Pin It button on image hover

Nova Rubrica - "Por detrás do blog"

Este vai ser um novo espaço ou rubrica, aqui no blog.
Já há muito que o queria ter feito, mas ainda não tinha encontrado o momento e, nem reunido, todas as condições para o fazer.
Mas hoje, finalmente, dá-se o arranque e a inauguração do:

"Por detrás do blog"

Pretendo sobretudo desvendar um pouco mais de quem está por detrás de um blog e que muitas vezes temos curiosidade de conhecer e saber tudo sobre o seu trabalho, os seus projectos, as suas paixões, enfim...
A primeira entrevistada, é uma das mulheres do momento e, tal como todas as entrevistas e pessoas que por aqui irão passar pelo "Por detrás do blog", é também para mim muito especial e uma inspiração.
Tive a oportunidade de a conhecer num workshop e o que eu imaginava dela, foi o que presenciei e senti quando a conheci. Uma simpatia de pessoa, humilde, de sorriso fácil e contagiante, muito genuína e com uma enorme paixão pelo que faz.




Falo de.... Isabel Zibaia Rafael, a nossa Laranjinha




...a pessoa "por detrás do blog":


Isabel Zibaia Rafael, 41 anos, professora, ribatejana a viver em Lisboa.


1 - Como surgiu o blog na tua vida? Fala-me um pouco sobre ele e do que significa para ti.

Comecei o Cinco Quartos de Laranja a 13 de fevereiro de 2006. Na altura tinha acabado de ler o livro com o mesmo título da escritora Joanne Harris e gostei da ideia expressa no romance de juntar receitas com aspectos pessoais, desde sentimentos, momentos partilhados em família ou estados de espírito. Depois de ler o livro, achei que gostaria de fazer o mesmo. O Cinco Quartos de Laranja é um blogue em que as receitas são o ponto de partida para falar da vida, das pessoas que me rodeiam, das minhas viagens, de um livro que li, de um filme que gostei ou de uma ida a um restaurante.



Cinco Quartos de Laranja


2 - De que forma ele mudou a tua vida?


Muitas das coisas boas que me aconteceram nestes últimos oito anos devo-o a este projecto que me acompanha para onde quer que eu vá. O Cinco Quartos de Laranja levou-me a conhecer chefs de renome, várias bloggers a que chamo hoje de amigas, a fazer amizades com pessoas que acho maravilhosas de várias áreas, a fazer showcookings, workshops, a visitar alguns dos melhores restaurantes portugueses. Levou-me também à televisão, onde tenho tido a possibilidade de falar do blogue e do meu trabalho nesta área. Foi através deste projecto que comecei a desenvolver receitas para várias marcas nacionais e estrangeiras, a trabalhar com revistas e a escrever livros de cozinha. Por tudo isto, posso afirmar que o Cinco Quartos de Laranja mudou a minha vida.


3 - Quais os aspectos positivos e negativos de ter um blog?

Quando comecei o Cinco Quartos de Laranja posso dizer que foi por paixão. E como continuo enamorada vejo muito mais aspectos positivos do que negativos. Desde pequena que gosto de cozinhar e o blogue permite-me fazer isso aliado à escrita, que é outra vertente que gosto de explorar. Posso dizer que um blogue de comida, dependendo das expectativas e dos objectivos, exige uma atenção constante. Todo o tempo que tenho livre fora da minha actividade profissional é dedicada ao blogue. Mas como diz o ditado popular, quando se corre por gosto não se cansa. Uma das coisas boas de ter um blogue, para mim, tem sido a possibilidade de conhecer pessoas e fazer amigos com a mesma paixão pelo mundo da cozinha do que eu. Ainda não encontrei nenhum ponto negativo. 




Delicioso Piquenique4 - Fala-me um pouco do teu 1º livro "Cozinha para Dias Felizes" e de que forma surgiu o convite para o publicares.

O convite para publicar o Cozinha para Dias Felizes surgiu através da editora Marcador. É um livro especial que junta receitas e pequenas histórias. Fiquei muito contente quando foi distinguido pela organização dos Gourmand World Cookbook Awards na categoria de Best Blogger Cookbook, em Portugal, e pelo facto de ter ido à final do concurso, que este ano se realizou na China. São estas pequenas coisas que nos deixam orgulhosas e com vontade de continuar. No dia 2 de Julho 2014 chegou a às livrarias, o meu segundo livro de cozinha, intitulado Delicioso Piquenique

É um livro cheio de receitas práticas e saborosas para várias ocasiões: Para refeições ao ar livre, para levar para o trabalho e para levar para festas de família e/ou de amigos. Penso que é um livro, pelo qual, nos apaixonamos facilmente. Sei que sou suspeita, mas está muito bonito!




