Pin It button on image hover

Madeleines de Amêndoa

As madeleines, são um vício e um delicioso acompanhamento para o chá. Um pequeno bolo françês que Marcel Proust tornou famoso:

“Ela deu-me um desses pequenos, gordos bolinhos chamados de petites madeleines, que parecem como se tivessem sido moldadas numa concha. E logo, mecanicamente, cansado após um dia aborrecido com a perspectiva de um amanhã deprimente, eu dirigi aos lábios uma colherada de chá onde eu tinha colocado um pedaço do bolo. Mal o líquido quente, e as migalhas com ele, tocaram meu paladar, que um arrepio percorreu meu corpo inteiro, e eu parei, cobiçando as extraordinárias mudanças que estavam ocorrendo ao mesmo tempo… as vicissitudes da vida haviam se tornado indiferente a mim , seus desastres inócuos… ”

        "Em busca do tempo perdido"

Aqui fica a minha receita de hoje onde aproveitei para experimentar a manteiga de Amêndoa da Myprotein que é deliciosamente perfumada e com um sabor fantástico a esse fruto seco que é dos meus preferidos. Saibam mais visitando o site aqui



























3 c. sopa de manteiga de amêndoa (Myprotein)
75 g de açúcar em pó
2 ovos
50 g de farinha peneirada
60 g de farinha de amêndoa
1 c. em s. fermento em pó
1 saqueta de açúcar baunilhado
1 pitada de sal


Unte as forminhas das madeleines com manteiga ou spray anti-aderente e depois polvilhe com farinha, retirando o excesso. Reserve no frigorífico. 
Bata os ovos com o açúcar e o sal por 5 minutos ou até fazerem espuma e aumentarem de volume. Junte depois a manteiga (deixem-me dizer-vos que a manteiga de amêndoa deixou estas Madeleines ainda mais deliciosas),  bata de novo.

Peneire as farinhas com o fermento e deite na mistura de ovos. Reserve a massa no frigorífico, coberta com película aderente, por umas horas (eu deixei por uma hora).

Deite a massa nas forminhas e no centro, o creme de chocolate. Leve ao forno, pré-aqueçido a 200º C. a assarem por 5 minutos.
De seguida baixe para os 180º e deixe que assem por mais 8 minutos.
Desenformar só depois de arrefecerem.


 Bom fim de semana mas não vou sem antes vos pedir que passem pela página do blog no facebook, onde um passatempo vos espera, participem!

https://www.facebook.com/receitasdafelicidade

Codornizes no Forno com Laranja e Estragão



Adoro codornizes e se já as fiz fritas e grelhadas, desta vez levei-as ao forno. Escusado será dizer que estavam deliciosas....

Codornizes limpas
Manteiga, temperatura ambiente
Sumo de 1 laranja pequena
Estragão (eu usei seco da Margão mas podem usar fresco)
3 dentes de alho laminados
Sal e pimenta

Sumo 2 laranjas
1 c. sopa de manteiga
1 romã (bagos)
1 dente de alho ...
Estragão da  Margão
Sal e pimenta


Pré-aqueça o forno a 190º C.
Tempere as codornizes de sal e pimenta por fora e no interior, onde coloca também a manteiga em pedaços, tiras de laranja, estragão e o alho laminado.

Amarrar as pernas com um cordel e coloque as codornizes no forno a assar por 30-35 minutos.
De vez em quando, regue com o próprio molho.
Quanto ás pernas, se começarem a  ficar muito assadas, aconselho-vos a cobri-las com um pouco de folha de alumínio.

Para o molho:
Leve ao lume, todos os ingredientes até reduzir um pouco, excepto os bagos de romã que deve colocar imediatamente antes de apagar.



Sirva as codornizes com o molho e uma salada a gosto (eu servi também com batata doce assada no forno).

Bolachas de Natal de Gengibre e Pistácios



"Dia Um...na Cozinha" naquele que é o mês de Natal.
Altura em que enfeito a casa com motivos natalícios, ensaio e crio a lista de receitas a fazer e termino as compras de natal para oferecer a amigos  e familia.
Mas voltando ao motivo do post, o tema escolhido são as bolachas e era obrigatório colocar aqui, aquelas que são para mim as bolachas de Natal mais viciantes...







200 g de manteiga
250 g de farinha, sem fermento
80 g de açúcar mascavado RAR
20 g de mel 
1 colher de sobremesa, de extracto de baunilha 
1 c. de chá de gengibre moído da Margão
80 g de pistachios

Pré-aqueça o forno a 180 ° C.

Na Bimby:
Triture com uns golpes de turbo os pistachios, reserve.
Colocar depois no copo a manteiga, o açúcar mascavado, o mel, o gengibre e o extracto de baunilha e programar 1 min/ vel 3.
Adicionar a farinha e a pitada de sal e programar 45 seg/ vel 3. Com a ajuda da espátula, envolva finalmente na mistura, os pistácios picados que tinha reservado.

Tradicional:
Bata a manteiga com o açúcar, o mel e o extracto de baunilha até formar um creme. Adicione depois a farinha e o sal e misture bem. Envolva de seguida e delicadamente, os pistácios picados previamente.

Estender a massa sobre duas folhas de papel manteiga ou vegetal e deixando uma altura de cerca de meio centímetro.
Leve ao frigorífico por uns minutos e de seguida, e com a ajuda de cortadores, corte as bolachas.
Leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone, por 15/20 minutos ou até que ganhem um tom dourado.


Espero que gostem desta sugestão Natalicia!
Beijinhos e feliz semana!