Pin It button on image hover

Pão de Kamut com Massa Lêveda

Quem conhece o meu blog, sabe que adoro a diversidade no que toca à alimentação. Não sou radical, nem de extremos e adoro de tudo um pouco e sempre de modo equilibrado. Com 4 filhos, todos eles com gostos diferentes, tenho vindo aos poucos a melhorar a sua alimentação porque acima de tudo me preocupo com a sua saúde mas acredito que tudo faz parte e um pouco de carne, peixe, legumes e um docinho de vez em quando, não faz mal a ninguém e é na variedade que devemos sobretudo apostar. Uns dias pratos de carne ou peixe, noutros vingo-me nos pratos vegetarianos e até nos doces, vario entre os mais caloricos e os mais saudáveis.
E vocês, como é em vossa casa? Deixem aqui nos comentários, a vossa opinião sobre este tema.
Gostava muito de saber...

Ora se ontem trouxe um doce bem calórico, afinal era dia de aniversário de um dos filhotes (e o mais guloso de todos), hoje trago-vos um pão bem saudável, de aspecto rústico, cheio de sabor e com uma textura hummm, maravilhosa.
Um pãp para preparar uns dias antes e para fazer com calma mas valeu bem a pena pois adorei tudo nele e a farinha de Kamut que utilizei da Myprotein surpreendeu-me. É mais doce do que o trigo comum mas com mais proteínas e com mais lipídios e aminoácidos essenciais.
Passem pelo site e saibam mais sobre este e outros produtos de origem orgânica.



400 g de farinha de Kamut 
100 g de farinha de trigo integral
150 g de massa lêveda
Myprotein
15 g de linhaça
400 g de água
1 c. de sopa, de azeite virgem extra
10 g de sal



Uns dias antes, comece a fazer a massa lêveda:
Dia 1
200 g de farinha (de preferência orgânica, integral, trigo, centeio, espelta)
100 g de água, mineral de preferência
1 colher de chá de mel
Dia 3 
200 g de farinha
100 g de água

Dia 1: Coloque a farinha, a água morna e o mel numa tigela e amasse até obter uma bola lisa. Coloque numa tigela ou frasco, coberto com um pano de algodão húmido por 48 horas e em local à temperatura de 18/25 ° C.
Dia 3: Após as 48 horas a massa vai parecer mole e quase líquida. Junte mais 200 g de farinha e 100 g de água. Amasse de novo e forme novamente uma bola. Deixar fermentar novamente mais 48 horas e seguindo as regras do primeiro passo.



No dia de fazer o pão, aqueça ligeiramente o azeite juntamente com umas folhinhas de tomilho para o aromatizar. Reserve.
Coloque as farinhas para a tigela da batedeira. Adicione o azeite morno e misturar tudo com o acessório da pá. Quando toda a farinha for absorvida, adicione um pitada de sal e mudar para o acessório de gancho. Sovar por aproximadamente 10 minutos ou até a massa ficar lisa e macia.
Cubra a tigela com película aderente e deixe a massa descansar por 10 minutos.
Transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada. Amasse bem e dê a forma de um quadrado. Vá dobrando como se fosse um envelope e assim sucessivamente. Coloque  a massa de novo na tigela, tape com película aderente  e deixe a massa crescer por 3/4 horas ou até dobrar de volume.
Repita o método de estender e dobrar e deixe descansar novamente, agora por apenas 1 hora.
Amasse e dê a forma de bola ou façam como eu fiz, dei a forma de rolo, unindo depois as pontas.
Coloque o pão no tabuleiro do forno, sobre uma folha de papel vegetal ou tapete de silicone, polvilhe-o com farinha, cubra e deixe a crescer por cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 250 ° C, Coloque dentro uma tigela com água fria.
Leve o pão a assar e, após os primeiros 15 minutos, reduza o calor para os 200 ° C, e após 10 minutos para os 180 ° C. 
Ao fim de 15 minutos deve estar pronto mas depende se gostam mais ou menos cozido. 
Desligue e deixe o pão ainda lá dentro mais uns minutos, com a porta do forno entreaberta.


6 comentários:

  1. Gostei bastante do aspecto interior, muito apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana, cá por casa também faço uma alimentação diversificada,também há gostos diferentes e procuro fazer o que gostam mais,por vezes tenho que fazer 2 pratos diferentes! O seu pão está com óptimo aspecto! bjs :)

    ResponderEliminar
  3. Humm...lindo e com certeza deliciso.....=D

    Beijinhos

    virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Mariana, eu já conhecia este método de fazer pão, mas acho-o muito trabalhoso e eu sou preguiçosa, he,he. Mas fica um pão com um aspecto fantástico e adorava ter provado.
    Nunca tinha ouvido falar na farinha de Kamut e foi para mim uma curiosidade.
    Quanto às refeições, cá em casa somos da mesma "escola" que tu. Alternamos as refeições de carne e de peixe, acompanhamos sempre com legumes ou saladas frescas, comemos fruta a todas refeições e sobretudo fazemos uma alimentação variada. De vez em quando há uma qualquer guloseima para variar. Quando tinha os filhos em casa fazia muitas sobremesas e bolos, mas agora quase não faço porque o marido não aprecia doces.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  5. Adorei o pão Mariana. Já conheço a farinha de kamut, porque cá em casa tento variar bastante as farinhas que utilizo para fazer pão. E adorei este que trazes. Sim, dá um pouquinho mais de trabalho mas nada que mate. E tenho a certeza que o sabor compensa :)

    ResponderEliminar
  6. O pão está muito apetitoso! Nunca experimentei nenhum pão do género :)
    Quanto à pergunta, eu tento sempre ser saudável, mas há várias ideias de o que é que isso é :)

    ResponderEliminar