Pin It button on image hover

Leite de Avelã Caseiro com o Chufamix



Desde que descobri o Chufamix, que fiquei logo muito curiosa e sobretudo desejosa de o experimentar. Trata-se de um espremedor não eléctrico, de sementes, frutos secos, cereais e vegetais.

De uso simples e muito pratico, é um utensílio de cozinha multi-funcional  que vai permitir-vos elaborar deliciosas bebidas vegetais naturais de uma forma simples, económica, e saudável. Podem assim ter sempre à mão, bebidas de frutos secos, bebidas vegetais de cereais e sementes, batidos de frutos, cocktails, sumos vegetais... da natureza directamente para o nosso corpo.
Só posso dizer que adorei, e estou muito feliz com esta minha nova aquisição pois, de forma muito simples, consigo mesmo tirar o máximo partido de frutos secos como a amêndoa, a avelã (receita de hoje) mas também da soja, arroz, cânhamo, etc. e conseguir assim uma deliciosa bebida vegetal.








Em Portugal, podem adquiri-lo através do site "Loja da água by Ribablue" e ali encontram também um pdf ,de receitas chufamix que podem carregar gratuitamente.
Deixo-vos no entanto com este video muito interessante, só para terem uma ideia de como é pratico e útil, o uso do chufamix:




Leite de Avelã caseiro







2 cháv. de avelãs, torradas e sem pele
4 cháv. de água
1 pitada de flor de sal
½ fava de baunilha raspada (opcional)
2 c. de chá.de maple syrup ou mel




Comece por assar as avelãs:
Ligue o forno a 170º graus C. , espalhe as avelãs no tabuleiro do forno, numa única camada.Coloque no centro do forno e deixe assar por 10-12 minutos. Deixe-as arrefecer e de seguida retire o máximo de pele possível.
Transfira para um jarro e adicione água de modo a que as avelãs fiquem completamente submersas.

Cubra ou tape e deixe descansar durante a noite à temperatura ambiente.







No dia seguinte, escorra e lave as avelãs. Transferir para o chufamix assim como a raspa de baunilha, juntamente com a água...








Triture até ficar homogéneo e cremoso.



Adicionar o adoçante escolhido (opcional) e está pronto a beber.


O restante colocar em frascos ou recipiente hermético e guarde no frigorífico, no máximo por 4-5 dias. 
A parte sólida que fica no filtro (foto abaixo) podem guardar e usar depois em biscoitos, bolos, saladas, quiches etc.


















Se tiverem qualquer dúvida, deixem aqui nos comentários do post  e/ou vejam mais Videos no youtube. Se quiserem encomendar o chufamix, entrem no site ou página da Ribablue no facebook


Espero que tenham gostado.
Beijinho e bom resto de semana!

8 comentários:

  1. Vou adquirir um de certeza :)
    obrigada pela partilha
    Bjinhs

    ResponderEliminar
  2. A ideia seduz...Quanto custa um "brinquedo" desses?
    Fiquei com uma dúvida (desculpa a minha burrice): no dia seguinte escorrem-se e lavam-se as avelãs. Na minha ideia deitava fora a água, mas logo a seguir dizes para colocar no Chufamix as avelãs e a água. Isso significa que se escorrem as avelãs e que se aproveita a água?
    Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. A tua ideia está certa minha querida Bombom essa água onde esteve de molho, vai fora. No dia seguinte é água limpa, até usei mineral. Já o brinquedinho fica um pouco menos de 40 euros mas vale bem a pena.
    Beijinho grande e obrigada pela tua visita!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Mariana pela tua explicação. Não conhecia mesmo a Chufamix e fiquei curiosa. Espero que venha a vender-se nas lojas porque eu não faço compras na Net. (Ainda tenho muito que aprender nisto do computador...) Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia e cheguei aqui através do teu bolinho de chocolate e avelãs!
    Mesmo muito interessante.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Esse leite parece mesmo muito bom! Fiquei curiosa com o aparelho :)

    ResponderEliminar