5 - Que prato cozinhas mais vezes, seja pela simplicidade ou porque simplesmente adoras e te faz a ti e aos outros, feliz?

Há duas coisas que faço recorrentemente na minha cozinha: sopas e saladas. Adoro um prato de sopa, seja em que altura do ano for. Acho tão reconfortante. As saladas têm a vantagem de poderem ficar boas com quase tudo o que se tenha em casa e são muito práticas e saudáveis, principalmente quando chego a casa com o tempo contado para estar na cozinha.


6 - E que receita ou ingredientes, nunca experimentaste e recusas comer?


Arrepia-me a possibilidade de comer alguns animais rastejantes! 






7 - Se tivesses que escolher a ementa perfeita, para um dia feliz, o que escolherias?

Por exemplo, poderia escolher para entrada uns croquetes de alheira com maionese de marmeladauma sopa de legumes assadosuma perna de borrego assada lentamente no forno e para sobremesa um pudim de ovos, que adoro!







8 - Que receita ou receitas, mais prazer e orgulho te deram fazer até hoje, ou têm para ti um significado especial? Porquê?

Uma das receitas que adorei fazer foi um consommé de galinha. Foi uma receita trabalhosa, mas o caldo final ficou divino. Outra que me sinto muito orgulhosa de fazer é a das pataniscas de bacalhau. Costumo fazer um piquenique todos os anos com outras amigas blogues e gostaram tanto das pataniscas que agora não podem faltar.





9 - Ao longo da tua vida, enquanto blogger de cozinha, de onde tens recebido influencias ou em quem te inspiras? 


Quando comecei o blogue lembro-me que existiam muitos poucos blogues portugueses, alguns até já estão inactivos. Antes de mim, temos a Elvira's Bistrot, que tive o prazer de conhecer numa visita à ilha Terceira. Foram e são inspirações para mim o Chucrute com Salsicha, o Tea & Cookies, o What's For Lunch Honey, o La Tartine Gourmande, o Cannelle et Vanille, entre muitos outros. Portugueses, há cada vez mais blogues de comida e cada vez mais bonitos. Gosto de visitar alguns pelas fotografias inspiradoras que publicam, outros pelos textos, outros ainda porque gosto das pessoas que os fazem. Procuro inspiração em revistas de cozinha, em livros, em programas de televisão, no trabalho de vários chefs portugueses que sempre que posso acompanho, seja assistindo a demonstrações de cozinha, seja visitando os seus restaurantes. As viagens são também para mim muito importantes. Gosto de trazer influências para a minha cozinha dos locais por onde passei.



10 - Que projectos ou desejos tens, e que gostarias ainda de concretizar?

Gostava que o Cinco Quartos de Laranja me continuasse a proporcionar novos desafios. Ainda há tantos sonhos que gostaria de colocar em prática.




Curiosidades:

Que ingredientes não te podem faltar:
... na despensa: azeite, conservas e arroz
... no frigorífico: alface, tomate e queijo
... no congelador: pão, carne e peixe
... na fruteira: maçãs, laranjas e limões
... na vida: a família e amigos


"Palavra puxa palavra"


Detesto ... invejas

Adoro ... ver uma pessoa sorrir
Vício ... café
Defeito ... impulsividade
Qualidade ... determinada
Paixão ... viajar
Viagem ... Austrália
Livro ... Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago
Restaurante ... Fortaleza do Guincho
Ingrediente ... curgete
País ... Itália
Cidade ... Nova Iorque
Chef ... Raymond Blanc
Personalidade ... Winston Churchill


Obrigada minha querida Isabel por teres aceite o meu desafio. Todo o sucesso do mundo e muitos "Dias Felizes" e "Deliciosos" é o que mais te desejo.

Beijinho com muita amizade e se me permites, para terminar da melhor maneira, aqui fica de novo a nossa foto, que para mim é muito especial e guardo com muito carinho.
        


Quanto a vós, queridos leitores e amigos, espero que tenham gostado e já estejam curiosos com o próximo
"Por detrás do Blog"  com mais uma pessoa fantástica e especial...

