Pin It button on image hover

Sopa de Grão e Legumes

E como ando a ser acusada de só publicar coisas doces (risos) aqui fica hoje esta sopinha, coisa que nunca falta em qualquer das minhas refeições principais. Simples e reconfortante!





1 cebola
2 dentes de alho 
Azeite q.b.
1 folha de louro 
1 lata de grão cozido
1 talo grande de aipo
Cenouras 
Raminhos de Couve-flor
Ervilhas
1 c. de chá de colorau Margão
Sal a gosto
Massinha a gosto
Tiras de pimentão assado
Folhas de rúcula


Numa panela com um fio de azeite, coloque a cebola os alhos picados e a folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte o colorau e depois a água que seja suficiente e deixe que ferva. 
Deite os legumes cortados em cubos (aipo, cenoura couve-flor e outros a gosto). Abaixe o lume e cozinhe até que fiquem quase tenros e junte depois a massa para que coza também. Rectifique o sal e junte depois as tiras de pimento assado e o grão. Deixe apurar mais um pouco, rectificando de novo os temperos e pouco antes de apagar o lume, deite as folhas de rúcula.
Sirva bem quentinha e console-se com esta sopa deliciosa!

Prato e tigela by Oficina da Formiga

Beijinho e bom fim de semana!

Pãezinhos Recheados com Creme de Baunilha e Passas

Para o lanche dos miúdos mas também dos graúdos, aqui ficam estes pãezinhos que acho fantásticos e super fofos. Anotem a receita e façam e garanto-vos que não se vão arrepender...




120 ml de leite morno
1 cubo de fermento fresco de padeiro
1 c. de chá de açúcar
500 g de farinha de trigo
80 g de açúcar
60 g de manteiga, amolecida
1 pitada de sal
1 ovo
Meia cháv. de leite
2 pudins de baunilha
700 ml de leite
Açúcar a gosto
100 g de uvas passa
1 ovo para pincelar


Massa: Junte numa tigela, os 3 primeiros ingredientes. Misture bem e deixe a repousar por cerca de 15 minutos.
Numa outra tigela, misture a farinha, o açúcar, o sal, o leite aquecido, o ovo e a manteiga e adicione depois, o preparado de fermento anterior. Polvilhe com um pouco de farinha, cubra com um pano e deixe crescer em local aquecido, por cerca de uma hora.

Enquanto isso, prepare o pudim, para que ele depois arrefeça e seguindo as instruções da embalagem, apenas com a diferença de que ao invés de um litro de leite, usamos apenas 700 ml. Adicione o açúcar a gosto e, imediatamente antes de apagar, junte as uvas passa. Reserve até arrefecer completamente.

Transfira a massa para a banca da cozinha que deve estar enfarinhada. Estenda-a com a ajuda de um rolo e dando a forma de um rectângulo com uma largura de cerca de 1 cm.
Por cima, coloque o pudim uniformemente e enrole a massa até formar um rolo comprido. Corte em fatias de cerca de 1 cm de largura e coloque-os depois num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal.
Pincele-os com o ovo batido e deixe a repousar, por mais 15 minutos.
Ligue o forno a 180º C e deixe que cozam por cerca de 15 minutos, ou até dourarem o suficiente.




Beijinho e uma Feliz e Doce Quarta-feira!