Pin It button on image hover

Leite de Soja e Tofu Caseiros

Agora com o espremedor OPTIMUM700 da Froothie já não tenho desculpa para não fazer em casa os meus leites vegetais e Tofu, sim ouviram bem TOFU CASEIRO pois este espremedor inclui um fazedor de tofu (pano e cesto).
Querem coisa melhor?




Para fazer o leite de soja:
1 cháv. de soja em grão, demolhado em água fria durante toda a noite
4 cháv. de água
1 pitada de sal

*Leite de Soja:

Lave bem o grão de soja em bastante água fria. Esfregue os grãos com as mãos, de modo a remover as peles. Torne a lavar bem e de novo esfregue e assim sucessivamente até a água sair bem limpa e sem peles.


Deite 2 cháv. de grão demolhado e escorrido, numa panela e cubra com as 4 chávenas de água, tape e deixe ferver por cerca de 15 minutos, em lume  médio.
Retire e lave de novo os grãos em água fria, retirando as peles restantes que normalmente ficam ao de cima.
Coloque numa tigela 2 cháv. de grão cozido e 4 chávenas de água fria e a pitada de sal. Congelem os restantes grãos que sobraram, para uso futuro.


Aos poucos deite a mistura de água e soja no OPTIMUM700 e tiriture, até acabar tanto o grão como a água. Use o filtro para sair ainda mais cremoso e sem qualquer grumo.





Tofu:
Leite de soja  *(preparado acima)
1/2 cháv. de água morna
2 c. sopa de sumo de limão, acabado de espremer
1 pitada de sal

Prepare o coagulante, juntando a água com o sumo de limão e o sal. (Se quiserem o tofu temperado com ervas ou outros ingredientes, misture-os neste líquido).
Leve ao lume o leite de soja e assim que começar a ferver apague. Aos poucos junte o coagulante enquanto vai mexendo (o leite vai coalhar, o que é normal). Tape e deixe a repousar por cerca de 15 a 20 minutos. Forre o cesto que vem incluído no espremedor com o pano, que vai servir como coador que vai separar o tofu do liquido, e deixe que este saia por completo.


 Cubra a massa que se vai formar (tofu) com a ponta do tecido e deixe descansar, por cerca de 20 minutos (pode colocar um peso por cima).


Aqui estava acabadinho de fazer e ainda com textura de requeijão como gostamos todos, e temperei com flor de sal, tomilho e oregãos.

Nota: Guarde até 7 dias no frigorífico.

6 comentários:

  1. Gosto de tofu e caseiro deve ser tão bom.
    Essa maquineta deixou-me muito curiosa.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olha que afinal até é bem fácil de se fazer. Ando há algum tempo para experimentar mas tenho algum receio de não gostar porque ainda não provei tofu, então tenho adiado. Agora deste-me vontade de arriscar. Só uma questão, serviste como o tofu, assim tipo requeijão temperado? Ou usaste em receitas?
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Mariana que ideia tão boa! Gostei muito da sugestão!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mariana

    Já fiz leite de aveia mas nunca pensei em fazer de soja... O processo é idêntico. :-) Adorei a ideia de fazer tofu. Tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/pate-de-atum-fit.html

    ResponderEliminar
  5. Que bela ideia! O tofu caseiro nem se deve comparar em termos de sabor e qualidade :D

    ResponderEliminar
  6. Olá Mariana,
    passando aqui para te conhecer e não é que sou tua seguidora, amei de paixão o que encontrei por aqui, este tofu me encheu de vontade de preparar, mas falta a soja em casa, que por sinal aqui temos em abundancia.

    ResponderEliminar