31 comentários:

  1. Muito bom - a simpatia da Isabel transparece bem aqui. Fico à espera do próximo "Por detrás do Blog".

    ResponderEliminar
  2. Que rubrica tão interessante! E uma primeira escolha fantástica! Parabéns! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. ADOREI!!!! Parabéns Mariana pela iniciativa e à Isabel pela sua simplicidade a que sempre nos tem habituado! Um beijinho grande às duas!

    ResponderEliminar
  4. Excelente rubrica, adorei a ideia, parabéns!!!
    É sempre bom conhecer melhor quem está por trás do blog, adorei conhecer melhor a Isabel.
    Parabéns às duas.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Mariana!
    Excelente iniciativa.Tem perguntas com sentido e ficamos a conhecer um poco mais de cada pessoa que nos inspiram.
    Bjs no coração.

    ResponderEliminar
  6. É bom ficar conhecer o rosto e saber um pouco mais sobre as pessoas talentosas que estão por detrás dos blogues que admiramos. Obrigada!

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, adorei a entrevista e o novo projecto....

    ResponderEliminar
  8. Excelente ideia a criação dessa rubrica!!!! Vou acompanhar ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Parece-me muito bem esta nova rubrica!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Olá Mariana. Parabéns pela iniciativa. A Isabel deu o mote a esta rubrica. Não podias ter escolhido pessoa e blogger melhor. Ela é uma simpatia. Felicidades para este projeto.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Mariana! Adorei a ideia e o blog escolhido. ❤️ Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. adorei Mariana, parabéns pela rubrica! E adorei saber um pouco mais sobre a Isabel, que é uma querida super bem disposta.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pela ideia Mariana, que vem fazer juz à dedicação que os bloguers têm pelo seu trabalho e assim também vemos as caras e conhecemos um pouquinho mais cada um. Gostei de "conhecer" a Isabel. Obrigada :D

    ResponderEliminar
  14. Adorei esta rubrica Mariana!
    fiquei a conhecer um bocadinho melhor a Isabel e fiquei a gostar ainda mais do trabalho dela,
    Boa sorte...queremos mais!

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta nova rubrica. Muitos parabéns Mariana e Isabel. São fantásticas. Bjinho

    ResponderEliminar
  16. Excelente iniciativa, muitos parabéns e beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Fantástica ideia e muito bem dirigida :)
    Vou acompanhar de certeza!
    Beijinhos Grandes Mariana!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns!! É bom conhecer melhor um bocadinho aquelas pessoas que seguimos :)

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pela rubrica .
    Gostei muita de conhecer a Isabel.
    Fico á espera da proxima
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pela rubrica! É sempre bom saber um pouco mais sobre quem está por detrás do blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Adorei!!!!
    Parabéns!!!!! Sempre com belas iniciativas, ideias brilhantes, és simplesmente deliciosa Mariana.
    Gostei de conhecer um pouco mais a Isabel dos Cinco Quartos de Laranja, e fico ansiosa para conhecer a próxima escolha.
    Obrigada, por com todas as tuas receitas, com esta nova rubrica e com toda a tua entrega conseguires fazer com que o Mundo, seja um lugar mais Feliz.
    Beijo <3

    ResponderEliminar
  22. Adorei a entrevista e esta nova rubrica.
    Parabéns Mariana por esta iniciativa e felicidade para ambas.
    Bons sucessos.

    Alexandra Rodrigues ( Jovens Donas de Casa)

    ResponderEliminar
  23. Confirmo, as pataniscas da Isabel são deliciosas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moira,
      adoro fazer as pataniscas para os nossos piqueniques! :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  24. Parabéns minha querida amiga, muito sucesso para vocês as duas, pois bem o merecem, bjokitas

    ResponderEliminar
  25. Parabéns Mariana, adorei a rúbrica e conhecer um pouco mais da Isabel. Também tenho uma rubrica muito semelhante no meu blog. Quando criei foi exactamente por sentir o mesmo que tu, conhecer um pouco mais as pessoas que estão por detrás de blogues que admiro!
    Bjinhos e felicidades para a nova rubrica! Que venham mais boas entrevistas!

    ResponderEliminar
  26. Querida Mariana,

    parabéns por esta tua rubrica. Gostei muito de participar.
    Recordo o nosso encontro no Porto com muito carinho.

    Um beijinho e um abraço apertado.

    ResponderEliminar
  27. Gostei imenso da rubrica e da entrevista!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Bom Dia.
    Muitos parabéns pela nova rubrica. É uma excelente partilha!
    Beijinhos
    Sandra Santos

    ResponderEliminar