a manteiga, o queijo creme e o açúcar ou o leite condensado (que foi o que usei nesta receita) e mexa até conseguir uma mistura bem homogénea.
Adicionar o sumo e a raspa da lima e envolver o fermento e a farinha. 
Colocar no saco de pasteleiro com o bico pretendido e deitar pequenas porções sobre o tapete de silicone. 
Leve a assar a 180º por 12-15 minutos.





Boleima de Maçã

Bom dia (apesar desta chuvinha) e espero encontrar-vos bem!
Já todas vós sabem das minhas raízes alentejanas, do meu amor pelo alentejo e das belas recordações que tenho de Portalegre pois foi ali que nasci, cresci e vivi até casar e ir para Lisboa. 
Hoje, vivo no Porto mas continuo a não me esquecer dos doces momentos da infância  e adolescência, as amigas, o colégio Diocesano, depois o liceu e as manhãs na fila da padaria à espera que chegassem as boleimas de maçã bem quentinhas (mesmo que isso implicasse chegar atrasada à escola). 
Por mais que faça e tente mil e uma receitas acho que nenhuma supera aquelas mas pronto aqui ficam as que até hoje, sinto serem as mais parecidas com as que comia na altura...
Adaptei e fiz uma junção da receita da amiga Sónia com a da Sandra (outra conterrânea), do Blogue Cozinha sem Avental e, depois de adaptada à bimby, aqui está ela, a dita e famosa boleima de maçã:



200 g leite
160 g óleo
100 g açúcar
500 g farinha sem fermento
3/4 maçãs 
Q.b. de canela e açúcar para polvilhar



Deitar no copo da bimby, o leite, o óleo, o açúcar e a farinha e programar 3 min. / vel. 3. Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro de ir ao forno. 
Pré-aquecer o forno a 180º C.

Tradicional
Mexer muito bem com as mãos todos os ingredientes e vai-se acrescentando mais farinha (se necessário), até tender.

Dividir a massa em duas partes e estender uma delas numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. 
Colocar a massa estendida num tabuleiro rectangular bem untado e calcar com a ponta dos dedos de forma a ficar bem estendida e fina. Polvilhar, generosamente, com açúcar e canela. Cortar as maçãs em fatias finas e colocá-las sobre a massa. Polvilhar generosamente com açúcar e canela. Estender a restante massa e colocá-la por cima das maçãs. Calcar ligeiramente com a ponta dos dedos, polvilhar de novo com açúcar e canela e, ainda cru  cortar a massa aos quadrados (tipo doses individuais) e levar ao forno por cerca de 25/30 minutos, ou até ficar douradinha.
 Espero que gostem e façam e se experimentarem ainda quentinha hummm, vai desaparecer num instantinho.
Beijinhos e bom resto de semana!

Mercado de Sabores e... um momento especial e de felicidade!

Bom dia a todas!
Quero agradecer do fundo do meu coração ás mensagens, tanto aqui como no facebook, a felicitar-me pelo meu aniversário, obrigada pelo carinho e quero dizer que ler os vossos comentários só tornaram o meu dia ainda mais especial.
Nesse dia, tive também a oportunidade de ir à Alfandega do Porto visitar o Mercado de Sabores integrado na iniciativa porto.come




Assisti, para felicidade minha, ao showcooking de dois grandes chefs: a talentosa e simpática Isabel Zibaia do blogue "Cinco Quartos de Laranja"  e o chef Henrique Sá Pessoa
São alguns desses belos momentos que tinha de partilhar aqui, espero que gostem... 

O showcooking da Isabel Zibaia Rafael 
showcooking do chef Henrique Sá Pessoa




Este foi o verdadeiro ponto alto do meu dia e uma bela prendinha de aniversário, conhecer e estar com a Isabel a quem quero agradecer a simpatia e disponibilidade, obrigada!