Pin It button on image hover

Doce de Tomate com Morangos

Acordei com a vontade enorme de doce de tomate sim apetecia-me e não não estou grávida hehehe, já me chegam quatro. 
Mas, da vontade ao fazer, foi um pequeno passo. Comprei uns tomates biológicos, lembrei-me de um restinho de morangos que tinha no figorifico e juntei os dois num doce delicioso...





500 g de tomate (depois de retirada a pele e sementes)
100 g de morangos lavados e sem pés
200 g de açúcar (usei açúcar para compotas da Sidul)
Sumo de meio limão
1 cravinho
15 g de vinho do Porto
1 casca de limão

Corte o tomate em pedaços, reserve numa tigela cobrindo-o com o açúcar e o sumo de limão.Deixe a repousar de um dia para o outro (prepare à noite para o fazer na manhã seguinte).

Na bimby:
Coloque o tomate e os morangos no copo e triture por uns segundos na velocidade 5. Junte depois o cravinho a casca de limão e o vinho do Porto. Programar 15 min. 100º e em velocidade inversa. Findo o tempo, convém colocar o cesto ao invés da tampa e programar mais 15 minutos.

Tradicional:
Deite o preparado de tomate e os morangos num tacho alto triture e junte os restantes ingredientes. Cozinhe em lume médio/baixo por 10 minutos. Vá retirando a espuma que se vai criando. Depois levante o lume e deixe por mais 10 minutos ou até ferver.
Quando começar a ferver baixe o lume novamente e deixe o doce cozinhar por mais 20 minutos ou até que tenha a textura desejada (não deve ficar muito espesso senão depois de frio vai ficar duro).



Beijokas e uma Feliz Quinta-feira!

Rosti de batata e Courgette


 Quando a querida Joana do blog "Palavras que Enchem a Barriga" me fez o convite para o desafio vegetariano pensei logo nesta receita que é das preferidas do meu filho mais velho o André, que prefere comida vegetariana a carne ou peixe. E confesso que na hora de preparar as refeições muitas vezes só me falta ter uma ementa, um porque só quer comida vegetariana, o outro só carne. Vale-me os pequenos que comem de tudo e claro o pai um bom garfo também e que nunca resmunga.
Aqui fica Joaninha, a minha singela participação, espero que gostes.




2 Batatas
3 Courgettes
1 ovo batido
1 colher de sopa de iogurte grego
Sal e farinha para polvilhar q.b.
Azeite q.b


Descasque, lave e seque bem as batatas. Ralar em fios com a parte grossa do ralador. Lavar bem as courgettes e ralar com a casca, também na parte grossa do ralador. 
Envolver os ingredientes com o ovo e o iogurte. Polvilhar com um pouco de farinha e misturar muito bem com o auxílio de um garfo.
Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite (ou óleo). 
Adicionar colheradas da mistura anterior e deixar alourarem bem, mas sem queimar. 
Vá achatando a superfície com uma espátula e quando tiverem os dois lados douradinhos retire para um prato com papel de cozinha para que absorva toda a gordura. Deixe repousar por uns minutos antes de servir.

Sugestão para o acompanhamento: Um ovo estrelado e uma salada de rúcula .

Beijinho e boa semana para todas!