Pin It button on image hover

Bolo de Bolacha MARIA

Esta receita foi feita especialmente para a Vieira, que me pediu que elaborasse, a minha receita favorita de Bolo de Bolacha. Serviu também para ser publicada na revista  Apetece do El Corte Inglês onde também a podem visualizar.
Espero que gostem e experimentem, esta minha versão deste bolo tão famoso e que dedico hoje a uma amiga especial, também ela de nome Maria, e em jeito de miminho...




2 cháv. de natas, bem frias
Raspa de um limão
250 g de queijo creme tipo Philadelphia 
3 c. de sopa de sumo de limão
2 c. sopa de mel
3 pacotes (200g cada) de Bolacha Maria Vieira 


Acessórios:
Mandolina Borner






Creme de Queijo:
Bata as natas com as raspas de limão até formar picos moles. Reserve no frio.
Bata o queijo creme com o sumo de limão e o mel, até ficar homogéneo e leve. Envolva delicadamente, no creme de natas. Cubra com película aderente e guarde no frigorífico até montar o bolo.

Montagem do bolo:
Disponha num prato de servir, as bolachas em forma de circulo (para facilitar o processo podem usar uma forma de bolo amovível).
Delicadamente, ir espalhando sobre cada camada, o creme de queijo e chantilly. Repetir todo o processo, até ter a altura desejada, mas finalizando com uma camada de creme.
Leve ao frigorífico por pelo menos 3 horas, ou até que esteja pronto para servir.
Sirva decorado com *limões cristalizados ou outra cobertura a gosto.

*Limões Cristalizados:
2 limões
Água gelada q.b.
1 cháv. de açúcar
1 cháv. de água

Com a ajuda da mandolina Borner, corte os limões em rodelas finas.


Numa tigela, coloque gelo e água.
Leve ao lume, uma panela com água até esta ferver. Mergulhe nela as rodelas de limão e deixe ferver por um minuto. Remova de imediato, mergulhe-as de seguida na água gelada por uns minutos e escorra-as. Reserve.
Numa frigideira larga, coloque a água e o açúcar até ferver e mexendo ocasionalmente, de modo a que o açúcar se dissolva. Adicionar as rodelas de limão, de modo a ficarem numa única camada e cozinhe por cerca de uma hora, até as cascas ficarem translúcidas.
Remover e deixarem que arrefeçam. Decorar o bolo com as rodelas de limão.

Sugestão: Podem ainda e se preferirem, aromatizar o creme de queijo com uma colher de chá de café solúvel ou de canela.


 Dedicado à Maria

Beijinho, e um doce resto de semana!

6 comentários:

  1. Tem bom aspeto, mas eu não gosto desse tipo de bolo!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da tua receita de Bolo de Bolacha por não levar creme de manteiga. Com o Creme de Queijo e as natas fica mais "light" e não me faz mal à visícula. A minha dúvida é se as bolachas não ficam muito secas, pois não as passas por café ou calda de chocolate. Como o teu Bolo leva limão, vou experimentar molhá-las no meu Xarope de Limão diluído num pouco de água e depois digo~te se resulta. Boas melhoras e beijinhos da Bombom

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga Bombom, as bolachas não ficam secas pois o creme confere-lhes a humidade necessária no entanto, adorei a tua ideia e sugestão do Xarope. Obrigada pelo comentário e pelos votos de melhoras, isto vai passar amiga.

    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  4. Que bolo bonito! E fresco! Excelente a sugestão!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar