Pin It button on image hover

Pãezinhos Doces Recheados com Compota

A Maria é uma mamã babada, que traz os seus meninos no peito e que, a pensar neles, criou o blog, Oficina das Papitas, feito com muito amor e que está quase a completar 2 anos de vida.

A Maria vai fazer uma festa e convidou os amigos a juntar-se a ela com receitas simples e praticas e eu, esperando não ser inconveniente, juntei-me aos demais e aqui estou com uma receita que vos pode parecer complicada mas que se faz num instantinho, acreditem!
Espero chegar bem cedo, entrar e apanhar ainda a Maria e os seus meninos, a tempo de comigo tomarem o pequeno almoço. Para o efeito escolhi estes "Pãezinhos Doces Recheados com Compota" e cuja massa faz lembrar as Bolas de Berlim e Donuts.
Espero que gostem, principalmente a Maria e os seus Fifis e que achem este post e receita, à altura pois fiz com muito carinho.
Juntem-se então à festa , eu já vou e bem cedo, pois quero ajudar a pôr a mesa com todas as iguarias, a enfeitar e florir o salão, conviver e brindar com todos, sabendo que esta festa vai ser inesquecível e para guardar no coração.

Parabéns Maria pelos 2 anos de Blog e que venham muitos mais cheios de boas partilhas que nos fazem felizes e aos teus "fifis", que vêem com toda a certeza, com muito orgulho, este teu percurso, beijinhos!


1 chávena de leite
2 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 pacote de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de água quente
3 1/2 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá mal cheia, de noz-moscada
Compota a gosto para o recheio
Açúcar em pó para polvilhar

Leve o leite ao lume até que fique bem quente mas sem deixar que ferva. Retire e deixe arrefecer até ficar morno.
Entretanto, numa tigela, misture o fermento com a água morna e uma pitada de açúcar. Mexa bem e deixe descansar por cinco minutos +ou -.
Colocar o fermento com a água, a farinha, o leite morno, o sal, o açúcar, a noz-moscada, os ovos e 2 colheres de sopa de óleo bater bem. E usei a minha batedeira KitchenAid com as pás para massas.
Bata primeiro numa velocidade baixa e depois aumente batendo a massa em velocidade alta por cinco minutos. A massa deve ficar leve e sem pegar nas mãos.
Coloque a massa numa tigela  e cubra-a com um pano. Deixe a levedar em local quente por mais ou menos uma hora e meia.

Após esse tempo retire a massa e coloque-a numa superfície levemente enfarinhada.
Cortar pequenos círculos de massa utilizando a tampa de um frasco de vidro ou usando um cortador de bolachas.
Coloque duas colheres de chá de geleia da sua preferência, no centro de um círculo de massa.
Coloque um outro círculo de massa por cima e unir bem as pontas caso contrário abrirão durante a fritura.

Com a mesma massa pode fazer também donuts
e para isso basta fazerem um corte no meio
com a tampa de um xarope


Aqueça o óleo e frite a massa por mais ou menos, 4/5 minutos de cada lado ou até que fiquem bem douradinhos.Retire os donuts com a ajuda de uma escumadeira e coloque-os sobre papel de cozinha para que absorvam a gordura.
Assim que arrefecerem polvilhe-os com açúcar em pó a gosto e sirva.










Compota de Ameixas e Ruibarbo

BOM DIA!
Hoje por aqui é dia de compota mas esta é uma compota especial e com sabores e ingredientes da época e em jeito de comemorar o Verão antes que ele acabe....


Participo assim com esta receita no "Giveaway Verão e uma Receita" do delicioso blog Bem Bons... da nossa querida amiga Ana Rita, participem também!


1kg de ameixas vermelhas, descascadas, cortadas ao meio, e sem caroço
1 talo grande de ruibarbo
100 ml de sumo de frutos vermelhos (usei o da Compal Vital)
150 g de açúcar amarelo
Sumo e raspa de meio limão
1 colher de chá de erva-cidreira fresca, picada
1/2 colher de chá de canela
1 estrela de anis
1/4 colher de chá de noz-moscada


Misture o açúcar com as ameixas numa panela de tamanho médio e leve ao lume juntamente com o sumo de frutos vermelhos em lume médio-alto. Adicione o ruibarbo em pedaços e os restantes ingredientes e levar a ferver, mexendo de vez em quando.
Assim que as ameixas estiverem tenras retire.
Triturar ou não, isso ficará ao vosso critério.
Guardar em frascos devidamente esterilizados!


Espero que gostem, 
beijinhos e FELIZ Quarta-feira!

Patê de Requeijão com Delicias do Mar e Sementes Chia

Tão bom e simples este patê que vi lá no Pitadinha que não resisti a fazer. Apenas lhe juntei as delicias do mar e, em vez do iogurte, usei kefir.
Acreditem que é delicioso...

100 g de requeijão
1 dente de alho
Meia chávena de iogurte grego (neste usei kefir)
5 paus de delicias do mar
1 colher de sobremesa, de sementes chia
Sal e Pimenta q.b.
Salsa picada

Com o garfo desfazer o requeijão.
Junte o dente de alho bem picadinho, as delicias do mar picadas grosseiramente e os restantes ingredientes. Temperar de sal e pimenta e servir este patê bem fresco com tostas.


Beijinhos e BOA SEMANA!

Ovos Mexidos com Tomate à Moda da Lídia

Ás vezes (ou quase sempre), é nas coisas mais simples e básicas que ganhamos um tesouro e neste caso, uma receita para a nossa felicidade.
Um dia destes a querida amiga que muito prezo a Lidia Gois,(uma menina Açoriana), partilhava no facebook as receitas que tinha acabado de fazer naquele dia e falou entre outras, nos seus ovos mexidos com tomate. Bem sei que à primeira vista, nada teriam de curioso ou complicado de saber  mas mesmo assim o meu ouvido ficou alerta, a curiosidade aguçada e, quando lhe procurei pela receita ela logo generosamente a partilhou comigo e é com a sua autorização que aqui a partilho hoje também com muito carinho e dizer que estes ovinhos hummmmm me souberam pela vida.
Quando lhe mostrei a foto ela disse que estavam iguaizinhos aos dela e ainda mais feliz fiquei...

Querem então a receita?



Colocar água a ferver, a suficiente para colocar sobre os tomates (eu usei 3) de modo a mais facilmente lhes retirar a pele. Retirar também as sementes e picá-los ou espremê-los grosseiramente. 
Para uma frigideira picar uma cebola miudinha e um ou dois dentes de alho e refogar num pouco de azeite. 
De seguida juntar o tomate e tiras finas de pimento (este ingrediente foi opção minha) e deixar cozinhar até começar a ficar sequinho. 
Esfarelar um pouco de pão duro e juntar ao refogado de tomate. Temperar de sal e pimenta. 
Bater 2 ovos e juntar ao preparado e mexer até conseguir a consistência desejada. Retificar de sal e já está.

Obrigada minha querida amiga Lidia pela receitinha. Mais uma que vou guardar com muito carinho no baú das coisas boas e dos tesouros valiosos dado por uma amiga que muito prezo, estimo e respeito, beijinhos!