Pin It button on image hover

Tortilha de Esparguete

Quando a querida Maria João Clavel propôs no seu passatempo, uma receita com aproveitamentos, juro que  pús logo a cabeça a funcionar...Além disso, sendo também eu uma fã do Jamie e das suas receitas e o prémio da Maria João ser precisamente o mais novo livro "Poupe com Jamie" e que nos ensina a poupar a e reutilizar a comida, deixou-me ainda mais entusiasmada pois adorava tê-lo aqui na minha pequena biblioteca.

Aqui em casa, sendo nós seis à mesa, todos os dias aprendi a não fazer comida de modo a sobrar em muita quantidade pois estragar é contra os meus princípios e a verdade é que no outro dia, já quase ninguém lhe pega (vale-me ás vezes a minha imaginação).
Mas se há coisa que quase sempre sobra é a massa seja esparguete ou de outra qualidade, e esta foi a receita que me veio logo à cabeça pois é a forma que arranjei de a transformar num pratinho novo e ao mesmo tempo delicioso.
Maria João, espero que gostes e desculpa ser uma receita simples e a foto ter ficado um pouco a desejar, mas o facto de ter sido feita ao final do dia não ajudou.
De qualquer modo não quis deixar de participar...


Sobras de massa (usei uns restos de esparguete)
3 ovos e 1 gema
1 cebola picada
1 pitada de alho em pó
Sal e pimenta preta moída para temperar
1 ramo de salsa
Tiras de um pimento vermelho (opcional)
1 colher de sobremesa, de queijo parmesão ralado
Dica: Podem também adicionar restos de fiambre, ou presunto, chouriço e legumes que tenham no frigorífico e que queiram gastar.

Bata os ovos e tempere-os de sal, alho em pó e pimenta. Junte o pimento em cubos, a salsa picada e o parmesão e finalmente, deite na mistura, a massa que tenha de sobra envolvendo-a bem nos ovos.
Deite um pouco de azeite numa frigideira e leve a cebola a saltear até ficar transparente.
Deite a mistura de ovos e massa e cozinhe até que fique dourada de ambos os lados.
Sirva com uma salada!

11 comentários:

  1. Que belo aproveitamneto,ficou uma tortilha deliciosa
    Boa sorte no passatempo
    bj

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Mariana, nem penses em pedir desculpa de algo tão criativo! E é para mim uma honra ter-te a participar no meu passatempo. Um beijinho enorme e muito obrigada pela tua participação.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia Mariana! gosto muito de massa e cá em casa aproveita-se ou para saladas ou para a base de algumas sopas. Mas esta ideia da tortilha é genial e faz uma refeição diferente e certamente deliciosa. Tenho a certeza que a Mª João vai adorar. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. e que bela participação :) gostei muito desta tua ideia :) já usei restos de esparguete em muffins e toda a gente adorou :) por isso imagino o sucesso dessa tortilha :) boa sorte***

    ResponderEliminar
  5. Olá Mariana,
    a tortilha está excelente, os restinhos de massa fazem milagres.
    Também costumo fazer este tipo de pratos seja com massa ou com arroz e eles cá em casa adoram
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Excelente participação :) Beijinho doce e boa sorte !

    ResponderEliminar
  7. Excelente participação, Mariana. Gostei muito da ideia de reaproveitar o esparguete e transforá-lo numa tortilha. E desculpa, mas a foto ficou óptima! ;)
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  8. Boa participação como sempre são. bjs

    ResponderEliminar
  9. Acho a tua tortilha fabulosa e acho que é uma forma bem requintada e deliciosa de aproveitar massa e de simples não tem nada Mariana, pois é bastante sofisticada esta tortilha!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar