Pin It button on image hover

Creme de Abóbora e Dióspiros

Bom dia!
Que tal começou o vosso ano? Pois espero que bem e que assim continue. Apesar de o prevermos negro devido à fase que atravessa o país, cabe-nos a nós tentar dar a volta por cima, dentro do que nos é possível.
No que toca ao blog, vou começar o ano com uma receita leve e saudável. Depois dos excessos cometidos por esta quadra que passámos, bem que precisamos não acham?
Então aqui fica a minha sugestão de hoje:



2 colheres de sopa de Azeite
2 Cebolas
1 Alho
1kg Abóbora Fresca, cortada aos cubos
2 Dióspiros (sem pele e veio branco)
700 ml de caldo de legumes
1 pacote Natas
2 colheres de chá de Caril em pó
Sal e pimenta q. b.
Salsa ou Cebolinho picado q.b

Na Bimby:
Deite no copo a cebola, o alho e o azeite e triture na vel.5. Refogue 5m/ 100°/ Vel. 1.Junte a abóbora e refogue mais um pouco programando 5m/ 100°/ Vel. 1. Junte os dióspiros e o caldo de legumes e programar 25 min/ 100ºC/vel 1.
Adicione através do bocal da tampa as natas, o caril, e temperar de sal e pimenta e programe mais 1 min/100ºC/vel 1.
Triture depois a sopa por um minuto, indo progressivamente até à Vel. 7. (3,5,7). É também fundamental esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa, para permitir a estabilização do líquido e evitar o perigo de salpicos.
Sirva o creme decorado com uma colher de sopa de natas, salsa e/ou cebolinho picados e tostas.

Tradicional:
Aqueça o azeite num tachinho largo e cozinhe a cebola em lume brando até que fique translúcida e douradinha. Adicione de seguida a abóbora e cozinhe por 8-10 minutos, mexendo ocasionalmente e até que esteja macia e dourada. Adicione os dióspiros e  refogue por mais dois minutos. Acrescente então o caldo de legumes e deixe ferver. Baixe o lume e cozinhe por mais 10 minutos. Misture as natas, o caril em pó, o sal e pimenta e deixe ferver.
Retire a panela do lume e triture.
Sirva com um pouco de salsa ou cebolinho picado e uma colher de natas. Acompanhar se quiser, com um pouco de pão torrado ou tostas.